Quando se fala em Marketing de Relacionamento, o que vem à mente das pessoas é apenas o fortalecimento da relação entre empresas e clientes. Entretanto, para um empreendimento manter as suas atividades e buscar progressos, diversos setores internos necessitam estar alinhados e motivados. O sucesso de uma empresa depende da colaboração de todos os envolvidos!
Atualmente, é importante possuir um produto/serviço diferencial ou até mesmo uma tecnologia exclusiva, mas o que leva uma empresa à excelência são as pessoas que trabalham e colaboram em diversas funções. Portanto, zelar pelos seus colaboradores é uma estratégia indispensável para a obtenção de bons resultados no seu empreendimento. É aí que entra o Endomarketing, o Marketing de Relacionamento Interno.
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Endomarketing, como aplicar esta estratégia.
O marketing institucional de uma empresa visa a qualidade das relações dentre os membros do empreendimento. Afinal, os empregados (e colaboradores) são componentes fundamentais para que as atividades da empresa sejam realizadas de modo perfeito. Neste contexto, a gestão de recursos humanos tem por objetivo estruturar o planejamento, ações, recursos e prazos disponíveis para tais abordagens.
O Endomarketing possui algumas estratégias para promover a melhora da relação e empenho dos profissionais, o que consequentemente gera progresso para a empresa. Primeiramente, é importante estabelecer veículos de comunicação interna dentre os diferentes setores. O RH da empresa precisa estar informada das necessidades dos empregados, bem como os funcionários querem ter liberdade para opinar e realizar sugestões aos seus chefes.
A motivação dos funcionários é extremamente importante para a produtividade da empresa. Um empregado motivado garante fluidez e eficiência nas atividades, além de promover um excelente ambiente de trabalho à sua volta. Crie projetos de reconhecimento como bonificações, folgas, viagens e outros benefícios. Além disso, promova eventos sociais, os quais fomentam a coletividade e laços entre os funcionários.
Adicionalmente, a capacitação dos empregados é primordial. Possuir um ótimo conhecimento das funções dentro da empresa, acarreta em funcionários competentes, focados e ágeis. Logo, os processos são realizados de modo harmônico e dentro do prazo estabelecido, o que gera satisfação do cliente. Portanto, ofereça bolsas, cursos, assim como atividades de formação e atualização aos seus empregados.
Outro ponto muito significativo a se salientar é o plano de carreira. Todo profissional almeja progredir na empresa, buscando posições que satisfaçam seus objetivos e aumento do salário. Criar um plano de carreira na empresa motiva os funcionários, pois eleva o seu valor e promove sua dedicação no trabalho. Faça com que aquele jovem empregado tenha orgulho do trabalho e permaneça no serviço por muitos anos!
Colha os benefícios do Endomarketing.
Em conjunto, estas estratégias promovem mais do que a motivação dos funcionários. Tê-los satisfeitos é sinônimo de empenho e produtividade! Importantemente, estas abordagens geram menos rotatividade dos empregados em uma empresa, pois a partir do momento em que o funcionário vê um potencial de crescimento dentro do empreendimento, este profissional tende a permanecer no emprego por muitos anos.
Ainda, a retenção de talentos é um quesito muito relevante a se considerar, tendo em vista que muitos profissionais jovens, recém chegados em uma empresa, estão admirados com as inúmeras oportunidades existentes no mercado de trabalho. Portanto, adquirir a confiança do funcionário para que ele e empresa cresçam juntos leva à sua permanência no emprego e mantém sua colaboração em funções cruciais.
A consequência de empregados de longo prazo em uma mesma empresa garante a possibilidade do desenvolvimento de projetos complexos e duradouros, o que acaba por promover um ótimo retorno financeiro para a empresa. Ainda, funcionários de longa data conhecem bem a empresa, permitindo análises e sugestões muito embasadas e detalhadas a respeito de um determinado assunto.
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É importante salientar que o Endomarketing não se restringe apenas aos próprios funcionários de uma empresa, podendo ser ampliado para outros profissionais envolvidos com as atividades daquele estabelecimento. Afinal, lidamos com distribuidores, revendedores e até acionistas, os quais são peças-chave na manutenção e sustentabilidade das atividades de uma empresa. Pense nisso!
Portanto, conhecer as estratégias do Endomarketing é um requisito essencial para buscar a estabilidade financeira e o crescimento empresarial. Faça a sua empresa ter mais do que dezenas de funcionários, transforme o seu empreendimento em uma grande equipe unida e focada para atingir os objetivos estabelecidos. Lembre-se: todos são beneficiados por um bom marketing interno: empreendedor, funcionário, empresa e cliente!