Palestrante em Marketing digital explica o que é o marketing de redes sociais
Boa pergunta, certo? A maioria das empresas e marcas já sabem que o marketing de redes sociais é importante.
Mas alguns de vocês ainda podem se perguntar o que exatamente é – e, ainda mais, por que fazê-lo? De um modo geral, as mídias sociais (como a maioria do marketing, realmente) podem cair em três categorias principais: Consciência, Conversão e Lealdade.
E, da mesma forma, existem certas melhores táticas e melhores práticas para atingir esses objetivos. Para começar, conhecer o seu objetivo geral de negócios e os objetivos da mídia social é o primeiro passo. Em seguida, conhecer o seu público-alvo é igualmente importante. Estes irão te ajudar a decidir em que rede social você deve concentrar seus esforços e recursos. E, finalmente, na prática, você precisará configurar calendários de conteúdo, criar conteúdo, envolver (não apenas falar com) o seu público, e analisar seus esforços.
Mas volte para o que as mídias sociais são: é uma ferramenta muito poderosa que pode te ajudar nas três áreas seguintes.
Conscientização
As mídias sociais podem ser um fator importante no aumento do seu negócio ou consciência da marca. Pense: pessoas mencionando sua marca no Facebook / Histórias de sucesso do cliente no seu blog / Atualizações de fotos no Instagram. Todos estão trabalhando para aumentar a conscientização sobre sua marca ou empresa.
Conversão
Este é muitas vezes o elemento mais solicitado sobre as mídias sociais: “Então, podemos fazer uma venda ou ganhar um cliente através das mídias sociais?” Absolutamente, sim. Embora isso não seja (e não deveria) ser o seu único objetivo, é importante. Táticas para isso incluem anúncios e conteúdo patrocinado no Facebook / Tweets e perfis promovidos em anúncios de Twitter / Display e sobreposições no YouTube. Falando pela experiência, os anúncios de redes sociais podem ter excelentes resultados.
Lealdade
Finalmente, e um dos mais belos resultados do marketing de redes sociais, é promover a fidelidade com o cliente. Ao executar bem as redes sociais, você pode realmente criar sua própria pequena tribo de seguidores (e promotores) que estão muito dispostos a gostar e compartilhar seu conteúdo. O incentivo da lealdade nas mídias sociais inclui coisas como: Serviço ao cliente em páginas do Twitter / marca no Facebook / Hangouts do Google para atualizações de produtos.