Cultura do Cancelamento: Como surgiu e do que se trata?

Nos últimos meses você deve ter ouvido muito falar sobre “cancelamento” de pessoas nas redes sociais, principalmente de celebridades e influenciadores digitais. Geralmente o cancelamento ocorre após a pessoa pública ter seus erros e deslizes expostos na internet e os usuários deixam de segui-la e, muitas vezes, fazem ataques e xingamentos. O que você acha da cultura do cancelamento? Você sabe exatamente o que é a cultura do cancelamento e como ela surgiu?

Continue acompanhando o texto e saiba mais sobre a cultura do cancelamento, explicada pelo especialista em Marketing Digital Flávio Muniz, durante um Painel da PUC do Set Universitário da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos).

Veja também: Como saber quem visitou meu Instagram?

Como surgiu a cultura do cancelamento?

O “cancelamento” de maneira geral é algo presente na natureza humana e o ser humano já pratica a cultura do cancelamento há centenas de anos. Como observado por Muniz, na época da Inquisição as pessoas queimavam outras pessoas em praça pública como forma de cancelamento.

O “Me Too”

Já o cancelamento que conhecemos hoje, que é praticado na internet, é mais atual. Um movimento significativo para marcar o início da cultura do cancelamento foi o “#Me Too”, que surgiu em 2017. No movimento atrizes de Hollywood expuseram seus assediadores na internet usando a hashtag #Me Too. Flávio Muniz aponta que a cultura do cancelamento na internet começou com uma boa causa, mas com o tempo tomou outro caminho.

Como funciona o cancelamento?

Em se tratando de cancelamento na internet os maiores alvos são os influenciadores digitais, que têm uma grande exposição de suas vidas privadas. Vamos ver as etapas do cancelamento:

Pessoa se torna influenciadora

Primeiro, a pessoa se torna uma influenciadora, seja ela uma grande influenciadora ou uma influenciadora de nicho;

Expectativas são criadas

Depois disso, expectativas são criadas sobre essa pessoa e todos ficam observando se ela vai “cumprir as promessas” e oferecer algo de valor;

Pessoa vacila

Pode acontecer que em algum momento a pessoa vacile, deslize ou “passe o pano” para alguma causa importante;

Acontece um exposed

Nesta fase, após as expectativas da audiência serem frustradas, a pessoa e o erro dela são expostos na internet;

Exposed viraliza

Em seguida a exposição pode viralizar e ter um grande alcance na internet;

O cancelamento acontece

Nesta fase acontece o próprio cancelamento, quando a audiência ataca o influencer com xingamento e comentários maldosos. Além disso, na maioria dos casos as marcas vinculadas ao influencer cancelam os contratos;

Pedido de desculpas

Após o cancelamento, geralmente algumas coisas podem acontecer:

  • A pessoa se desculpa, mas continua “cancelada” por um longo período;

  • Os fãs defendem a pessoa e ela é apoiada por eles, mas a outra parte da audiência mantém o cancelamento;

  • A pessoa pede desculpas e mostra que se transformou. O tempo passa, a audiência perdoa e a pessoa volta a ganhar público e seguidores;

  • A pessoa erra, mas nunca é cancelada e é sempre perdoada pelo público.

Veja a explicação completa nesse vídeo do canal do especialista Flávio Muniz:

Veja também: Conta verificada no Instagram: Aprenda como verificar

Sobre o especialista Flávio Muniz

O especialista em Marketing Digital Flávio Muniz tem centenas de cases de SEO e mídias sociais. Ele é Gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Professor do MBA em Marketing, Branding e Growth na PUC-RS, Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) | 2013 e UCLA (Los Angeles) | 2015.

Ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros. Com ênfase em Marketing de Relacionamento, Marketing Digital e Vendas, mostrou de forma simples como os participantes podem atingir seus sonhos mais desejados.

Contratar especialista

Para contratar os cursos e palestras do Flávio Muniz, aprofundar seus conhecimentos e dominar as redes sociais entre em contato pelo link acima, através do e-mail:contato@flaviomuniz.com.br, ou do telefone: (11) 4872-6630.

Deixe seu depoimento

Deixe seu depoimento



Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.