Etiqueta Online: Cordialidade e boas práticas para colaboradores nas redes sociais

Etiqueta Online: Cordialidade e boas práticas para colaboradores nas redes sociais

A etiqueta é a maneira correta de se comportar e a ética estuda ideias sobre o bom e o mau comportamento. Ambos se combinam em profissionalismo, que é a habilidade, bom senso e comportamento educado esperado de uma pessoa treinada para fazer um trabalho. 

Nas redes sociais a linha entre nossa vida pessoal e profissional é muito tênue, então, é importante observar as ações nas mídias sociais a partir de três perspectivas: Pessoal (como indivíduo), Profissional (como funcionário) e Marca (como organização). Por isso, confira dicas de boas práticas para colaboradores nas redes sociais: 

Veja também: Palestras de Mídias Sociais – Flávio Muniz Especialista em Marketing Digital 

Crie contas de mídia social separadas para a vida profissional e pessoal 

Uma das boas práticas para colaboradores nas redes sociais é criar contas separadas para uso pessoal e profissional. Depois que as contas separadas forem criadas, tenha cuidado para manter limites rígidos. Evite conectar-se a empregadores e colegas em suas contas pessoais e certifique-se de postar somente conteúdo profissional relevante em suas contas de trabalho. Além disso, gerencie suas configurações de privacidade.  Após a separação das contas também é necessário pensar no que vai ser postado. 

Conta pessoal 

Antes de postar, considere: 

1.Eu perguntei antes de marcar? Você se divertiu muito e quer compartilhar essas lembranças, mas seus amigos, família ou empregador podem não gostar. Por isso, verifique antes de marcar pessoas nas postagens. 

2.Eu li antes de comentar ou compartilhar? Não compartilhe ou comente algo com outras pessoas sem ler completamente o conteúdo. Isso pode trazer complicações para você. 

3.Este é o meio certo para a mensagem? Nem tudo deve ser dito nas mídias sociais e é importante considerar se certas postagens não vão magoar outras pessoas. Por isso, algumas mensagens devem ser dadas pessoalmente e não publicadas nas redes sociais. 

4.Estou logado na conta certa? Há muitos exemplos corporativos de posts embaraçosos feitos para piadas pessoais que foram publicadas em contas oficiais de marcas. Tome cuidado e sempre verifique em qual conta você está. Não publique informações pessoais em contas de marca. Essa é uma das boas práticas para colaboradores nas redes sociais mais importantes que deve ser observada. 

Veja também: Como treinar os colaboradores da empresa para usar as mídias sociais? 

Conta profissional 

Antes de postar, considere: 

Boas práticas para colaboradores nas redes sociais
Uma das boas práticas para colaboradores nas redes sociais mais importantes é a confidencialidade.

1.Ela atende à Política de Mídia Social? A maioria das organizações tem políticas oficiais de mídia social que informam as boas práticas para colaboradores nas redes sociais. Muitos funcionários já foram demitidos por não seguirem os regulamentos de mídia social da empresa. Então, certifique-se de conhecer e seguir os requisitos do empregador ou do cliente. 

2.Isso ajuda o marketing da minha empresa? A defesa dos funcionários é uma estratégia importante para a empresa. Mas tenha certeza de que sua postagem vai ter impacto positivo na imagem da sua empresa. 

3.Estou sendo aberto sobre para quem eu trabalho? É bom publicar conteúdo positivo sobre o seu empregador, mas se você está tentando passar isso como uma opinião imparcial não está certo. Por isso, seja transparente sobre suas conexões profissionais. 

4.Respeita a propriedade intelectual? Nem tudo na internet é gratuito. Verifique ou obtenha permissão para publicar materiais e conteúdos da marca, da empresa ou do cliente. 

5.Esta informação é confidencial? Uma das boas práticas para colaboradores nas redes sociais mais importantes é a confidencialidade. Como funcionário ou contratado, você tem acesso a informações privilegiadas e confidenciais. Não divulgue informações de empresa ou clientes não públicas.

Deixe seu Depoimento

Depoimentos



Deixe uma resposta