Você já parou para pensar sobre qual a relação entre arte e negócios? A arte é subjetiva, é humana, mexe com os sentimentos, enquanto os negócios são objetivos. Arte e negócios podem parecer diferentes e incompatíveis, mas têm tudo a ver. A live dos profissionais de marketing Flávio Muniz e Fernando Kimura mostra essa relação.
Na live o profissional de marketing Flávio Muniz entrevista Fernando Kimura, que também é profissional de marketing e já atuou no marketing da Microsoft Brasil. Eles tiveram uma conversa muita produtiva sobre como usar a arte no mundo dos negócios. Acompanhe o texto até o final e saiba como.
A arte está em todos os lugares
Arte é música, é arquitetura, é dança. E, a arte já está no mundo dos negócios, mas nem sempre observamos a presença dela ou não a identificamos como arte. A arte está na música que é tocada, nos aromas e na arquitetura dos pontos de venda, por exemplo, e também está nas cores, imagens e todos os elementos visuais presentes nos sites das marcas.
Kimura observou que a arte sempre esteve na comunicação e ela faz com que a gente sinta a comunicação de forma diferente e aí começa o diferencial para muitas empresas, para muitos negócios. Através da arte você pode endereçar o que você quer que as pessoas sintam: sofisticação, simplicidade, conforto, etc.
Como aplicar a arte no mundo dos negócios?
Como explicou Kimura, a aplicação da arte no mundo dos negócios é uma construção e essa construção é muito usada no marketing. Quando vão definir um produto novo, as marcas começam a definir quem é a persona, quem é o público-alvo, o que se quer que o público sinta, o que se quer que o produto transmita e a partir disso vão conectando elementos visuais, sensoriais, para fazer com que a pessoa sinta exatamente o que as marcas querem.
Veja dois exemplos de cases de sucesso de marcas que souberam utilizar muito bem a arte no mundo dos negócios:
Nespresso
A Nespresso conseguiu construir um ambiente extremamente sofisticado em sua loja, utilizando elementos de arquitetura, onde tudo é muito clean, há muitas cores escuras e elementos muito retos.
Mangai
O restaurante Mangai utiliza muito a arte em suas unidades. Ela pode ser vista na arquitetura e decoração, com elementos que remetem à culinária brasileira, na moda, que pode ser observada nas roupas dos garçons, na música e até mesmo nos nomes dos pratos.
É importante ressaltar que há negócios que possibilitam mais a utilização da arte, mas todos podem explorá-la de alguma maneira.
Veja também: Como o Marketing de SEO pode ajudar as empresas na Crise Mundial de 2020
Aproveite para seguir o Flávio e o Kimura no Instagram e se inscreva no Youtube.
Flávio Muniz
Fernando Kimura
Acompanhe a live completa no vídeo abaixo:
Conheça mais o Flávio Muniz
Além de profissional de marketing, Muniz é empresário, palestrante, professor e fundador da agência de marketing digital Espalhando. Ele tem mais de 10 anos de atuação no marketing digital e mais de 500 cases em SEO e mídias sociais. Já ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros. Com seus cursos, palestras e consultorias ele mostra de forma simples como os participantes podem atingir seus sonhos mais desejados.
O Flávio Muniz é Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).
Conheça as palestras
Contrate o Flávio Muniz
Para contratar as palestras e serviços de Muniz você pode clicar no link acima ou entrar em contato através do e-mail:[email protected] ou do telefone: (11) 4872-6630.