Neste mês de outubro, o Google realizou mais uma atualização em seu algoritmo de pequisa: a Bidirectional Encoder Representations from Transformers (BERT). E esta última atualização no algoritmo do Google é uma grande mudança, que tem o objetivo de entender as pesquisas dos usuários de forma mais humana. Como afirmou o próprio Google, este é um dos maiores saltos adiante na história da Pesquisa.
“Os modelos BERT podem, portanto, considerar o contexto completo de uma palavra observando as palavras que vêm antes e depois dela – particularmente útil para entender a intenção por trás das consultas de pesquisa”, explicou o Google em seu blog, acrescentando que a pesquisa, em sua essência, trata da compreensão da linguagem e que o trabalho da empresa é descobrir o que o usuário procura e exibir informações úteis da web.
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BERT no Brasil
Porém, as mudanças do Google BERT Outubro 2019, por enquanto, se limitam às pesquisas em inglês e não vão afetar o rankeamento das respostas de buscas no Brasil e em outros países. Mas, a empresa afirmou que está aplicando o BERT para melhorar as pesquisas em todo o mundo e que pode pegar modelos que aprendem com as melhorias em inglês e aplicá-los a outros idiomas.
Como o BERT pode afetar meu site?
Com a última Atualização no Algoritmo do Google você pode estar se perguntando como vai ficar o rankemento do site da sua empresa ou do que você gerencia. Como já dito, as mudanças ainda não são sentidas no Brasil, mas vão acontecer ao longo do tempo. Por isso, é importante saber mais sobre a BERT e os impactos dela.
Nos EUA, por exemplo, a atualização afeta 1 em cada 10 consultas em inglês, segundo o Google. A RankRanger, que é uma empresa de ferramentas de pesquisa afirma que no geral, não viu um impacto real no rankeamento dos sites com a BERT, mas “apenas alguns dias de flutuações de classificação ligeiramente aumentadas”.
Isso pode ter acontecido porque a atualização é para entender consultas mais longas e mais conversacionais, que são pesquisadas através de palavras-chave de cauda longa. E, os sites geralmente acompanham as palavras-chave curtas, não se dando conta da mudança no ranking com os termos longos.
Mas, a grande mudança se percebe realmente nos resultados de pesquisa do usuário. O próprio Google apresentou o Brasil em um caso de busca, mostrando a mudança depois da BERT. A palavra-chave da pesquisa é “2019 brazil traveler to usa need a visa”. A empresa disse que o algoritmo não compreendia totalmente a palavra “to” e acabava entregando um resultado que não correspondia à busca do usuário.
“É sobre um brasileiro viajando para os EUA, e não o contrário. Anteriormente, nossos algoritmos não entendiam a importância dessa conexão e retornamos resultados sobre cidadãos dos EUA viajando para o Brasil. Com o BERT, a Pesquisa é capaz de entender essa nuance e saber que a palavra muito comum “para” realmente importa muito aqui, e podemos fornecer um resultado muito mais relevante para essa consulta”, explicou o Google.
Inicialmente pode-se dizer que a maior mudança do Google BERT Outubro 2019 vai ser para os usuários, que vão poder pesquisar de maneira mais natural e obter resultados mais certeiros correspondentes ao que buscaram. E, isso também é bom para os profissionais de SEO e criadores de conteúdo, que vão ter que se preocupar menos em escrever para máquina, podendo escrever conteúdo de qualidade, de maneira natural, para pessoas reais.
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Para manter um bom rankeamento, apesar da última atualização no Algoritmo do Google e de todas as outras que a empresa realiza, é importante contar com um especialista em SEO, como o Flávio Muniz.
Conheça o Flávio Muniz
O Flávio Muniz é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital, com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais. Realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).
Para permanecer no topo do Google com Flávio Muniz e sua equipe você pode entrar em contato através do e-mail:[email protected], do telefone: (11) 4872-6630 ou através do site.