Marketing de Influência: Como aumentar as vendas com Indicações – Referral Marketing

Você sabia que 92% dos consumidores confiam nas recomendações de pessoas que conhecem (Nielsen)? Que em média 65% dos consumidores compram produtos e serviços específicos por causa da recomendação de conhecidos (New York Times)? Sabia que 48% das pessoas entre 18 e 24 anos compraram um produto após a recomendação de um “criador de conteúdo” (Shareablee)? Isso é fruto do Marketing de Influência ou Referral Marketing.

Veja também: Marketing de Influência: Como utilizar nas suas estratégias de Marketing Digital?

O que é Marketing de Influência ou Referral Marketing?

O marketing de referência ou referral marketing talvez seja estratégia de marketing mais antiga e confiável. É o método de promover produtos ou serviços para novos clientes por meio de referências, geralmente de boca a boca. Tais referências geralmente acontecem espontaneamente, mas as empresas podem influenciar isso por meio de estratégias apropriadas.

Como dito, como alguns tipos de marketing, o marketing de referência geralmente acontece organicamente, independente do envolvimento dos gestores e profissionais de comunicação no processo. Mas, para que para ainda mais pessoas recomendem a marca é importante que sejam realizadas ações, aumentando as vendas e os resultados.

Continue acompanhando o artigo e veja como aumentar as vendas com o marketing de influência.

Como aumentar as vendas com o marketing de influência?

1. Forneça atendimento excepcional ao cliente

Apesar dos lembretes constantes sobre como o suporte ao cliente pode impulsionar as vendas, é realmente raro um excelente atendimento ao cliente. A maioria das empresas fornece o mínimo esperado. Mas, se você deseja que seus clientes compartilhem sobre seus produtos, você deve oferecer um atendimento excepcional.

Examine toda a sua experiência de suporte. Está à altura? Finja que você é um cliente que está visitando sua própria loja. Como cliente, você compartilharia sobre seus produtos com os amigos se eles passassem pelo suporte ao cliente? O suporte é importante, mas não é coisa de outro mundo. Às vezes, tudo o que você precisa fazer é fornecer suporte após a compra. Procure usar o software de suporte ao cliente para ajudar sua equipe a gerenciar todo o processo sem problemas.

2. Aproveite o poder dos influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são pessoas que construíram uma grande audiência. Eles possuem uma tremenda influência sobre seus fãs que desejam olhar, vestir, pensar ou viver como eles. Todas as recomendações dadas por esses influenciadores influenciam quais tendências de produtos, quais produtos se tornam virais e quais produtos são vendidos. Então, use o poder dos influenciadores a favor da sua empresa.

Marketing de Influência - Digital influencer3. Implemente um programa de indicação

Um programa de indicação é uma maneira de levar as pessoas a fazer referências à sua empresa, incentivando seus clientes a espalhar a notícia e fazer com que seus amigos comprem do seu negócio.

A parte mais importante de um programa de referência é o incentivo. Afinal, um programa de referência é você recompensando seus clientes por falar sobre sua marca. Oferecer o incentivo certo é muito importante para o sucesso do seu programa de referência. Por isso, pense bem sobre o que seria um incentivo significativo para seus clientes.

Não tenha medo de experimentar, e não tenha medo de aumentar seus incentivos ao longo do tempo;

Aqui está uma regra prática remendada para incentivos:

  • Se você estiver vendendo algo que as pessoas compram uma vez / raramente compram (por exemplo, colchões), dê incentivos em dinheiro.

  • Se você estiver vendendo algo que as pessoas compram com frequência (por exemplo, maquiagem / roupas), dê um cupom de desconto.

Veja também: Qual a diferença entre Mega, Macro, Micro, Nanoinfluencers e Celebridades?

Agora que você já sabe como aumentar as vendas com o Marketing de Influência, conheça o especialista Flávio Muniz. Com uma equipe experiente, Muniz pode aumentar as vendas da sua empresa através do Marketing de Influência.

O Flávio Muniz é um especialista com mais de 10 anos de experiência e que possui centenas de cases em SEO e Mídias Sociais. Muniz também é gestor da agência Espalhando Marketing Digital e já ajudou milhares de empresas a alcançar grandes resultados e aumentar as vendas no meio digital. Além disso, com suas palestras, realizadas em mais de 10 estados brasileiros, ele ensina e inspira gestores, estudantes e profissionais da comunicação a terem resultados incríveis com a internet e as redes sociais.

O Flávio Muniz é Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).

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