5 dicas de como utilizar o Marketing de Relacionamento para rentabilizar sua empresa

5 dicas de como utilizar o Marketing de Relacionamento para rentabilizar sua empresa

Experiências positivas podem fidelizar o cliente ao ponto de fazê-lo não só consumir o produto/serviço comercializado, mas divulgar a marca e até mesmo defendê-la em seu círculo de amizades. As empresas estão cada vez mais atentas às possibilidades de fazer o consumidor se tornar um verdadeiro fã da marca, e uma das estratégias utilizadas para alcançar esse objetivo é o Marketing de Relacionamentos.

O QUE É MARKETING DE RELACIONAMENTOS?

Marketing de Relacionamentos ou pós-marketing, como definiu Macarrena (1991), significa construir e sustentar relacionamentos entre a empresa e o cliente. É muito mais do que uma ação de venda. Na realidade, é uma estratégia que envolve criação de autoridade no mercado através da prospecção e fidelização de clientes e construção e disseminação da marca. O objetivo principal é se tornar uma referência no mercado pelas boas experiências oferecidas ao usuário, e para conseguir isso a empresa precisa investir tempo e dedicação.

A seguir damos 5 dicas valiosas de como utilizar o Marketing de Relacionamentos no seu negócio, seja ele de serviços ou produtos, on-line ou off-line.

Veja também: Curso de SEO Presencial do Básico ao Avançado em São Paulo SP – Os Segredos do SEO

1. CONHEÇA SEU PÚBLICO

Para uma marca se destacar no mercado é fundamental conhecer seu o público alvo. Não importa se vende produtos ou serviços, pesquisar sobre o cliente é primeira atitude para quem quer ter sucesso. Saiba detalhadamente quem são, o que fazem, onde vivem, em quê trabalham e muito mais sobre quem consume aquilo que é comercializado na sua empresa.

Marketing de Relacionamentos - Conheça seu público-alvo.
Marketing de Relacionamentos – Conheça seu público-alvo.

2. CRIE UM RELACIONAMENTO PRESENCIAL E ON-LINE

Além de tratar bem o cliente na hora da venda, também se preocupe em fazer com que ele se sinta lembrado. O ideal é construir um banco de dados para armazenar informações importantes sobre os consumidores como data de aniversário, profissão, produtos que mais consomem e etc.

Tendo em mãos essas informações, utilize-as. Parabenize seus clientes no aniversário, deseje boas festas, ofereça bônus, promoções e etc. Tudo que possa fazer com que o usuário sinta que é importante para a empresa.

3. OFEREÇA CONTEÚDO RELEVANTE

Não importa qual o segmento, se o objetivo é se destacar no mercado é de suma importância oferecer conteúdo relevante nas mídias sociais. Por isso, preocupe-se em somar e agregar valor e não apenas em visualizações ou vendas. Utilize o conteúdo para ajudar. Mantenha o site, o canal e as redes sociais com conteúdo relevante e o divulgue com bom senso através de e-mail marketing.

Veja também: O Marketing Digital movimentará bilhões em 2018

4. AÇÕES PRÓ-VENDA

Realize periodicamente pesquisas de satisfação para saber a opinião de seus usuários e corrija o que os tiver incomodando.

5. DIVULGUE CAMPANHAS DE SOLIDIFICAÇÃO DA MARCA

Sua marca tem projetos ambientais, sociais ou qualquer coisa que a promova? Faça com que seus clientes saibam disso e percebam o impacto que essa ação pode causar.

DICA BÔNUS: RESPONDA AOS COMENTÁRIOS NAS REDES SOCIAIS

Parece bobagem, mas não é. Se o cliente comentou é porque quer ser respondido. Seja cordial e nunca deixe um consumidor em potencial sem resposta.

Marketing de Relacionamentos - Responda aos comentários nas redes sociais
Marketing de Relacionamentos – Responda aos comentários nas redes sociais

Este artigo ajudou? Comente se já utiliza a estratégia de Marketing de Relacionamentos em seu negócio e se está fazendo diferença na saúde da marca. Até a próxima!

Deixe seu Depoimento

Depoimentos



Deixe uma resposta