Marketing de Relacionamento é matéria na revista Coach Brasil de outubro!

A revista Coaching Brasil abordou o marketing de relacionamento na sua edição de nº 65, publicada neste mês de outubro. Como destacou o editor Luciano Lannes, no editorial, “o marketing de relacionamento engloba estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. O objetivo do relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca”. 

A revista possui textos de 6 estudiosos de marketing de relacionamento e profissionais do mercado. Os textos têm como objetivo deixar claro a função deste tipo de marketing, que também é considerado como uma filosofia. 

Veja também: Palestra sobre superação: Como vencer no Marketing Digital? 

Um dos profissionais convidados pela Coaching Brasil foi o especialista em Marketing Digital e de Relacionamento Flávio Muniz. Ele mostrou o poder do marketing de relacionamento com o texto: “Marketing de Relacionamento – poderosa estratégia que une clientes e empresas com o objetivo de criar laços mais duradouros”. Veja a seguir um resumo do que foi falado no texto. 

Marketing de relacionamento
Um dos profissionais convidados pela Coaching Brasil foi o especialista em Marketing Digital e de Relacionamento Flávio Muniz. Crédito: Revista Coaching Brasil.

Precisamos falar sobre sentimento 

Em seu texto, Muniz explica que o marketing de relacionamento está diretamente ligado com o sentimento do público e que as marcas precisam veicular os conteúdos corretos para causar no público o sentimento ou impressão desejada. 

Marketing de relacionamento não é sobre vender, mas sobre como se relacionar 

Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento também não é sobre vender, mas sobre se relacionar. Crédito: Revista Coaching Brasil.

O marketing de relacionamento também não é sobre vender, mas sobre se relacionar. Segundo Muniz algumas boas maneiras para implementar o marketing de relacionamento para ir além das vendas são: 

  • Gerar conexões verdadeiras através de narrativas; 
  • Mostrar que são as pessoas que fazem a empresa; 
  • Pedir a opinião de clientes; 
  • Mostrar o propósito da marca; 
  • Ouvir o que os clientes têm a dizer; 
  • Conhecer o público que consome o produto ou serviço; 
  • Compartilhar os bastidores do negócio. 

Para implementar o marketing de relacionamento pode-se fazer o uso de redes sociais. Uma das estratégias é fazer parcerias com influenciadores digitais que estejam alinhados com os valores da marca. Outra estratégia é gerar conteúdo autoral em blogs e sites para ganhar autoridade e credibilidade aos olhos do público. 

O marketing de relacionamento pode ser considerado uma vantagem competitiva? 

O marketing de relacionamento pode ser uma vantagem para a marca ou empresa em relação às outras, já que fideliza o cliente. Como afirma o especialista “quando clientes se tornam fãs, mais do que consumir uma marca, eles irão defendê-la, vender seus produtos ou serviços, divulgá-la sem esperar contrapartida”. 

Veja também: Conheça as novas tendências para redes sociais segundo Flávio Muniz 

Vantagens e como começar a utilizar o marketing de relacionamento no seu negócio 

Marketing de relacionamento
A revista Coaching Brasil abordou o marketing de relacionamento na sua edição de nº 65, publicada neste mês de outubro. Crédito: Revista Coaching Brasil.

Principais vantagens: 

  • Baixo custo de investimento, comparado com o ganho em resultados; 
  • Beneficia não só grandes empresas, mas também pequenos negócios; 
  • Pode ser utilizado tanto por empresas que vendem algum produto, quanto por prestadores de serviços. 

Como começar a utilizar: 

Utilização de redes sociais: Alguns dos pontos a se considerar são consistência na atualização de postagens, comentários e mensagens dos clientes respondidos, conteúdo autoral e extraordinário e o uso do storytelling. 

Criação de conteúdo exclusivo: Deve-se considerar a constância e atualização dos conteúdos de blogs e sites, criação de conteúdos em vídeo e envio de newsletters via e-mail marketing. 

Excelência no atendimento: Os pontos observados devem ser o pós-venda, abertura de um canal de comunicação direta com o cliente e não se omitir perante os erros e reclamações dos clientes.

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