Nos últimos meses você deve ter ouvido muito falar sobre “cancelamento” de pessoas nas redes sociais, principalmente de celebridades e influenciadores digitais. Geralmente o cancelamento ocorre após a pessoa pública ter seus erros e deslizes expostos na internet e os usuários deixam de segui-la e, muitas vezes, fazem ataques e xingamentos. O que você acha da cultura do cancelamento? Você sabe exatamente o que é a cultura do cancelamento e como ela surgiu?
Continue acompanhando o texto e saiba mais sobre a cultura do cancelamento, explicada pelo especialista em Marketing Digital Flávio Muniz, durante um Painel da PUC do Set Universitário da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos).
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Como surgiu a cultura do cancelamento?
O “cancelamento” de maneira geral é algo presente na natureza humana e o ser humano já pratica a cultura do cancelamento há centenas de anos. Como observado por Muniz, na época da Inquisição as pessoas queimavam outras pessoas em praça pública como forma de cancelamento.
O “Me Too”
Já o cancelamento que conhecemos hoje, que é praticado na internet, é mais atual. Um movimento significativo para marcar o início da cultura do cancelamento foi o “#Me Too”, que surgiu em 2017. No movimento atrizes de Hollywood expuseram seus assediadores na internet usando a hashtag #Me Too. Flávio Muniz aponta que a cultura do cancelamento na internet começou com uma boa causa, mas com o tempo tomou outro caminho.
Como funciona o cancelamento?
Em se tratando de cancelamento na internet os maiores alvos são os influenciadores digitais, que têm uma grande exposição de suas vidas privadas. Vamos ver as etapas do cancelamento:
Pessoa se torna influenciadora
Primeiro, a pessoa se torna uma influenciadora, seja ela uma grande influenciadora ou uma influenciadora de nicho;
Expectativas são criadas
Depois disso, expectativas são criadas sobre essa pessoa e todos ficam observando se ela vai “cumprir as promessas” e oferecer algo de valor;
Pessoa vacila
Pode acontecer que em algum momento a pessoa vacile, deslize ou “passe o pano” para alguma causa importante;
Acontece um exposed
Nesta fase, após as expectativas da audiência serem frustradas, a pessoa e o erro dela são expostos na internet;
Exposed viraliza
Em seguida a exposição pode viralizar e ter um grande alcance na internet;
O cancelamento acontece
Nesta fase acontece o próprio cancelamento, quando a audiência ataca o influencer com xingamento e comentários maldosos. Além disso, na maioria dos casos as marcas vinculadas ao influencer cancelam os contratos;
Pedido de desculpas
Após o cancelamento, geralmente algumas coisas podem acontecer:
A pessoa se desculpa, mas continua “cancelada” por um longo período;
Os fãs defendem a pessoa e ela é apoiada por eles, mas a outra parte da audiência mantém o cancelamento;
A pessoa pede desculpas e mostra que se transformou. O tempo passa, a audiência perdoa e a pessoa volta a ganhar público e seguidores;
A pessoa erra, mas nunca é cancelada e é sempre perdoada pelo público.
Veja a explicação completa nesse vídeo do canal do especialista Flávio Muniz:
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Sobre o especialista Flávio Muniz
O especialista em Marketing Digital Flávio Muniz tem centenas de cases de SEO e mídias sociais. Ele é Gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Professor do MBA em Marketing, Branding e Growth na PUC-RS, Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) | 2013 e UCLA (Los Angeles) | 2015.
Ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros. Com ênfase em Marketing de Relacionamento, Marketing Digital e Vendas, mostrou de forma simples como os participantes podem atingir seus sonhos mais desejados.
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