Os planos de negócios são ótimos, úteis mesmo, mas o processo de planejamento e um plano de ação orientado para o crescimento é fundamental para as pequenas empresas.
Uma abordagem de planejamento de estratégia de crescimento obriga você a se concentrar em estratégia baseada em clientes, objetivos de alta prioridade e mensuração das coisas que realmente afetam sua capacidade de alcançar seus objetivos de crescimento.
Como Palestrante em Marketing Digital eu posso dizer que os seguintes sete elementos e questões associadas compõem as bases, questionando e organizando suas sessões de estratégia de planejamento de crescimento.
Divida um quadro branco em sete segmentos e passe para fora postar notas para todos os participantes envolvidos. Então, apenas comece a fazer perguntas. Deixe todos votarem com suas idéias em particular, em seguida, comece a publicar e discutir os pensamentos como um grupo.
1) Cliente ideal – Como alguém localizaria nosso cliente ideal?
Como eles se parecem, o que eles pensam, onde eles vivem, trabalham e jogam? Como os localizamos? Qual é a dor deles? Existe um comportamento que sinaliza que eles são ideais ? O que desencadeia seu desejo de resolver seu problema? O que eles recebem quando eles nos contratam?
O objetivo desta fase de planejamento é completar uma imagem do cliente ideal – um que valorize sua abordagem única. Olhe para seus clientes mais rentáveis que também tendem a se referir a negócios por pistas.
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2) Estratégia Ampulheta – Onde estão as nossas lacunas no engajamento do cliente?
Eu acredito que o processo de crescimento de um negócio centrado no cliente reside no desenvolvimento de uma mentalidade que se concentra no ato de mover logicamente os clientes e as perspectivas através de sete estágios de engajamento – conhecer, como, confiar, tentar, comprar, repetir e referir.
3) Objetivos primários – Quais são os nossos 2-3 objetivos prioritários para o crescimento?
A maioria das empresas só pode se concentrar em algumas iniciativas em qualquer tempo de entrega. Você deve identificar e comprometer-se a não mais do que três prioridades e depois trabalhar para criar os projetos e as tarefas necessárias para tirar isso.
4) Fluxos de receita – Como podemos criar mais fluxos de receita?
Existem apenas três maneiras de crescer: adicione mais clientes, aumente o tamanho médio da transação, aumente o número de compras por cliente. Na verdade, é mais fácil vender mais para o cliente existente do que adicionar novos clientes. Quais serviços ou produtos você poderia adicionar? Qual embalagem, preço ou promoção você pode realinhar? Que novos mercados ou segmentos você poderia entrar?
5) Relações estratégicas – Que relacionamentos precisamos desenvolver?
Esta é provavelmente uma das maiores oportunidades inexploradas de crescimento . Quais parceiros de marketing podem ser motivados para promover e comercializar seu negócio? Que fornecedores podem ajudá-lo a crescer? Quais os concorrentes podem se tornar parceiros cooperativos para novos empreendimentos, de mercados ou trabalho?