Divulgar os produtos e serviços da sua companhia, além de manter os clientes sempre próximos e satisfeitos com sua marca, é o objetivo do marketing como um todo. A palestra para empresa, sobre marketing de relacionamento e digital, trará uma nova perspectiva à sua organização, fornecendo técnicas que vão impulsionar as vendas.
O que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento envolve as práticas empregadas pela empresa, visando criar e manter uma aliança duradoura com os seus clientes.
Antes de adotar as estratégias de marketing de relacionamento, é fundamental saber os gostos dos consumidores, suas necessidades, se estão satisfeitos com sua marca e o que desejam dos produtos.
Dessa forma, a palestra de marketing de relacionamento promove instruções para fidelizar os clientes.
Uma das dicas para implementar as ações de marketing de relacionamento é detectar o grupo de consumidores que consomem com regularidade os seus produtos.
Feito isso, é preciso adotar medidas específicas para estes consumidores, pensando estrategicamente neles.
Assim, oferecendo vantagens e os agradando, a relação com esses clientes irá perdurar por longos anos e sua empresa continuará gerando bons rendimentos.
Como o marketing de relacionamento consegue reter os clientes?
O palestrante de marketing de relacionamento está atualizado quanto às técnicas da empresa responsáveis por fidelizar os clientes.
Veja alguns dos tópicos discutidos na palestra de marketing, que vão auxiliar a sua companhia a manter os clientes próximos e aptos a realizar futuras aquisições.
- Identifique o comportamento do seu público
Um banco de dados atualizado é altamente relevante para diagnosticar as características de seus compradores e permitir a comunicação entre vocês.
Depois que sua empresa conseguiu identificar o que seus clientes buscam e o que eles mais consomem, a palestra para empresa sobre marketing de relacionamento recomenda algumas ações, como:
- De acordo com as compras anteriores dos seus consumidores, envie ofertas e outros itens de seu interesse.
- Nas datas comemorativas, como aniversário ou dia das mães, entre em contato com os respectivos clientes, parabenize-os, ofereça brindes e descontos nos produtos.
- Realize pesquisas a despeito dos produtos e serviços da sua empresa. A partir daí, entenda sobre a qualidade dos itens, quais outros produtos eles gostariam que sua organização produzisse e o que você pode fazer para melhorar os serviços e itens já existentes.
Veja também: Palestra e Treinamento de Marketing – Palestra para Empresa e Universidade
- Aproxime-se dos usuários através das redes sociais
As mídias sociais permitem uma maior interatividade entre empresa e cliente, ajudando nas dúvidas que os usuários possam ter, no feedback positivo ou negativo dos mesmos e principalmente para criar um laço entre vocês.
A palestra para empresa ensina como sua empresa deve se portar nas redes sociais. Um cuidado que se deve ter é na agilidade em responder os questionamentos ou sugestões dos consumidores.
Se o atendimento da sua empresa com o usuário não for rápido, o mesmo pode criar uma imagem negativa quanto à sua marca.
Por isso, crie uma equipe preparada para responder em poucos minutos todas as mensagens do Facebook, Twitter ou Instagram.
Outra recomendação de um palestrante de marketing de relacionamento é conhecer a linguagem utilizada pelo seu público.
Por exemplo, ao publicar um novo conteúdo no Facebook, que seja original e de interesse da sua audiência, expresse-se da maneira correta e seja educado.
E ainda, curta as opiniões, interaja com os posts e quando for possível, divulgue determinado produto da sua empresa que atende o comentário do cliente.
O que é marketing digital?
Outro tema, que vai ampliar as vendas de sua marca, é explorado numa palestra de marketing digital.
O marketing digital pode ser definido como o conjunto de informações e técnicas utilizadas no meio digital, via Internet, com o propósito de expandir os negócios de uma empresa.
Marketing de conteúdo, SEO e e-mail marketing são algumas formas de realizar o marketing digital. Veja a seguir um pouco mais sobre estas estratégias.
Marketing de conteúdo
Numa palestra para empresa, você verá que o marketing de conteúdo cria artigos valiosos e envolventes, onde os temas são relacionados ao público-alvo.
Para que as publicações sejam atrativas e os leitores voltem a acessar sua página web ou mídia social, o conteúdo precisa ser autêntico, moderno, responder as principais dúvidas dos leitores e explorar bem o assunto, com o objetivo de dar uma visão ampla do tema ao usuário.
Além disso, a regularidade nas publicações é importante para que os leitores continuem acessando os conteúdos do site da sua empresa.
Outro ponto fundamental é de realizar as postagens tanto na página de sua organização, quanto nas diferentes redes sociais, para que o alcance seja máximo.
E ainda, o conteúdo engajador deve ser desenvolvido mesclando diferentes tipos de formatos, como textos, imagens estáticas, gifs, vídeos, infográficos e possuir também indicações para artigos relacionados.
Assim, se o artigo foi bem escrito e agradou o usuário, é provável que ele leia outros conteúdos que foram recomendados por você.
SEO
As práticas de SEO, Search Engine Optimization, tem como intuito aplicar medidas que deixem o site da sua empresa nas primeiras colocações dos localizadores, como por exemplo, o Google, Bing e Yahoo Search.
Isso amplia o número de visitantes, os quais conhecem melhor os produtos e valores da sua companhia, e com o tempo podem se tornar clientes fiéis.
Entre as medidas de SEO, as quais são desmistificadas na palestra de marketing digital, uma delas envolve criar o site da sua empresa de forma responsiva, isto é, o layout da página deve se enquadrar tanto nos computadores quanto nos dispositivos móveis.
Outras técnicas de SEO incluem estudar as principais palavras-chave de cauda longa, de acordo com os produtos e consumidores da sua marca, e adicioná-las nos conteúdos e também na estrutura do seu site.
Lembrar ainda de utilizar as tags html adequadamente para o bom posicionamento no Google, deixar ágil todas as seções de sua página virtual e utilizar as técnicas de link building, responsável por trazer usuários de outros sites para o seu.
E-mail marketing
O e-mail marketing, como pode ser verificado numa palestra de marketing digital, tem como objetivo, através do envio de e-mails, angariar novos clientes e ampliar o relacionamento com os consumidores já associados à sua marca.
É bom comentar que os novos clientes podem ser conquistados com a ajuda de seus concorrentes.
Isso quer dizer que, descobrindo quais usuários acompanham outras empresas do mesmo nicho, você pode incluí-los na sua lista de e-mails. A partir daí, sua tarefa é apresentar sua empresa e atrair estes clientes.
Conclusão
Flávio Muniz, palestrante de marketing digital e marketing de relacionamento para as empresas, tem experiência no assunto e aborda esses conceitos para todos os tipos de usuários, incluindo os mais leigos.
Deste modo, a palestra para empresa de Flávio Muniz esclarece tudo sobre o marketing de relacionamento, o qual proporciona uma harmonia entre empresa e consumidores, além de compreender o que eles esperam da sua organização, contribuindo assim para o aumento nas vendas.
Flávio Muniz também esmiúça o marketing digital, tema relevante para incrementar a quantidade de clientes e aumentar os ganhos da sua empresa.
Na palestra de marketing digital, diversas orientações são transmitidas com o intuito de difundir os seus produtos e serviços, seja através do site da sua empresa, das redes sociais ou via e-mail.