Marketing Pessoal: o que é e como utilizar no pessoal e no profissional?

Nos dias de hoje, possuir uma boa apresentação perante às outras pessoas é altamente significativo, seja na vida pessoal ou profissional. É só imaginar que basta alguém realizar uma busca pelo seu nome no Google que muitas informações sobre você serão rapidamente disponibilizadas. Neste contexto, o Marketing Pessoal se caracteriza por gerir e otimizar a sua identidade na internet. 

Com este intuito, algumas recomendações podem trazer diversos benefícios para suas relações dentro e fora do trabalho. Assim como diz Leornard Kim, um dos profissionais mais influenciadores do Marketing Pessoal, “você é sua identidade na internet”. Então, confira a seguir algumas sugestões para a melhoria da sua identidade digital. 

 

Elabore uma identidade clara e consistente. 

Primeiramente, é preciso decidir os objetivos da sua identidade. Algumas pessoas buscam realizações pessoais enquanto outras querem uma posição melhor no trabalho. Ainda, alguns profissionais querem um perfil para divulgar determinadas missões e experiências. Portanto, a sua identidade deve ser elaborada em conformidade com o seu intuito atual. 

Veja também: Marketing de Relacionamento: porque seus colaboradores precisam conhecer esta estratégia?

Estabeleça um perfil atrativo. De acordo com Dorie Clark, professora na Universidade de Duke, nos EUA, as pessoas se interessam e têm empatia por indivíduos que tragam novidades e assuntos diferentes, e que estão sempre fazendo algo produtivo. Mostre-se ativo! Divulgar seu desafios e percepções, bem como mostrar as suas ações voluntárias ou de caridade, podem refletir a pessoa que você é com mais fidedignidade. 

Entretanto, precisamos zelar pela consistência. Atualmente, estamos inscritos e possuímos perfis em diversas plataformas digitais, particularmente nas várias redes sociais existentes. Portanto, todos os seus perfis devem ser consistentes, transmitindo um conceito claro, similar e coerente. Adicionalmente, recomenda-se que os perfis profissionais assumam um certo padrão, pois assim como uma marca, o seu “avatar” será reconhecido e memorável com mais facilidade por outros usuários. 

 

Personalize e acompanhe o seu perfil. 

É importante salientar que o seu perfil pode ser personalizado para determinadas atividades e focos. Saber o que o cliente deseja de um profissional ou empresa pode ser a chave para você alinhar a sua identidade de modo objetivo e impactante ao seu público-alvo. Lembre-se: comunicação clara gera confiança. Seja transparente e tenha a sensibilidade para elaborar uma identidade marcante! 

A internet armazena uma infinidade de dados antigos, e existem diversos comentários que realizamos há muito tempo que a gente nem se recorda. É bem provável que alguns destes posts não reflitam mais a nossa visão atual para um determinado assunto. “O monitoramento e eliminação de publicações que não condizem mais com os nossos conceitos e ideais”, conforme relata Ciaran Burke, especialista da Creative Skillset. 

Adicionalmente, precisamos de um limite para a privacidade. Algumas informações ou fotos postadas por nossos amigos ou familiares não são adequadas para certas situações que experenciamos. Logo, fique atento às novas postagens e zele pela sua identidade. Sua reputação tem influência direta na relação com os clientes, empregados e chefes, assim como nas relações pessoais. 

 

Marketing Pessoal no foco profissional. 

Especificamente em relação às aplicações do Marketing Pessoal no lado profissional, há algumas dicas e sugestões a serem refletidas para proporcionar melhoria na relação com os clientes, colaboradores e demais envolvidos nas atuações voltadas ao serviço. 

O Marketing Pessoal é uma ótima ferramenta para se trabalhar o relacionamento com as pessoas envolvidas no seu negócio, principalmente os clientes. Uma identidade digital bem formulada, focada para as expectativas e atenção ao cliente, é uma arma poderosa no processo de humanização da identidade digital. Um perfil na internet não pode passar apenas por uma simples descrição e foto, é preciso transmitir o engajamento e a presença de um indivíduo em si. 

O Marketing Pessoal é uma ótima ferramenta para se trabalhar o relacionamento com as pessoas envolvidas no seu negócio, principalmente os clientes.
O Marketing Pessoal é uma ótima ferramenta para se trabalhar o relacionamento com as pessoas envolvidas no seu negócio, principalmente os clientes.

De acordo com Robert Scoble, reconhecido líder em tecnologia, tais processos proporcionam maior interação entre estas identidades digitais, possibilitando a realização de projetos novos, não antes pensados e viáveis. Ainda, a capacidade de criar projetos coletivos é imensa, tendo em vista a vasta quantidade de perfis de profissionais nas mais diversas áreas de atuação. Explore sua identidade! 

Veja também: Melhores nomes e profissionais do Marketing Digital – TOP 5

Adicionalmente, a reação de clientes e colaboradores ao que você posta ou divulga na internet pode ser facilmente monitorada e avaliada. Com esta estratégia, é possível levantar informações valiosas a respeito da opinião de usuários, abrindo espaço para promover adaptações no seu produto ou serviço conforme o feedback do seu público-alvo. 

Por fim, focar em um nicho determinado pode ser uma boa ideia para o aperfeiçoamento do seu perfil digital. Tente selecionar uma área específica, a qual você possa introduzir um diferencial significativo. Tendo menos concorrência, espera-se vantagem nesta abordagem, o que acaba por aumentar o impacto e visualização da sua identidade na internet. 

Deixe seu depoimento

Deixe seu depoimento



Deixe um comentário

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.