O que é Storytelling?
Como já explicamos aqui no blog o “storytelling é uma forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras”, como explica o National Storytelling Network (NSN).
Ele tem sido utilizado em diversas áreas do conhecimento como na educação, pesquisa, oratória e até no marketing e publicidade. Mais que contar histórias, o storytelling é uma ferramenta muito poderosa para variadas finalidades.
O Poder do Storytelling
O storytelling tem o poder de evocar emoções e envolver o público. Veja alguns motivos pelos quais o storytelling é tão envovente, como explica a monografia de Marjana Frank:
O cérebro humano tem mais facilidade em reter histórias que estimulem a imaginação, do que apenas um fato ou dado isolado;
O storytelling possibilita uma comunicação eficiente, pois entrega informação e emoção na medida certa para envolver e prender a atenção da audiência;
O ser humano é cativado por boas histórias, porque não são simplesmente seres racionais, mas seres com sentimentos e emoções.
Como contar uma boa história?
Uma boa história é lúdica, sensorial, emocional, tem sentido, é didática, favorece a coesão, a participação e a interatividade dos destinatários. Além disso, narrar vai além de uma simples ordem cronológica com início, meio e fim. Deve-se empregar emoção e assim, gerar interação, envolvimento e participação.
Quer dominar o storytelling? Você pode começar seguindo quem entende do assunto. Separamos uma lista com 4 Especialistas em Storytelling para você seguir em 2021 nas redes sociais. Continue acompanhando o texto e conheça!
Veja também: O que é Marketing de Influência e como utilizar em 2021?
Top 4 Especialistas em Storytelling para você seguir
Conheça o nosso top 4 Especialistas em Storytelling para você seguir em 2021 nas redes sociais:
Marcelo Andrighetti
Quem é o Marcelo Andrighetti?
O primeiro dos 4 Especialistas em Storytelling para você seguir é o Marcelo Andrighetti, que é especialista em narrativas. Já escreveu para diversas mídias e elaborou mais de 500 histórias para o audiovisual. Atua no cinema, na publicidade, na web, mas também é apaixonado por música, poesia, literatura e boas narrativas! Ele já contou histórias para grandes marcas como Red Bull, Itaú Cultural e O Boticário.
“Essa é a minha busca: apresentar o oceano de possibilidades narrativas para você.”
– Marcelo Andrighetti
Desvendendo histórias
No canal do YouTube do Andrighetti você pode maratonar as playlists “Desvendando Histórias Poderosas” e “Desvendando o Storytelling Nos Negócios ”, recheadas de conteúdo sobre storytelling. Já no blog você, além de ler sobre dicas de storytelling, você também pode ler sobre dicas de roteiro.
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Tom Freitas
Quem é o Tom Freitas?
O Tom Freitas é roteirista, escritor e produtor cinematográfico, mas antes de tudo isso, é apaixonado por histórias. Iniciou sua carreira como escritor de stand-up comedy, mas logo se interessou por outros gêneros, principalmente terror e o fantástico. Tom escreveu seus primeiros curtas-metragens e participou de diversas produções pelo país. Desde 2019 vive em Portugal, onde trabalhou em produções como argumentista e assistente de produção.
Redação com Storytelling
Ele é criador da Redação Nômade, que faz redação utilizando técnicas de storytelling. No blog da Redação Nômade você encontra dicas de produção de conteúdo para internet e redes sociais.
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Carmine Gallo
Quem é o Carmine Gallo?
O Carmine Gallo não poderia ficar de fora da nossa lista de especialistas em storytelling. Ele é três vezes autor best-seller do Wall Street Journal, palestrante internacionalmente popular, instrutor de Harvard e consultor de liderança para as marcas mais admiradas do mundo. Um dos best-sellers de Gallo é o livro “Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da Liderança”.
“As ideias são a moeda do século 21. Sua capacidade de defender suas ideias de forma persuasiva é a maior habilidade que lhe dará uma vantagem competitiva. ”
– Carmine Gallo
CEOs são feitos de histórias
Gallo também tem playlists sobre storytelling e comunicação persuasiva cheias de conteúdo em seu canal no YouTube. São elas: “The Storyteller’s Secret” e “The Presentation. Secrets of Steve Jobs Book”
Já no blog você vai encontrar artigos sobre comunicação e persuasão utilizando como exemplo grandes personalidades do mundo dos negócios como Jeff Bezos e Bill Gates.
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Veja também: Falar bem em Público com Histórias Envolventes com Storytelling
Flávio Muniz
E, fechamos este top 4 Especialistas em Storytelling para você seguir em 2021 com o especialista Flávio Muniz.
Quem é o Flávio Muniz?
Flávio Muniz é Gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Professor do MBA em Marketing, Branding e Growth na PUC-RS, Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Ele possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) | 2013 e UCLA (Los Angeles) | 2015. Além disso, ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros.
“Apresento para você a união entre storytelling e marketing digital. É o seu negócio gerando resultados nunca antes pensados por você. Preparado?”
– Flávio Muniz
Storytelling no Marketing Digital
Muniz aplica o storytelling especialmente ao Marketing Digital e também destaca a importância do storytelling para melhorar os discursos em público. Além disso, ele roda o Brasil com a palestra “Storytelling no Marketing Digital: histórias que vendem”.
No canal do YouTube dele você encontra vídeos sobre redes sociais, SEO, motivação e storytelling! O especialista compartilha os pilares, segredos e gatilhos do storytelling que podem fazer toda a diferença nas vendas online.
Regra dos 3
Um dos gatilhos ensinados por Muniz é a Regra dos 3, que é muito utilizada no storytelling. Quando se fala de 3 em 3 desperta-se algum gatilho no subconsciente humano, que ajuda a reforçar a ideia. Essa regra é extremamente importante. Alguns exemplos de regra dos 3 são o livro Comer, Rezar, Amar; a história Os Três Mosqueteiros; a história Os três Porquinhos e a tomada Luz, Câmera, Ação. A Regra dos 3 está presente em todos os discursos narrativos e em nossas vidas. Quando você passa o seu discurso de 3 em 3, você facilita a comunicação com seu ouvinte.
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E, tivemos uma “collab” do Flávio Muniz com o Carmine Gallo, quando Muniz comentou sobre o livro “Storytelling”, de Carmine Gallo, no Resumocast.
Palestrante Especialista em Narrativas para Vendas
Ao se tornar um grande líder, é sempre importante seguir conselhos dos outros. Seus conselhos podem ajudá-lo a aprender e crescer, e isso aumentará o conjunto de habilidades que você já tem, tornando-o um líder mais eficaz. Este artigo contém tal conselho. Leia e aprenda o que é preciso para se tornar o melhor.
Você pode ser um visionário com excelente visão do setor de mercado da sua empresa, mas você não sabe tudo. Seus subordinados podem estar em contato mais íntimo com parte do mercado como parte de seu trabalho. Se seu diretor de marketing diz que sua publicidade não é apropriada para seu público-alvo, ouça-a. Ela provavelmente está certa.
Permita uma ampla oportunidade para seus funcionários oferecerem feedback e novas ideias. Embora as reuniões de grupo sejam o cenário ideal para o intercâmbio de informações, alguns funcionários podem não se sentir confiantes em oferecer opiniões em um fórum público. Trabalhe com os funcionários individualmente também. Isto ajudá-lo-á a ganhar a confiança e começ algum gabarito honesto.
Quando você está tentando ser um bom líder de negócios, você precisa ser capaz de tomar decisões difíceis. Ao tomar uma decisão difícil, você deve compreender as conseqüências e o resultado de sua decisão. Ao tomar uma decisão, você deve sempre considerar o que vai ser melhor para o seu negócio, não apenas para certas pessoas ou a si mesmo.
Palestra sobre Storytelling 2022
Esteja aberto a novas ideias, perspectivas e formas de fazer as coisas. Muitas empresas querem repetir constantemente algo que tem se mostrado bem sucedido para elas. Há pouco errado com isso, mas líderes inadvertidos tentam se esforçar demais em uma coisa que funcionou. A liderança pensada deve reconhecer o sucesso, ao mesmo tempo em que reconhece que há maneiras de melhorar.
Ser um grande líder não é tudo sobre prestar muita atenção a cada movimento que as pessoas fazem. Trata-se de mostrar às pessoas a melhor maneira de fazer as coisas e permitir que elas mostrem que são capazes. Você tem que fornecer encorajamento e reforços para ajudá-los a fazer o seu melhor.
Certifique-se de mostrar apreço genuíno aos seus funcionários. O bom desempenho deve ser reconhecido adequadamente. Aqueles líderes que esperam pelo futuro elogiam, mas oferecem muito mais. Eles podem oferecer recompensas reais como bônus, aumentos, promoções e outros símbolos tangíveis de gratidão. Isso pode motivar outras pessoas a se entusiasmarem com o trabalho e a permanecerem mais tempo na sua empresa.
Contratar vários tipos de pessoas pode impulsionar o seu negócio. A diversidade de idade, formação educacional e origens culturais proporcionam uma perspectiva mais ampla. Evite contratar muitas pessoas que são o mesmo que você. Isso suprime a inovação dentro de sua equipe. Além disso, suas fraquezas e os de seus funcionários podem fazer com que sua empresa falhe.
Storytelling e Marketing Digital
Encoraje a paixão pelo trabalho que você faz. Quando você mostra entusiasmo com algo, é contagioso. Mostre entusiasmo por um novo projeto e seja apaixonado pelas ideias que sua equipe tem. Incentivar uma atitude apaixonada e entusiasmada sobre o trabalho é uma ótima maneira de inspirar criatividade em sua equipe.
Leia o que os outros têm a dizer sobre liderança. Mesmo grandes líderes não se inspiram. E há um monte de grandes livros, artigos e posts na web lá fora sobre liderança. Aproveite o tempo para aprender algo novo todos os dias, e use o que puder na prática. Você vai descobrir que isso vai fortalecer suas habilidades de liderança.
Storytelling e Consultoria para Empresas
Seja um bom exemplo para sua equipe. Assim como os pais de uma família, você é quem sua equipe admira em sua organização. Não fale negativamente sobre a empresa para a onde trabalha ou seus chefes para sua equipe. Ele dá um exemplo horrível e pode voltar para assombrá-lo.
Agora você tem muitas das ferramentas na mão para se tornar um grande líder. Essas dicas foram fornecidas por especialistas da área, aqueles que viram sucesso e aqueles que sabem o que é preciso para alcançar a grandeza. Use-os sabiamente, e veja-se subir em uma capacidade de liderança.
Ouça abaixo:
Gostou do nosso top 4 Especialistas em Storytelling para você seguir em 2021? Agora é só segui-los e dominar o storytelling!
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