O Novo Varejo é um Jornal de alta credibilidade no Brasil que visa transmitir informações direcionadas para o varejo de autopeças. Sabe-se que este Jornal é líder na promoção de conhecimentos para pequenos e grandes varejistas. E, com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora no país, no mês de fevereiro o Jornal Novo Varejo entrevistou o Especialista, e empresário na área de marketing digital, Flávio Muniz.
O Flávio Muniz treinou profissionais e gerenciou as campanhas de marketing das principais empresas brasileiras, dentre elas estão incluídas o: Banco Itaú, TV Grande Rio e Porto Seguro. Na entrevista, ele aborda pontos relevantes para que uma empresa alcance seus objetivos com o marketing digital.
Abaixo, será possível visualizar parte da entrevista. Confira:
Parte da entrevista do Flávio Muniz no Novo Varejo
Novo Varejo – O que é o marketing digital propriamente dito e, atualmente, quais são as formas mais usuais da sua utilização para fins empresariais? Flávio Muniz – Entendo o marketing digital como um conjunto de estratégias utilizadas em plataformas online e gratuitas, que chamamos de “orgânicas” e de mídia paga, como anúncios em sites de buscas e em redes sociais. Quando utilizamos uma ou mais estratégias com o objetivo de promover uma marca, divulgar uma empresa e até mesmo vender os seus produtos e serviços, nós estamos, com certeza, falando de marketing digital. Cresce o número de empresas que utilizam o marketing digital para construir autoridade digital, ampliar sua base de clientes e converter as vendas. O último termo citado é muito utilizado nesta modalidade de marketing no âmbito online.
Veja também: Marketing de Relacionamento
Novo Varejo – Pequenas empresas nem sempre possuem dentro de suas equipes o know-how necessário para colocar em prática o marketing digital minimamente articulado. Nesse sentido, de que maneira elas podem se incluir nesse universo? Flávio Muniz – As pequenas empresas representam hoje 27% do PIB do Brasil, segundo o Sebrae. É crescente a procura de PMEs por consultoria em marketing digital, por treinamentos sobre como e em qual meio online investir. O empresário brasileiro por natureza é criativo, inovador e acaba investigando formas de utilizar o marketing digital a favor de suas empresas, averiguando informações nos sites de buscas e canais de vídeo. Porém, é importante salientar, que da mesma forma que a informação é rápida e gratuita, podem existir conteúdos que sejam superficiais e até enganosos. Os empresá- rios devem sempre optar por empresas consolidadas no mercado digital e credibilidade assinada por seus próprios clientes. Podemos checar se uma consultoria ou agência de marketing digital é realmente competente consultando o site Reclame Aqui, mais conhecido como “Procon” da internet. Após essa análise, o empresário interessado pode iniciar com investimentos mínimos; a partir de um salário mínimo já é possível contratar um planejamento de marketing digital. Caso a empresa queira ativar o gerenciamento das mídias sociais, aparecer nas primeiras páginas dos sites de busca ou até contar com a ajuda de influenciadores, que são ótimos para divulgação de nicho, o investimento pode variar muito e depende da expertise de cada agência e/ou profissional.
Para ter acesso a entrevista completa, clique aqui: Entrevista de Marketing Digital Completa do Novo Varejo Com Flávio Muniz
Novo Varejo – Quais redes sociais são as mais eficientes para o marketing digital? E, mais do que isso, existe a possibilidade de uma pequena empresa investir nesse expediente com outros meios que não sejam, por exemplo, o Facebook e o Instagram? Flávio Muniz – Estamos ansiosos pela chegada do Whatsapp Bussiness. Uma nova opção para empresas se relacionarem com clientes e mais que isso, apresentarem promoções e novidades. Essa nova modalidade do aplicativo promete estreitar o vínculo entre os lados, criando uma experiência mais customizada. Tanto o Whatsapp quanto o Instagram são empresas do todo poderoso Facebook, que, junto ao concorrente Google, detêm, 75% da publicidade online do mundo digital. Em consultoria a empresas, indico sempre um site responsivo, que abra em todos os dispositivos móveis com agilidade, um trabalho de posicionamento com SEO nos sites de busca; em seguida a criação e divulgação de conteúdo de qualidade no Facebook e Instagram. Não aconselho o investimento de pequenas e médias empresas em canais menos conhecidos, é nítido que esses dois gigantes, Google e Facebook, já têm muito a oferecer às empresas.
“Empresas que não puderem ser encontradas no ambiente digital, estarão esquecidas – como se não existissem” – Flávio Muniz