Última Atualização na busca do Google impacta SEO de forma avassaladora. Confira.

Flávio MunizSEOÚltima Atualização na busca do Google impacta SEO de forma avassaladora. Confira.

O Google realiza atualizações frequentes em seus mecanismos de busca e a última atualização na busca Google aconteceu em março deste ano. A cada atualização mudam um pouco os critérios para os sites permanecerem na primeira página dos resultados de pesquisa.  

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Para ficar na primeira página há alguns critérios importantes. Veja três deles:

  • Conteúdo de Qualidade 

O conteúdo pode colocar qualquer site para o topo do ranking dos mecanismos de busca. Mas, isso só acontece quando ele é de qualidade. Quando se trabalha o SEO em um conteúdo vazio só com o objetivo de deixá-lo na primeira página, o Google pode aplicar penalidade quase impossíveis de se recuperar. Por isso, não basta trabalhar o SEO, tem que ter um conteúdo de qualidade. 
 

Os algoritmos do Google estão em constante evolução, em um esforço para fornecer, como eles dizem, “… resultados úteis e relevantes em uma fração de segundo”. Os “resultados úteis e relevantes” que o Google está tentando fornecer são os conteúdos disponíveis em toda a web. Essas partes de conteúdo são classificadas por sua ordem de utilidade e relevância para o usuário que realiza a pesquisa. E isso significa que, para que seu conteúdo tenha qualquer valor de SEO, ele precisa ser benéfico para os pesquisadores. 
 

  • Site Responsivo 

Outro critério para ficar na primeira página é ter um site responsivo. Nos dias de hoje dificilmente as pessoas sentam na frente de desktops para navegar na internet. Dispositivos móveis como smartphones e celulares são os mais utilizados e fundamentais para permitir que os usuários acessem a internet. Por isso, além de desenvolver o design do site para desktops, é importante desenvolver para dispositivos móveis, para ter um site responsivo. 
 

  • SSL 

Há impactos diretos e indiretos no SEO geral de um site, decorrentes da presença de um certificado SSL. Em 2014, o Google anunciou que começaria a dar um pequeno aumento no ranking para proteger sites. Embora seja um sinal menor de classificação direta, há outros benefícios indiretos de ter um site seguro que também pode melhorar seus rankings.  

Por exemplo, a taxa de rejeição, que é porcentagem de pessoas que acessam seu website e sua licença imediata, afeta a classificação geral do seu site. Se um site não for seguro, um usuário verá o sinalizador “Não seguro” na parte superior da tela, o que causou a saída imediata de muitos usuários, aumentando a taxa de rejeição do site, o que pode afetar negativamente as classificações. Por outro lado, é muito mais provável que os usuários permaneçam por mais tempo se acharem que podem confiar no site, o que é melhor feito fornecendo segurança a seus usuários. 


Há impactos diretos e indiretos no SEO geral de um site, decorrentes da presença de um certificado SSL.

Veja também: Quanto custa um profissional de marketing digital? Vale a pena contratar? 

 
Última Atualização na busca do Google 

O nome da última atualização na busca do Google mudou. O Google não gostou que a comunidade de SEO estivesse usando o nome Florida 2 para a atualização do Google em 12 de março, então eles decidiram twittar para anunciar que vão chamar de “Atualização de março de 2019”.  

O Google disse que entendia por que é útil nomear algumas atualizações e disse que “nosso nome para esta atualização é março de 2019 Core Update”. Por que eles deram esse nome? Eles disseram que “acham que isso ajuda a evitar confusões; isso indica o tipo de atualização e quando isso aconteceu”. 

Eles podem renomear as atualizações dadas pela comunidade de SEO? Bem, eles fizeram isso com a atualização do Panda – originalmente nós chamamos de atualização do Farmer e eles renomearam para Panda. 

O Panda atualiza os farms de conteúdo direcionados, portanto, logo no início, a comunidade nomeou a atualização para o produtor. O Google mudou o nome para atualização do Panda. Se você perguntar a alguém se ouviu falar da atualização Farmer – eles provavelmente dirão que não. Mas seria uma surpresa se qualquer SEO não soubesse da atualização da Panda. 

Veja os Twittes sobre a nomeação, feitos pelo representante do Google: 

Entendemos que pode ser útil para algumas atualizações ter nomes. Nosso nome para esta atualização é “Atualização de março de 2019”. Achamos que isso ajuda a evitar confusão; Ele informa o tipo de atualização e quando isso aconteceu. 

Então … nós normalmente não damos às atualizações centrais um nome, porque queremos que as pessoas se concentrem no que elas são – * core * updates, ao invés de dizer que a Speed Update que nós nomeamos e era sobre velocidade do site. Nossa preferência é qualquer nome continuar a usar “Core” nele … 

Nós consideramos algumas coisas. Por exemplo, essa atualização poderia ser chamada de Core 3, porque é a terceira maior atualização básica desde que começamos a confirmar as principais atualizações dessa maneira. Então o próximo seria o Core 4 e assim por diante. Mas os números significam alguma coisa? 

Há uma forte preferência de que as atualizações sejam “Core”, mais uma data, para que todos possam saber facilmente do que se trata. É claro que “o Core Update de março de 2019 não sai da língua”. Mas isso é o que era, e não há confusão com outras coisas …. 

Por exemplo, a atualização “Medic” não era sobre material médico. Foi uma ampla atualização básica que mesmo pesquisas de terceiros mostraram. Chamar de “Medic” era confuso. A famosa atualização da Flórida de 2003 não tem nada a ver com este. Chamando isso de “Florida 2” também é confuso …. 

Se a “Atualização de março de 2019” não for suficiente, talvez a Atualização do Núcleo 19/3 (Ano / Mês) funcione. Mas acho que essa sequência de numeração também pode ser confusa. De qualquer forma, apenas curioso se há melhores ideias de nomeação Core + Date que as pessoas teriam. Nomes não devem ser confusos. 

Obrigado pelo feedback, todos. Demos a ele o nome de “Atualização de março de 2019”.   

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