Ao longo dos últimos anos, o marketing digital tornou-se uma parte essencial de cada negócio bem sucedido – independentemente do tamanho do negócio. Como resultado, agora existem milhares de especialistas da indústria que estão mais do que dispostos a compartilhar seus conhecimentos. Mas quais especialistas se destacam e provaram ser líderes de autoridade?
Aqui estão os 10 principais influenciadores de marketing online que você deve seguir:
1. John Rampton
John Rampton é um empresário e conector, bem como fundador da Due.com . Ele é um colaborador frequente das empresas Entrepreneur.com , TechCrunch e The Huffington Post, e fornece conselhos de inicialização em seu blog motivacional . Rampton é um empreendedor em série que adora construir incríveis produtos e serviços que escala.
2. Rand Fishkin
Rand Fishkin , também conhecido como “Wizard of Moz”, é o fundador e ex-CEO da Moz e um dos principais especialistas em otimização de mecanismos de busca, marketing e empreendedorismo. Ele também é palestrante e autor de títulos como Inbound Marketing e SEO: Insights do Moz Blog.
3. Neil Patel
Neil Patel é mais conhecido como o fundador da Crazy Egg , Quick Sprout , e KISSMetrics . Como especialista em web analytics, marketing e conversão e empresário, Patel também é um contribuinte regular para publicações como Inc., Fast Company, Forbes, Entrepreneur.com e TechCrunch.
4. Ann Handley
Ann Handley é a autora do best-seller Everybody Writes , bem como a diretora de conteúdo da MarketingProfs e co-fundador da ClickZ. Como uma pioneira no marketing digital, Handley é também uma oradora principal e colunista para Entrepreneur.com .
5. Shama Hyder
Shama Hyder é a fundadora e CEO da Zen Marketing . Ela também é a autora do best-seller O Zen do Social Media Marketing, foi incluído na Forbes 30 Under 2015: Marketing e Publicidade.
6. Brian Halligan
Brian Halligan é o CEO e co-fundador da HubSpot , co-autor do Inbound Marketing: Get Found usando o Google, Social Media e Blogs e um professor no MIT.
7. Michael Brenner
Michael Brenner é o fundador da B2B Marketing Insider e chefe de estratégia da NewsCred, um palestrante, consultor e autor.
8. Joe Pulizzi
Joe Pulizzi tem sido um dos principais influenciadores do marketing on-line desde que ele cunhou o termo “marketing de conteúdo”, em 2001. Ele é o fundador do Instituto de Marketing de Conteúdo, palestrante e autor de conteúdo Inc.
9. Mari Smith
Mari Smith é considerada uma das principais figuras de autoridade em marketing de mídia social, especificamente Facebook. Ela também é palestrante e co-autor do The New Relationship Marketing: Como construir uma rede grande, leal, rentável usando a Web Social e Facebook Marketing: uma hora por dia .
10. Jay Baer
Jay Baer é o renomado fundador da agência de consultoria de marketing digital Convince & Convert , além de palestrante, empresário de mídia digital e autor do livro best-seller Youtility: Por que o Marketing Inteligente é sobre Ajuda e Não Hype .
Flávio Muniz
É claro que o Flávio Muniz não iria ficar de fora desta lista.
Gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, profissional de Marketing e especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) – 2013 e UCLA (Los Angeles) 2015.