O marketing de influenciadores é uma das maneiras mais bem-sucedidas para as marcas alcançarem um público relevante e aumentar as vendas e o engajamento. Portanto, se você está procurando mergulhar no mundo lucrativo do marketing de influenciadores, o primeiro passo é aprender quem é seu público e que tipo de influenciador funciona melhor para sua marca. Portanto, é importante entender os diferentes tipos de influenciadores que existem.
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Continue acompanhando o artigo e saiba qual a diferença entre Mega, Macro, Micro, Nanoinfluencers e Celebridades.
Celebridade x Influencer
Uma das diferenças entre uma celebridade e um influencer se refere ao meio pelo qual eles se destacaram. Geralmente as celebridades se tornaram conhecidas por causa de suas profissões “convencionais”. Há alguns exemplos de profissões: jogador de futebol, como Neymar e Pelé; ator, como o Will Smith e cantor, como Michael Jackson.
Essas celebridades geralmente ficaram conhecidas por causa de suas profissões que têm ligação com a arte e o entretenimento e que não tem relação direta com a internet ou redes sociais. Além das celebridades, há também as pessoas públicas, como políticos e jornalistas. Outra característica das celebridades é elas são praticamente inacessíveis e parecem ser inalcançáveis pelos seus fãs e admiradores. Além disso, uma celebridade, de certa forma, também pode ser considerada uma influenciadora.
Blogger, Youtube e Instagram – Marketing de Influência
Já um influenciador digital, se destaca justamente por causa de sua presença na internet e nas redes sociais, não importando a profissão que ele tem. Ao contrário das celebridades, eles são mais acessíveis e se comunicam com os seguidores de forma mais próxima e empática. Uma mídia social que teve um grande poder para formar influencers foi o Blogger, seguida do Youtube e do Instagram. Não é à toa que existe a expressão “blogueirinha” e uma nova profissão, Youtuber.
Mas, existem diversos tipos de influenciadores como o nano, micro, macro, e os mega influencers. Eles se diferem principalmente por causa do nível de influência que exerce sobre seus seguires e usuários da internet e não apenas pela quantidade de seguidores que possuem. Vamos ver um pouco sobre eles:
Megainflueciadores
Geralmente eles têm, pelo menos, 1 milhão de seguidores ou assinantes em, pelo menos, uma plataforma de mídia social. Portanto, se você quer que sua marca seja reconhecida globalmente considere fazer parcerias com os megainfluenciadores.
Macroinflueciadores
Os próximos na hierarquia de influenciadores são os macroinfluenciadores, que têm de 100 mil a 1 milhão de seguidores. Eles se encontram entre os micro e os megainfluenciadores e geralmente têm um público grande, mas engajado, funcionando bem para marcas que desejam anunciar em um nicho específico.
Microinflueciadores
O maior grupo de influenciadores nas mídias sociais, os microinfluenciadores são conhecidos por serem especialistas em tópicos ou no setor. Como eles realmente conhecem seu assunto e são apaixonados por ele, ganharam credibilidade e um público muito leal. Além disso, os microinfluenciadores têm entre 10 mil e 100 mil seguidores.
De longe, o melhor dos microinfluenciadores é que eles custam muito menos do que os macro e megainfluenciadores. Embora tenham um alcance muito menor, os micro têm seguidores extremamente leais e engajados e fornecerão um bom retorno sobre o investimento se o produto se encaixar no público-alvo.
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Nanoinflueciadores
Os nanoinfluenciadores são um novo tipo de influenciador, que são consumidores comuns e influenciam dentro da comunidade local. Eles geralmente possuem menos de 10 mil seguidores nas redes sociais e pouca ou nenhuma experiência em trabalhar com marcas.
Apesar disso, os nano são muito poderosos, devido ao seu alto nível de envolvimento e fazem parcerias e não cobram muito para fazer parcerias. Como eles conhecem a maioria de seus seguidores, o nível de confiança é muito alto. Por isso, os nanoinfluenciadores são ótimos para parcerias com empresas iniciantes ou pequenas que têm um orçamento de marketing baixo.
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