Consultor de Marketing Digital: Seu papel e as vantagens da consultoria em Marketing Digital? | Flávio Muniz | Palestras Marketing

Consultor de Marketing Digital: Seu papel e as vantagens da consultoria em Marketing Digital?

A figura do consultor de marketing digital vem ganhando grande destaque paralelamente ao crescimento e aplicação dos conceitos do marketing digital por um número cada vez maior de empresas.

No Brasil a presença do consultor de marketing digital atuando em empresas vem aumentando nos últimos anos, juntamente com a aplicação dos conceitos de marketing digital pelas empresas que buscam construir uma presença forte também no mundo virtual.

Confira agora um pouco mais sobre tudo o que o consultor de marketing digital pode trazer em forma de benefícios para o seu negócio.

Qual é o papel do consultor de marketing digital?

O marketing digital pode ser resumido basicamente como um conjunto de ações e estratégias de marketing em busca de objetivos para pessoas, marca e empresas, com foco principal no ambiente virtual através das mídias sociais.

O consultor de marketing digital deve, num primeiro momento, identificar os relacionamentos assim como em qual situação se encontra toda a comunicação da empresa nos ambientes virtuais onde ela estiver presente.

Somente após fazer o levantamento dessas informações é que o consultor de marketing digital poderá buscar soluções através de ações e estratégias para melhorar os aspectos necessários presentes em sua primeira avaliação.

Entre as principais características do trabalho de um consultor digital pode-se destacar:

  • Orientação para resultados;
  • Clareza na metodologia de trabalho;
  • Dedicação total ao negócio do cliente.

Dessa forma o consultor pode contribuir com opiniões neutras fundamentais para que sejam adotadas ações que visam unicamente o bem do negócio.

Um consultor digital também deve dominar diversas competências técnicas como:

  • SEO (Search engine optimization);
  • Gestão de mídias sociais;
  • Análise de métricas (KPIs);
  • Geração de leads;
  • Criação de conteúdo.

O empresário ou gestor que opta por contratar os serviços de um consultor de marketing digital precisa ter em mente que esse é um investimento fundamental para que sua empresa comece a obter resultados consistentes em suas ações virtuais.

Vantagens de contratar um consultor de marketing digital

Veja algumas das vantagens que o trabalho do consultor de marketing digital pode trazer para sua empresa.

Melhorar o posicionamento da sua empresa nos mecanismos de busca

Uma das principais vantagens de se contar com os serviços de um consultor digital é a possibilidade de conseguir deixar a sua marca ou empresa em uma posição de destaque nos mecanismos de buscas, como o Google.

Para ter uma ideia da importância desses mecanismos para empresas que querem melhorar sua presença online, somente no Google são realizadas bilhões de buscas diariamente somente nessa ferramenta.

Por isso estar bem posicionado nesses sites pode gerar um grande volume de vendas para negócios de todos os tipos.

Estabelecer comunicação com o público certo

O primeiro passo para traçar qualquer estratégia de marketing digital ou convencional é saber qual é o seu público, quem tipo de pessoas ou empresas podem se interessar pelo tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece.

Depois de identificar o seu cliente ideal, a persona, o consultor digital saberá qual a melhor forma de encontrar essas pessoas e atraí-las para que conheçam a sua empresa e acabem se tornando seus clientes.

Isso pode ser feito com o uso de blogs, sites, canais de vídeo ou redes sociais. Um consultor de marketing digital experiente saberá qual o canal de comunicação mais adequado para tipo de público, tornando essa comunicação muito mais eficiente.

Foco no negócio principal da sua empresa

Sempre que uma empresa decide por aumentar sua presença no ambiente virtual é necessário que se dedique tempo suficiente para que possam ser implementadas todas as ações necessárias, conforme as necessidades do negócio.

Esse processo pode acabar fazendo com que pessoas fundamentais em outras áreas da empresa acabem deixando de lado suas atividades principais para se dedicarem as atividades do marketing digital.

A presença do consultor de marketing digital faz com que essas ações sejam mais assertivas, já que esse direcionamento é planejado com base em experiências de trabalhos anteriores e com o uso de ferramentas específicas.

Dessa forma cada profissional se mantém focado em suas atividades principais garantindo assim que todas as áreas da empresa funcionem em sintonia em busca dos objetivos definidos pela empresa.

Conclusão

Toda empresa que escolhe aplicar os conceitos do marketing digital precisa fazê-lo de forma extremamente profissional.

Esse profissionalismo só pode ser atingido quando é possível contar com a expertise de um profissional qualificado que já realizou trabalhos de consultoria para grandes empresas como Senac, WebMotors, entre outras.

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