Como perder o medo de falar em público? Entrevista com Fernanda de Moraes!

Como perder o medo de falar em público? Entrevista com Fernanda de Moraes!

Sabia que o medo de falar em público é até mesmo maior do que o medo de morrer? É o que indica um estudo do jornal britânico Sunday Time, realizado em 2015. O estudo revela que 41% dos entrevistados (3 mil pessoas no Reino Unido) têm medo de falar em público, ficando à frente do medo de conviver com problemas financeiros (22%) e medo de doenças e da morte (19%).

Quer saber como perder o medo de falar em público? Acompanhe dicas dadas na live do Flávio Muniz e da Fernanda de Moraes. Na live, o profissional de marketing Flávio Muniz entrevista a Fernanda de Moraes, que é fonoaudióloga, mestre em voz e coach para comunicação. Eles tiveram uma conversa muito produtiva sobre como perder o medo de falar em público.

Veja também: Consultoria Oratória Impactante para Falar bem em Público – Storytelling

O que é o medo?

Antes de falar sobre como perder o medo de falar em público, é importante saber o que é o medo e de onde ele vem. Como explica a fonoaudióloga o medo é uma emoção que a gente sente diante de uma dificuldade, diante de algum obstáculo.

Quando sentimos medo temos um aumento de adrenalina, corre mais sangue pelo nosso corpo, começamos a ter palpitações, a boca fica seca, as mãos começam a suar frio, parece que vai faltar ar antes de terminar a frase e a voz começa a ficar meio tremida.

Todo mundo já sentiu isso alguma vez antes de gravar um vídeo ou antes de falar com um grupo de pessoas e essa sensação é muito ruim. E, por que o corpo faz isso com a gente? Porque, remetendo aos primórdios o medo era necessário para fazer a pessoa fugir do perigo. Mas, hoje nós não podemos fugir de uma oportunidade de se comunicar, de trocar uma informação importante com as pessoas. Então, o que fazer?

O primeiro passo

O primeiro ponto importante é acreditar que você tem algo a compartilhar. Se você foi chamado na sua empresa, ou na faculdade para falar sobre um assunto é porque as pessoas acreditam que você sabe, que você tem capacidade para isso.

Então, você precisa estruturar, planejar e treinar o seu discurso. O treino é muito importante. Às vezes as pessoas deixam o treino de lado porque acham que já sabem muito sobre o assunto, mas nem sempre o resultado é bom, pois as ideias não foram planejadas.

Portanto, é necessário pensar: quem é que vai me ouvir? São pessoas que sabem sobre o assunto? São pessoas que nunca ouviram sobre o assunto ou são pessoas que sabem mais que eu sobre o assunto? Assim, a preparação e o treino são fundamentais para ter segurança em falar em público.

Quer conhecer todos os passos para perder o medo de falar em público: Acompanhe a live completa no vídeo abaixo:

Ah, e aproveita para seguir o Flávio e a Fernanda no Instagram e se inscreva no Youtube.

Flávio Muniz

Instagram

YouTube

Fernanda de Moraes

Instagram

YouTube

Veja também:  Falar bem em Público com Histórias Envolventes com Storytelling

Conheça mais o Flávio Muniz

Além de profissional de marketing, Muniz é empresário, palestrante, professor e fundador da agência de marketing digital Espalhando. Ele tem mais de 10 anos de atuação no marketing digital e mais de 500 cases em SEO e mídias sociais. Já ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros. Com seus cursos, palestras e consultorias ele mostra de forma simples como os participantes podem atingir seus sonhos mais desejados.

O Flávio Muniz é Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).

Conheça as palestras

Contrate o Flávio Muniz

Para contratar as palestras e serviços de Muniz você pode clicar no link acima ou entrar em contato através do e-mail:contato@flaviomuniz.com.br ou do telefone: (11) 4872-6630.

Deixe seu Depoimento

Depoimentos



Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.