Marketing de Relacionamento e Fidelização de Cliente

Flávio Munizmarketing de relacionamentoMarketing de Relacionamento e Fidelização de Cliente

O Marketing de Relacionamento e fidelização de cliente referem-se às atividades desenvolvidas por uma empresa para estabelecer e manter a lucratividade e o relacionamento de longo prazo com os clientes.

O marketing de relacionamento difere do marketing tradicional, no sentido de que o primeiro depende fortemente da retenção de clientes e sua satisfação, que resulta no relacionamento de longo prazo e as vendas repetidas. Já o último enfatiza principalmente na aquisição de clientes e vendas de uma só vez sem dar muita importância à construção de relacionamentos.

Veja também: Palestras sobre Tecnologia e Marketing Digital com Flávio Muniz

Marketing de Relacionamento e Fidelização de Cliente: por que são tão importantes?

O marketing de relacionamento é importante por sua capacidade de manter contato próximo com os clientes. Entendendo como os clientes usam os produtos e serviços da marca e observando necessidades adicionais não atendidas, as marcas podem criar novos recursos e ofertas para atender a essas necessidades, fortalecendo ainda mais o relacionamento.

Conseguir novos clientes é uma tarefa complicada e cara. E, a importância do marketing de relacionamento está justamente na capacidade de retenção de clientes, diminuição de custos e aumento de lucro para as empresas.

Benefícios do Marketing de Relacionamento e Fidelização de Cliente

Veja alguns benefícios do Marketing de Relacionamento:

  • Maior valor da vida útil do cliente (CLV)

O marketing de relacionamento cria clientes fiéis, o que leva a compras repetidas e um CLV mais alto. Além disso, os clientes fiéis tendem a se tornar defensores ou embaixadores da marca, recomendando produtos e serviços a amigos, familiares e parceiros de negócios.

  • Redução nos gastos com marketing e publicidade

Como dito, gastar em marketing e publicidade para adquirir novos clientes pode ser caro. O marketing de relacionamento faz com que os clientes façam o marketing para uma marca, no que é chamado de buzz marketing. Os clientes informam os outros sobre os produtos e serviços da marca, o que pode impulsionar as vendas. Marcas com programas excepcionais de marketing de relacionamento gastam pouco ou nenhum dinheiro em marketing ou publicidade.

Marketing de Relacionamento e Fidelização de Cliente boca a boca
O marketing de relacionamento faz com que os clientes façam o marketing para uma marca, no que é chamado de buzz marketing.
  • Alinhamento organizacional mais forte em torno do cliente

As organizações que enfatizam o marketing de relacionamento têm um alinhamento organizacional mais forte em torno de uma experiência excepcional do cliente. As equipes trabalham juntas para criar clientes satisfeitos e felizes a longo prazo.

Como fazer Marketing de Relacionamento e Fidelização de Cliente?

Existem vários tipos de atividades que as empresas podem fazer para facilitar o marketing de relacionamento, incluindo:

  • Forneça atendimento excepcional ao cliente, pois os clientes que são constantemente impressionados pelo atendimento ao cliente de uma marca têm maior probabilidade de permanecer leais à marca.
  • Agradeça aos clientes por meio de uma postagem na mídia social ou com um cartão-presente surpresa.
  • Solicite comentários de clientes por meio de pesquisas, enquetes e telefonemas, o que pode criar uma impressão positiva de que as opiniões dos clientes são valorizadas e ajudam a criar melhores produtos e serviços.
  • Lance um programa de fidelidade que recompense os clientes por seu patrocínio contínuo.
  • Realize eventos do cliente para se conectar com os clientes e criar uma comunidade.
  • Crie programas de defesa do consumidor ou de defesa da marca para recompensar os clientes que fornecem publicidade boca a boca em nome da marca.
  • Ofereça descontos ou bônus para clientes antigos ou repetidos.

Veja também: Publicidade Digital para Pequenas, Médias e Grandes Empresas

Onde encontrar um profissional de Marketing de Relacionamento?

Para que o marketing de relacionamento e fidelização de cliente dê bons resultados é importante contratar um profissional, como o Flávio Muniz. O Flávio Muniz pode implementar estratégias de marketing de relacionamento na sua empresa, fidelizar seus clientes e assim fortalecer sua marca e aumentar seus lucros. Além disso, Muniz realiza palestras sobre marketing de relacionamento e já passou por mais de 10 estados brasileiros.

O Flávio Muniz é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital, com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais. Realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).

Alguns dos clientes que já contrataram seu trabalho são Sebrae, Governo do Estado de São Paulo, Câmara dos Deputados, Unip Universidade Paulista, Webmotors e Estética Hollywood by Dr. Rey.

Contato

Para adotar o Marketing de Relacionamento na sua empresa ou contratar uma palestra do Flávio Muniz você pode entrar em contato através do e-mail: contato@flaviomuniz.com.br, do telefone: (11) 4872-6630 ou através do site.

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