Quem utiliza o wordpress já deve ter visto e utilizado as tags de cabeçalho h1, h2, h3…, mas talvez não saiba exatamente como elas funcionam e a importância delas. Neste artigo você vai saber o que são h1, h2 e h3 para o Google.
O que são h1, h2 e h3?
As heading tags (tags de cabeçalho) são tags que hierarquizam os títulos de uma página. O objetivo dessa hierarquia é indicar ao usuário e aos mecanismos de busca, como o Google, qual são os títulos mais importantes do texto.
Veja também: Os segredos do SEO: Palestra com Flávio Muniz
Hierarquia das headings tags
As heading tags possuem uma hierarquia, que vai da h1 até a h6. Essa hierarquia é simples de entender: A h1 é representa o título do texto e é a tag principal. A partir da h2 as tags vão perdendo importância até chegar na h6. Geralmente as h2, h3, h4 e h5 e h6 são tags usadas nos subtítulos.
Importância para o Google
Assim como as palavras-chave, as tags também são importantes para os mecanismos de busca, como o Google. A hierarquia dos títulos reflete nos resultados de busca.
Dicas para usar heading tags
- Não é necessário usar todas as tags: Só use todas as tags, até a h6, se o seu conteúdo for muito grande e elas forem necessárias para organizar o texto. Lembre-se as tags mais próximas da h6 possuem menos relevância e isso pode prejudicar a otimização do texto.
- Use as tags na ordem: Geralmente o título já se torna em um h1 automaticamente Então, é interessante que o primeiro subtítulo seja um h2 e não um h3, por exemplo. Isso atrapalha o usuário, que não sabe qual parte do texto é mais importante.
- Além disso, você pode usar mais de uma vez uma heading tag. Este artigo, por exemplo, tem uma h1 no título, cinco h2, nos subtítulos e duas h3 nos “Veja também”.
- Não use a mesma heading tag em páginas diferentes: Evite usar o mesmo subtítulo em duas ou mais páginas do site ou blog, pois eles podem perder a relevância.
Veja também: Consultor em otimização de sites SEO
Flávio Muniz
Agora que você já sabe o que são h1, h2 e h3 e a importância delas para o bom rankeamento no Google, é só usá-las a favor do seu conteúdo. Se você quiser uma otimização em SEO profissional é só contratar um profissional de marketing digital.
O especialista em Marketing Digital Flávio Muniz possui vasta experiência em marketing digital e SEO e realiza a otimização de sites para deixá-los na primeira página do Google.
O Flávio Muniz é o CEO da Agência Espalhando Marketing Digital. Ele é pós-graduado em Marketing Político e Propaganda pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Marketing Digital e Estratégias Online, pela Harvard.
Para contratar o gerenciamento em SEO ou outros serviços de marketing digital do Flávio Muniz basta em contato. Para saber mais sobre marketing digital é só ver mais em nosso site!