“Storytelling é uma forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras”, como explica o National Storytelling Network (NSN). E, mais que contar histórias, o storytelling é muito poderoso e possui gatilhos de vendas e persuasão. Por isso, ele está sendo cada vez mais usado como estratégia de marketing para gerar conexão com o público e aumentar as vendas: o storytelling marketing.
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A Imagem que conta História
“O mundo está chocado, perplexo, totalmente arrasado, na frente da televisão, observando os passos do presidente George W. Bush em meio à tragédia e aos escombros do 11 de Setembro. Dois aviões acabaram de se chocar com as Torres Gêmeas, deixando centenas de mortos. O presidente não tem palavras para pronunciar, para dizer, para expressar os seus sentimentos em relação à tragédia. Nesse momento, ele apoia sua mão sobre o ombro de um dos brigadistas, um dos bombeiros, em pranto. Essa imagem se propaga no mundo inteiro em forma de história.”
3 Pilares do Storytelling
Quer saber em quais pilares do storytelling essa história foi baseada?
1- Paixão
2- Heróis e Vilões
3- Transformação
Para conhecer os 3 pilares, ouça os conselho de Flávio Muniz, para o ResumoCast:
O maior storytelling de todos os tempos
“Eu quero que você imagine esse cenário: um jovem, que tem uma mãe viciada, alcoólatra, de origem pobre, que passou boa parte da vida sofrendo violência. Esse jovem se tornou multimilionário. E, se eu te falar que ele quebrou, perdeu tudo e foi morar em uma kitnet. Nessa kitnet, ele lavava a louça na banheira.
Mas, ele voltou com tudo e já aconselhou pessoas como Bill Clinton, a rainha da Inglaterra, Nelson Mandela, por uma bagatela de 1 milhão de dólares. Isso mesmo! Ele é coach de grandes celebridades, da Realeza, de empresários mundiais, por 1 milhão de dólares. Da kitnet, hoje ele vive em um resort na ilha de Fiji, com mais de 140 hectares.”
Esta é a história do palestrante Tony Robbins, que pode ser considerada o maior storytelling de todos os tempos, contada por Flávio Muniz.
3 Gatilhos de Storytelling
Quer saber quais gatilhos de stoytelling que foram utilizados para contar essa história?
1- Anáforas
2- Regra dos 3
3- Altos e Baixos
Para conhecer os 3 gatilhos, veja o vídeo de Flávio Muniz:
Palestras sobre Storytelling
Para aprender mais sobre storytelling e aplicá-lo de maneira eficaz na sua estratégia de marketing, você pode participar de uma das palestras sobre storytelling do especialista Flávio Muniz. Muniz é um especialista com mais de 10 anos de experiência e que possui centenas de cases em SEO e Mídias Sociais. Ele é gestor da agência Espalhando Marketing Digital e já ajudou milhares de empresas a alcançar grandes resultados e aumentar as vendas com o marketing digital.
Com seus cursos e palestras, realizados em mais de 10 estados brasileiros, ele ensina e inspira gestores, estudantes e profissionais da comunicação a terem resultados incríveis através do marketing digital. O Flávio Muniz é Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).
Veja os depoimentos de quem já fez os cursos e palestras
Participe das Palestras sobre Storytelling
Veja também: Storytelling Marketing – 3 Conteúdos Simples e Objetivos de Flávio Muniz!
Para participar de uma das palestras sobre storytelling do Flávio Muniz, você pode entrar em contato através do e-mail:[email protected], do telefone: (11) 4872-6630 ou através do site. E, não deixe de seguir o Muniz no Instagram e no YouTube! Por lá ele sempre dá dicas sobre Marketing Digital, SEO, Vendas e Motivação.
Ouça também este podcast do Flávio Muniz sobre storytelling, para o ResumoCast: