O especialista Flávio Muniz foi o convidado da semana do ResumoCast e bateu um papo sobre o livro “The First 20 Hours: Mastering The Toughest Part of Learning Anything”, de Josh Kaufman.
No livro “As Primeiras 20 Horas” Kaufman explica como aprender e ficar bom em qualquer coisa em apenas 20 horas, utilizando um método com quatro passos. O autor é especialista em ensinar pessoas de todas as áreas a como dominar o conhecimento e habilidades práticas.
O ResumoCast é o maior podcast do Brasil sobre livros de empreendedorismo. A cada semana a equipe recebe um convidado para resumir e debater os melhores livros para empreendedores.
Veja também: Palestras para Empreendedores em 2019 – Flávio Muniz Palestrante de Empreendedorismo
Ao Resumocast, Muniz explicou como no livro “As Primeiras 20 Horas” Kaufman contraria a teoria das 10 mil horas. A teoria defende que para uma pessoa aprender algo novo e ficar boa nisso é necessário estudá-lo por 10 mil horas. Kaufman esclarece que a regra das 10 mil horas é destinada a profissionais de alta performance, como grandes atletas, músicos e jogadores de xadrez e não vale para pessoas comuns. Ou seja, são necessárias 10 mil horas para se chegar ao topo de uma atividade super competitiva.
Como explica o especialista, Kaufman defende que quando a pessoa só quer aprender uma coisa nova e ser boa nisso e não almeja ser um grande atleta ou competidor, só são necessárias 20 horas de aprendizado. Essas 20 horas equivalem a apenas 45 minutos de prática da nova habilidade por dia, durante 1 mês.
Seja para aprender um novo idioma, aprender a desenhar, a cozinhar, ou ter qualquer outra habilidade, com 20 horas isso já é possível. E as primeiras 20 horas do aprendizado de qualquer habilidade são as mais importantes, já que a pessoa sai do nível da ignorância total para a sabedoria, segundo o autor.
Os 4 Passos
? Desconstruir habilidades complexas;
?Maximizar a prática produtiva e se autocorrigir;
?Remover as barreiras comuns de aprendizado;
?Praticar por 20 horas.
Flávio Muniz também fala sobre o método criado por Kaufman para aprender qualquer coisa em 20 horas, que consiste em quatro passos. Ele cita cada passo e dá exemplos sobre eles. O primeiro passo, como explica Muniz, é decompor a habilidade. A pessoa precisa definir exatamente o que quer ser capaz de fazer e deve dividir a habilidade em pequenos pedaços. Depois, é preciso escolher quais pedaços são mais importantes para se conseguir o que quer e praticá-los primeiro.
O segundo passo é utilizar o feedback para aprender mais rápido. A pessoa deve aprender o suficiente de teoria, para saber onde está errando quando estiver praticando a nova habilidade e se corrigir. O terceiro passo é remover as barreiras, os obstáculos e as distrações para o aprendizado, como explica Kaufman no livro. E, enfim o quarto passo é praticar algo por pelo menos 20 horas.
O especialista ainda explica que, segundo Kaufman em “As Primeiras 20 Horas”, a maior barreira para aprender algo novo não é intelectual, mas sim emocional. A maior barreira é justamente o medo que as pessoas têm quando percebem que são ignorantes sobre algo.
Veja também: Flávio Muniz e sua especialidade em SEO e Marketing Digital são matéria da Revista Locaweb!
O Entrevistado
O Flávio Muniz é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) | 2013 e UCLA (Los Angeles) | 2015. Ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros. Com ênfase em Marketing de Relacionamento, Marketing Digital e Vendas, mostrou de forma simples como os participantes podem atingir seus sonhos mais desejados.
Para ouvir gratuitamente o episódio sobre o livro “As Primeiras 20 Horas” acesse o site do ResumoCast ou ouça diretamente no vídeo abaixo. Siga também o blog do Flávio Muniz, com dicas sobre empreendedorismo e marketing digital.