Os clientes são fundamentais para a sustentação de crescimento de qualquer negócio e focar na motivação deles é importante para o aumento de vendas. Mas, omo motivar os clientes e fazê-los fiéis à marca? O marketing de relacionamento e o marketing digital são muito poderosos para isso e andam juntos para gerar grandes resultados! Continue acompanhando o texto e saiba como motivar com Marketing de Relacionamento e Estratégias Digitais.
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O que é Marketing de Relacionamento?
O Marketing de Relacionamento e fidelização de cliente referem-se às atividades desenvolvidas por uma empresa para estabelecer e manter a lucratividade e o relacionamento de longo prazo com os clientes.
O marketing de relacionamento é importante por sua capacidade de manter contato próximo com os clientes. Entendendo como os clientes usam os produtos e serviços da marca e observando necessidades adicionais não atendidas, as marcas podem criar novos recursos e ofertas para atender a essas necessidades, fortalecendo ainda mais o relacionamento.
Conseguir novos clientes é uma tarefa complicada e cara. E, a importância do marketing de relacionamento está justamente na capacidade de retenção de clientes, diminuição de custos e aumento de lucro para as empresas.
Como fazer marketing de relacionamento utilizando estratégias digitais?
Existem vários tipos de atividades que as empresas podem fazer para exercitar o marketing de relacionamento e muitas delas podem ser realizadas através do meio digital. Como dito, marketing de relacionamento e o digital andam juntos. Veja algumas estratégias que você pode realizar:
Blog
Ter e manter um blog é uma forma de exercitar o marketing de relacionamento. E, além de simplesmente ter um blog é importante publicar conteúdo de qualidade, relevante para o público e publicar e ter consistência e frequência. Você fazer seu blog ter mais acessos através de estratégias de SEO e também pode compartilhar os links dos artigos nas redes sócias.
Quando o cliente ou lead consome e se identifica com o conteúdo do blog ele cria uma certa relação com a marca e o relacionamento começa a ser construído.
Redes Sociais
As redes sociais são os meios que mais geram interação com o cliente e possibilitam um relacionamento bem próximo com ele. Elas são ótimos meios de comunicação com o cliente, para tirar dúvidas, saber mais informações ou o preço de produtos e serviços. Então, se atente ao atendimento ao cliente que é realizado nas redes sociais e faça com que a interação entre ele e a marca aumente.
Quando o cliente tem um relacionamento com a marca ele se sente mais motivado, não só a comprar, mas também de compartilhar o conteúdo da marca e indicá-la para outras pessoas.
Programas de Fidelidade
Com o consumismo digital, os clientes têm acesso a mais informações sobre os produtos e serviços, analisando benefícios, preço, prazo de entrega e vários outros fatores antes de compra. Então, com mais informações eles nem sempre são clientes fiéis a uma só marca, como eram antes da internet. E, por isso, é importante motivar os clientes com programas de incentivo, premiando quem interage mais através das redes sociais, quem faz mais indicação da marca e dando cupons de descontos para quem faz compras frequentes.
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O Flávio Muniz é Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).
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