Muito se ouve falar nos digital influencers e em como o trabalho deles é importante para as marcas. Mas, o que é o marketing e influência? Continue acompanhando o artigo, saiba o que é, qual a importância e como utilizar o marketing de influência nas estratégias de marketing digital.
O que é o marketing de influência?
O marketing de influência ou influencer marketing é um dos vários tipos de marketing existentes e ele tem o objetivo de aumentar as vendas através do poder de indivíduos influentes sobre compradores em potencial
Ou seja, é uma forma de colaboração. Uma empresa colabora com uma pessoa influente para promover a marca, o produto ou serviço e, em troca, essa pessoa interfere na decisão de compra de seus fãs, seguidores ou de sua audiência.
O apoio de celebridades era a forma original de marketing de influenciadores. Porém, no mundo digital de hoje, elas foram quase totalmente substituídas pelos influenciadores digitais. Então, o marketing de influência, como conhecemos hoje, é baseado no trabalho dos digital influencers.
Veja também: Qual a diferença entre Mega, Macro, Micro, Nanoinfluencers e Celebridades?
Por que investir no marketing de influência?
Veja algumas razões para investir no marketing de influência, segundo a Forbes:
Naturalidade
As pessoas nem sempre se sentem à vontade em comprar algo quando percebem que uma empresa está tentando vender algo para ela. Portanto, o desafio do marketing se torna vender de uma maneira que o comprador em potencial não perceba o processo de venda. E, isso é possível através do marketing de influência.
Público ideal
Os influenciadores digitais geralmente têm um público bem segmentado e atingem nichos específicos. E, isso é muito importante para as marcas. Por isso, investir no marketing de influência vale a pena, pois os seguidores de um determinado influenciador pode ser o seu público ideal, que vai te gerar muitas vendas.
Autenticidade
Os influenciadores conversam com o público sobre coisas que realmente interessam a ambos. Se uma marca puder entrar nessa conversa por meio de um influenciador, ela pode se promover com autenticidade e credibilidade.
Como utilizar o Marketing de influência?
Agora sim, você vai saber como utilizar o marketing de influência nas estratégias de marketing digital. Veja alguns passos que você pode seguir para começar sua estratégias de marketing de influência:
1. Comece determinando quem influencia seus compradores e quais desses influenciadores você gostaria de atingir. Há muitas pesquisas que acontecem nesse ponto do processo, inclusive conversando com sua equipe de vendas e seus compradores. O uso de uma lista de palavras-chave relevantes também pode ajudar a identificar um amplo grupo de influenciadores, que podem ser encontrados com o uso de determinadas ferramentas.
2. Depois de ter sua lista de influenciadores em potencial, priorize essa lista com base em quem você acha que terá o maior impacto. Alveje esses indivíduos primeiro, construindo relacionamentos, envolvendo-os em uma conversa simples e acompanhando periodicamente. Você pode segui-los no nas redes sociais, além de comentar e compartilhar o conteúdo deles.
3. Após várias interações, é o momento de entrar em contato com o influenciador ou com a assessoria dele. Explique que você o segue há algum tempo e apresente seus negócios e um rápido resumo do que você procura em uma campanha de influenciadores e o que você está disposto a oferecer a ele. Algumas marcas optam por oferecer compensação monetária, enquanto outras oferecem apenas produtos e serviços.
4. Por fim, depois que o influenciador publicar o conteúdo promovendo sua marca, agradeça formalmente pela contribuição e parceria. Você também pode escolher acompanhar o influenciador nos dias que se seguem para saber como foi o desempenho do conteúdo ou mesmo propor outra oportunidade para contribuir com mais conteúdo no futuro.
Veja também: Autoridade Digital: Quem é?
Agora que você já sabe como utilizar o marketing de influência nas estratégias de marketing digital, é só colocar em prática! Para isso, é importante contar com um profissional de marketing digital influente e qualificado, como o Flávio Muniz, que possui centenas de cases em mídias sociais.
Conheça o Flávio Muniz
O Flávio Muniz é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital, com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais. Realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).
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