O marketing de relacionamento enfatiza o aumento da atividade boca a boca, a repetição de negócios e a disposição do cliente de fornecer informações à organização. Mas, como adotar esse tipo de marketing nas estratégias da sua empresa? Saiba agora o passo a passo do marketing de relacionamento com o cliente.
Passo 1: Agregue Valor – Dê livremente o seu tempo e experiência. Compartilhe segredos da indústria ou dê aos seus clientes / clientes em potencial algumas ótimas informações que melhorarão suas vidas. Se você está dando dicas ou conselhos que estão relacionados ao problema que você resolve, você sempre estará na frente. Você não apenas será visto como sociável e generoso, mas também aumentará seu status de especialista. Você pode compartilhar os conhecimentos através de um blog, hospedado no site da empresa, por exemplo. Outra opção é um canal no YouTube.
Passo 2: Interaja através das redes sociais – Usar as redes sociais tornou-se uma das melhores maneiras de se envolver com seus clientes potenciais e atuais. Compartilhe o sucesso de seus clientes e se envolva com eles através das redes sociais. O Instagram é uma ótima rede social para fazer isso. O repost do Twitter é outra forma de valorizar o cliente, para as empresas que usam essa rede social.
Passo 3: Utilize o e-mail marketing – O e-mail marketing ainda é um dos meios mais poderosos para construir relacionamentos com seus clientes, já que é tão pessoal. No trabalho, muitos funcionários gastam duas horas e meia em sua caixa de entrada – isso é muito tempo! Não ignore este canal fornecendo excelentes conteúdos e atualizações de produtos por e-mail. Por isso o terceiro passo do passo a passo do marketing de relacionamento é utilizar o e-mail marketing.
Veja também: Marketing Digital em Dourados – Mato Grosso do Sul
Passo 4: Responda as perguntas – Tenha o compromisso com seus clientes respondendo a qualquer pergunta ou comentário que eles façam. Seja nas redes sociais ou por e-mail. Nada é pior que ignorar seus clientes. A eficácia do marketing de relacionamento deve-se ao início de um relacionamento e a promoção dele por meio de uma comunicação aberta.
Passo 5: Resolva um problema – Depois de ter promovido um relacionamento e construído confiança com seus clientes, você ganhou a oportunidade de fazer uma oferta. Quando você está fazendo sua oferta, certifique-se de que você está resolvendo o problema comum que seu público-alvo tem. Utilize tudo o que você sabe sobre a psicologia das vendas e torne sua oferta atraente e irresistível de ser ignorada.
Passo 6. Acompanhe os clientes – O último passo do passo a passo do marketing de relacionamento é o acompanhamento. Essa é a chave para uma estratégia de marketing de relacionamento bem-sucedida. Tudo pode cair no obstáculo final se você não tiver o sistema de acompanhamento correto. Um acompanhamento apropriado acontecerá com 48 horas, independentemente de quão ocupado você esteja. Nenhum relacionamento se manterá sem que o tempo e o esforço sejam dedicados a estimulá-lo.
Veja também: Especialista em Planejamento de Conteúdo Digital e Redes Sociais
Gostou de saber o passo a passo do marketing de relacionamento com o cliente? Para saber mais dicas sobre marketing de relacionamento e marketing digital acompanhe nosso blog.