A otimização de mecanismo de busca local ou SEO local é um ramo do SEO que se concentra em otimizar o site de uma empresa para que ela seja encontrada nos resultados de busca locais.
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Por que o SEO local é importante para a minha empresa?
Você sabia que 46% de todas as pesquisas do Google são locais? Você sabia que 50% das pessoas que fizeram uma pesquisa local em seu telefone foram para uma loja física em um dia? Você sabia que 78% das pesquisas locais em um dispositivo móvel terminam com as compras feitas off-line? Esses são alguns dos motivos pelos quais o SEO local é tão importante para o seu negócio.
Como colocar minha empresa no Mapa do Google?
Veja como colocar sua empresa no Mapa do Google e fazer os usuários encontrá-la na busca local:
Otimize seu site para dispositivos móveis
Descubra se seu site é compatível com dispositivos móveis com a ferramenta de teste para dispositivos móveis do Google ou outras ferramentas. Se seu site ainda não for otimizado, faça isso já, pois 61% dos usuários têm mais probabilidade de entrar em contato com uma empresa local se elas tiverem um site otimizado para celular. Além disso, 40% dos consumidores vão para o site do concorrente se tiverem uma experiência móvel ruim.
Faça uma pesquisa de palavras-chave
As palavras-chave são elementos muito importantes do SEO e não é diferente com o SEO local. Por isso, é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave para saber como os usuários procuram por empresas parecidas com a sua e pelos produtos e serviços que você oferece.
Para fazer a pesquisa você pode fazer um brainstorm, pensando em todas as palavras-chave que os usuários poderiam usar para te encontrar.
Se você tem, por exemplo, uma sorveteria artesanal em São Paulo, seus potenciais clientes podem pesquisar no Google termos como:
“Sorveteria em São Paulo”
“Onde encontrar sorvete artesanal em São Paulo?”
“Sorveteria artesanal SP”
Outra forma de encontrar palavras-chave é através do Google Autocomplete. Para isso, digite a sua palavra-chave primária na barra de pesquisa do Google e anote as pesquisas sugeridas. Além disso, você pode utilizar outras ferramentas, como a Google Keyword Planner.
Coloque seu site no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é muito importante para a classificação local. Ela é uma ferramenta gratuita e fácil de usar para e permite que empresas e organizações gerenciem sua presença online no Google, como pesquisa e mapas. Mas, 56% dos varejistas locais ainda não estão no Google Meu Negócio.
Para colocar sua empresa nas listagens do Google Meu Negócio, você precisa entrar na página do Google Meu Negócio e digitar o nome da sua empresa no local indicado. Depois, é só digitar as informações solicitadas, como o endereço da sua empresa, o local, a categoria, o número de telefone, o horário de funcionamento, os serviços oferecidos e até fotos da empresa e dos produtos.
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Como aumentar ainda mais as vendas da minha empresa?
Esses são os primeiros passos para colocar sua empresa no Mapa do Google e fazê-la ser encontrada por clientes locais. Mas, depois disso é importante fazer a otimização SEO de todo o site da sua empresa. Com isso, você vai não só fazer com que os clientes locais encontrem o site, mas vai também aumentar o tráfego, as vendas e os lucros.
Para isso você pode encontrar um profissional SEO, como o Flávio Muniz, que tem mais de 200 cases no Google. Alguns dos clientes que já contrataram seu trabalho são Sebrae, Governo do Estado de São Paulo, Câmara dos Deputados, Unip Universidade Paulista, Webmotors e Estética Hollywood by Dr. Rey.
Flávio Muniz é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital, com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais. Realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).
Entre em contato agora
Para contratar o Flávio Muniz e fazer sua empresa ser encontrada no Google e aumentar as vendas, basta entrar em contato. Você pode entrar em contato através do e-mail: [email protected], do telefone: (11) 4872-6630 ou através do site.