Auditoria SEO | Flávio Muniz | Palestras Marketing

Auditoria SEO

AUDITORIA EM SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa ou Search Engine Optimization (SEO) é o processo de melhorar a posição em que um site aparece nos resultados de pesquisa orgânicos vindos de sites de busca como o Google. Geralmente, os sites que aparecem mais acima nos resultados recebem mais tráfego para suas páginas e, portanto, mais negócios e vendas.

O que é uma auditoria de SEO?

Uma análise ou auditoria de SEO é uma ferramenta usada para analisar como está a posição do site nas páginas de resultado do Google e como está o desempenho do SEO dele. Os resultados da auditoria revelam os pontos fortes e fracos do site para que você saiba o que necessita de melhorias e coloque em prática um plano de ação.

A auditoria de SEO é como um exame de saúde para o site e é importante para uma boa classificação no Google. O objetivo da auditoria de SEO é identificar o maior número possível de problemas fundamentais que afetam o desempenho da pesquisa orgânica. A auditoria de SEO irá analisar e recuperar alguns pontos como:

  • Problemas de estrutura do site;
  • Análise competitiva e pesquisa de palavras-chave;
  • Problemas técnicos de SEO;
  • Problemas de SEO on-page;
  • Problemas de SEO off-page;
  • Problemas de experiência do usuário;
  • Lacunas de conteúdo e oportunidades.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre os problemas de estrutura do site e análise competitiva e pesquisa de palavras-chave.

Como funciona a análise e recuperação estrutural do site?

O primeiro ponto que se deve analisar na auditoria de SEO são os problemas de estrutura do site. Ela serve, entre outras coisas, para analisar se o site está funcionando corretamente. Dois pontos estruturais básicos são observados na análise estrutural, antes de tudo: acessibilidade e indexabilidade.

  • Acessibilidade

Como o nome diz, a acessibilidade está ligada à capacidade do Google e do usuário de acessar o site. Se os seus potenciais visitantes não conseguirem ver as suas páginas, não faz sentido ter um site e criar conteúdo para ele.

Durante a auditoria de SEO, o auditor SEO vai analisar se há alguma página bloqueada no site, que está impossibilitada de receber acessos do Google por algum motivo. Além disso, o auditor vai verificar se há alguma área bloqueada no site, por causa de arquivos robots.txt e meta tags robots, ou seja, arquivos que funcionam como filtros para robôs e controlam qual informação de um site deve ou não ser indexada pelos sites de busca.

Os sitemaps XML são outro aspecto importante para analisar a estrutura do site. Eles são mapas que indicam para os robôs do Google quais são as páginas que devem ser indexadas e armazenadas nos servidores.

Outra coisa importante para a acessibilidade é a arquitetura geral do site. Quanto menor o número de cliques, mais fácil para os rastreadores acessarem uma página e para os usuários navegarem por ela. O auditor SEO vai verificar a quantidade de cliques necessária para navegar da página inicial do site até a página de destino e melhorar a acessibilidade.

Acessibilidade do usuário

Além de fazer o Google encontrar o site de maneira fácil, é importante fazer com que os usuários tenham uma boa experiência de navegação. Se um usuário não conseguir navegar livremente, ele sai rapidamente do site. Eles navegam na internet para obter informações rápidas e confiáveis e se não puderem fazer isso vão para outro site. Por isso, é importante melhorar a velocidade do site. Através de ferramentas a auditoria de SEO vai descobrir se há problemas de velocidade no site e solucioná-los.

  • Indexabilidade

Depois de identificar e resolver os problemas de acessibilidade, o auditor SEO vai analisar os problemas de indexabilidade.

Quando se trata do Google, acessibilidade e indexabilidade andam de mãos dadas. Ambas são necessárias para que suas páginas sejam mostradas ao usuário final. A acessibilidade refere-se a que os rastreadores possam acessar suas páginas, enquanto a indexabilidade se refere a essas páginas apresentadas no mecanismo de pesquisa depois de acessadas.

Os rastreadores trabalham de maneira diferente de site para site. Os sites de grandes empresas, com muito conteúdo, têm as páginas indexadas quase que imediatamente. Por outro lado, os sites de blogueiros individuais que ocasionalmente fazem publicações têm o conteúdo indexado mais lentamente. A auditoria de SEO vai fazer uma análise e propor a solução para que sites pequenos e médios sejam encontrados e uma das estratégias pode ser um planejamento de criação de conteúdo.

Outro motivo que faz as páginas não serem mostradas ao usuário final são as penalidades do Google. As penalidades são aplicadas quando o site utiliza práticas de SEO black-hat, ou melhor, práticas de SEO inadequadas. As penalidades prejudicam, entre outras coisas a indexação do site.

A auditoria de SEO vai descobrir se alguma prática SEO black-hat foi aplicada no site e se o site sofre alguma penalidade no Google. Em seguida, vai retirar as estratégias black-hat e tomar as providências para que o site se recupere da penalidade e volte a ser indexado de forma correta.

Indexação de várias versões do mesmo site

Quando um site não faz de maneira correta o redirecionamento de outras páginas para a página principal, o Google acha que elas são versões diferentes do mesmo domínio e indexa várias versões do site, o que prejudica bastante o rankeamento da página.

A auditoria de SEO consegue identificar se todas as páginas redirecionam para a versão principal do site. Se isso não estiver acontecendo, o auditor SEO pode resolver o problema fazendo um redirecionamento 301, direcionando todas as páginas do site para os links da versão principal, ou utilizando outras estratégias.

Outros pontos a serem observados na análise estrutural, após a acessibilidade e a indexação, são: páginas irrelevantes e site não compatível com dispositivos móveis.

  • Páginas irrelevantes

Sempre ouvimos falar que quanto mais conteúdo produzimos, melhor é para o ranqueamento, para o tráfego orgânico e para o crescimento do nosso site na internet, mas isso não está 100% certo. Na ansiedade de atingir resultados, muitos sites acabam produzindo conteúdo de baixa qualidade e acabam, sem saber, produzindo páginas irrelevantes, que não são indexadas no Google.

Mas, o que podem ser consideradas páginas irrelevantes? Veja abaixo:

  • Páginas com baixo tráfego;
  • Páginas com conteúdo duplicado;
  • Páginas com poucas palavras e sem originalidade;
  • Páginas com poucos links ou muitos links quebrados.

Há sites e ferramentas que possibilitam descobrir quais páginas de um site estão indexadas no Google. Geralmente, quando se utiliza essas ferramentas, os sites descobrem que nem todo o conteúdo deles está indexado. Às vezes, mesmo tendo o cuidado de produzir conteúdo de qualidade, um site pode ter páginas de baixa qualidade.

Por isso, é importante realizar regularmente uma auditoria de SEO. Durante a auditoria de SEO, o auditor vai verificar quais páginas estão atrapalhando a indexação do site, por serem de baixa qualidade, e vai indicar quais delas precisam ser atualizadas e quais devem ser deletadas.

Se o conteúdo da página fala sobre um tema atual e recebeu um bom tráfego por um tempo e depois caiu de rendimento, essa é uma página que pode ser atualizada. Mas, se a página nunca rendeu, é mais fácil deletá-la do seu site. A equipe do auditor vai analisar cada página e vai saber qual é a melhor opção para cada uma.

Site não compatível com dispositivos móveis

Ter um site não compatível com dispositivos móveis é um problema estrutural, pois o Google dá prioridade aos sites que possuem a sua versão principal para mobile e facilita a indexação deles. Por isso, um site mobile friendly é mais fácil de ser acessado pelos usuários.

Para resolver esse problema o auditor SEO vai verificar se o Google reconhece o site como mobile friendly. Para isso ele pode utilizar a ferramenta de teste da do próprio Google. Com a ferramenta é possível saber o seu site está dentro das recomendações do Google para mobile ou que está faltando para receber o selo Mobile Friendly do buscador.

Análise competitiva e pesquisa de palavras-chave

Depois de analisar e resolver os problemas estruturais, a auditoria de SEO pode começar uma análise de palavras-chave. Quando se trata de SEO, pesquisa de palavras-chave e análise competitiva são quase sinônimos. Isso porque a palavra-chave é a menor unidade de medida em SEO. Ao analisar as palavras-chave, se analisa ao mesmo tempo a concorrência.

Basicamente, há dois fatores que devem ser considerados para escolher a palavra-chave ideal: dificuldade e tráfego. A dificuldade mostra o quão difícil ou fácil é classificar, enquanto o tráfego mostra quantas pessoas pesquisam a palavra-chave durante um determinado período de tempo.

A palavra-chave ideal deve estar em algum lugar no meio, com dificuldade média e volume médio. Mas, se o desejo é vencer a concorrência e continuar aumentando o tráfego, é necessário encontrar palavras-chave com desempenho acima da média (por exemplo, palavras-chave com dificuldade média e alto tráfego ou palavras-chave com baixa dificuldade e tráfego médio).

O auditor SEO realiza uma pesquisa para saber quais as palavras-chave são mais competitivas para cada página do site. A análise pode ser realizada usando várias ferramentas de SEO, como o planejador de palavras-chave do Google. As palavras-chave escolhidas são muito importantes, pois são a espinha dorsal seu site. Com base nelas, pode-se esperar um grande crescimento do site.

Onde encontrar um auditor SEO?

Quer contratar um auditor SEO para fazer seu site ter mais visualizações no Google? Conheça o especialista Flávio Muniz, profissional de SEO com mais de 200 cases no Google. Além da auditoria de SEO, Muniz realiza consultoria SEO e já ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros.

Como é realizada a auditoria de SEO com o Flávio Muniz?

A auditoria de SEO realizada pelo auditor Flávio Muniz e sua equipe é composta pelas seguintes etapas:

Etapa 1 – Briefing

A primeira etapa é o briefing, na qual o cliente é estudado a fundo e são determinados quais pontos serão analisados na auditoria de SEO. Os pontos analisados podem ser:

  • Problemas de estrutura do site;
  • Análise competitiva e pesquisa de palavras-chave;
  • Problemas técnicos de SEO;
  • Problemas de SEO on-page;
  • Problemas de SEO off-page;
  • Problemas de experiência do usuário;
  • Lacunas de conteúdo e oportunidades.

Etapa 2 – Análise

Em seguida, a equipe analisa e documenta as informações analíticas que são necessárias para a realização da estratégia e para o acompanhamento da aplicação do trabalho.

Etapa 3 – Produção

Na etapa de produção a equipe inicia a análise do site. Se o ponto escolhido foi a estrutura do site, por exemplo, a equipe vai analisar todos os possíveis problemas estruturais, como a acessibilidade, a indexabilidade e páginas irrelevantes, como foi explicado neste artigo. Além disso, a equipe produz um relatório completo listando todos os erros, acertos e pontos de melhoria que foram observados no site.

Etapa 4 – Relatórios

Em seguida, é feita uma reunião com os responsáveis pelo site, como gestores da empresa e profissionais de comunicação e marketing. Na reunião é realizada a entrega do relatório e é feita uma discussão dos pontos importantes e dúvidas.

Etapa 5 – Suporte

A última etapa realizada é o suporte ao site, na qual a equipe de SEO do Flávio Muniz apoia a empresa para iniciar um plano de ação. A equipe ajuda na correção dos erros que foram apontados e na aplicação das melhorias e otimizações que foram recomendadas.

Conheça o Flávio Muniz

O Flávio Muniz é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).

Alguns dos clientes que já contrataram seu trabalho foram Sebrae, Governo do Estado de São Paulo, Câmara dos Deputados, Unip Universidade Paulista, Webmotors e Estética Hollywood by Dr. Rey.

Muniz já deu entrevistas e falou sobre marketing digital no SBT, em portais e revistas como Portal G1, Grupo Bandeirantes, Infomoney, Estadão, Exame.com, Veja.com, Terra, GQ Brasil e Novo Varejo. Também marcou presença em veículos especializados em marketing digital como Mundo do Marketing, Semrush, Resumocast e Locaweb.

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Entre em contato

Para contratar a auditoria de SEO com o auditor Flávio Muniz basta entrar em contato. Você pode entrar em contato através do site, do e-mail: contato@flaviomuniz.com.br, ou do telefone: (11) 4872-6630.