Marketing Pessoal: o que é e como utilizar no pessoal e no profissional?

Flávio MunizMarketing PessoalMarketing Pessoal: o que é e como utilizar no pessoal e no profissional?
O marketing pessoal se caracteriza por gerir e otimizar a sua identidade na internet.

Nos dias de hoje, possuir uma boa apresentação perante às outras pessoas é altamente significativo, seja na vida pessoal ou profissional. É só imaginar que basta alguém realizar uma busca pelo seu nome no Google que muitas informações sobre você serão rapidamente disponibilizadas. Neste contexto, o Marketing Pessoal se caracteriza por gerir e otimizar a sua identidade na internet. 

Com este intuito, algumas recomendações podem trazer diversos benefícios para suas relações dentro e fora do trabalho. Assim como diz Leornard Kim, um dos profissionais mais influenciadores do Marketing Pessoal, “você é sua identidade na internet”. Então, confira a seguir algumas sugestões para a melhoria da sua identidade digital. 

 

Elabore uma identidade clara e consistente. 

Primeiramente, é preciso decidir os objetivos da sua identidade. Algumas pessoas buscam realizações pessoais enquanto outras querem uma posição melhor no trabalho. Ainda, alguns profissionais querem um perfil para divulgar determinadas missões e experiências. Portanto, a sua identidade deve ser elaborada em conformidade com o seu intuito atual. 

Veja também: Marketing de Relacionamento: porque seus colaboradores precisam conhecer esta estratégia?

Estabeleça um perfil atrativo. De acordo com Dorie Clark, professora na Universidade de Duke, nos EUA, as pessoas se interessam e têm empatia por indivíduos que tragam novidades e assuntos diferentes, e que estão sempre fazendo algo produtivo. Mostre-se ativo! Divulgar seu desafios e percepções, bem como mostrar as suas ações voluntárias ou de caridade, podem refletir a pessoa que você é com mais fidedignidade. 

Entretanto, precisamos zelar pela consistência. Atualmente, estamos inscritos e possuímos perfis em diversas plataformas digitais, particularmente nas várias redes sociais existentes. Portanto, todos os seus perfis devem ser consistentes, transmitindo um conceito claro, similar e coerente. Adicionalmente, recomenda-se que os perfis profissionais assumam um certo padrão, pois assim como uma marca, o seu “avatar” será reconhecido e memorável com mais facilidade por outros usuários. 

 

Personalize e acompanhe o seu perfil. 

É importante salientar que o seu perfil pode ser personalizado para determinadas atividades e focos. Saber o que o cliente deseja de um profissional ou empresa pode ser a chave para você alinhar a sua identidade de modo objetivo e impactante ao seu público-alvo. Lembre-se: comunicação clara gera confiança. Seja transparente e tenha a sensibilidade para elaborar uma identidade marcante! 

A internet armazena uma infinidade de dados antigos, e existem diversos comentários que realizamos há muito tempo que a gente nem se recorda. É bem provável que alguns destes posts não reflitam mais a nossa visão atual para um determinado assunto. “O monitoramento e eliminação de publicações que não condizem mais com os nossos conceitos e ideais”, conforme relata Ciaran Burke, especialista da Creative Skillset. 

Adicionalmente, precisamos de um limite para a privacidade. Algumas informações ou fotos postadas por nossos amigos ou familiares não são adequadas para certas situações que experenciamos. Logo, fique atento às novas postagens e zele pela sua identidade. Sua reputação tem influência direta na relação com os clientes, empregados e chefes, assim como nas relações pessoais. 

 

Marketing Pessoal no foco profissional. 

Especificamente em relação às aplicações do Marketing Pessoal no lado profissional, há algumas dicas e sugestões a serem refletidas para proporcionar melhoria na relação com os clientes, colaboradores e demais envolvidos nas atuações voltadas ao serviço. 

O Marketing Pessoal é uma ótima ferramenta para se trabalhar o relacionamento com as pessoas envolvidas no seu negócio, principalmente os clientes. Uma identidade digital bem formulada, focada para as expectativas e atenção ao cliente, é uma arma poderosa no processo de humanização da identidade digital. Um perfil na internet não pode passar apenas por uma simples descrição e foto, é preciso transmitir o engajamento e a presença de um indivíduo em si. 

O Marketing Pessoal é uma ótima ferramenta para se trabalhar o relacionamento com as pessoas envolvidas no seu negócio, principalmente os clientes.
O Marketing Pessoal é uma ótima ferramenta para se trabalhar o relacionamento com as pessoas envolvidas no seu negócio, principalmente os clientes.

De acordo com Robert Scoble, reconhecido líder em tecnologia, tais processos proporcionam maior interação entre estas identidades digitais, possibilitando a realização de projetos novos, não antes pensados e viáveis. Ainda, a capacidade de criar projetos coletivos é imensa, tendo em vista a vasta quantidade de perfis de profissionais nas mais diversas áreas de atuação. Explore sua identidade! 

Veja também: Melhores nomes e profissionais do Marketing Digital – TOP 5

Adicionalmente, a reação de clientes e colaboradores ao que você posta ou divulga na internet pode ser facilmente monitorada e avaliada. Com esta estratégia, é possível levantar informações valiosas a respeito da opinião de usuários, abrindo espaço para promover adaptações no seu produto ou serviço conforme o feedback do seu público-alvo. 

Por fim, focar em um nicho determinado pode ser uma boa ideia para o aperfeiçoamento do seu perfil digital. Tente selecionar uma área específica, a qual você possa introduzir um diferencial significativo. Tendo menos concorrência, espera-se vantagem nesta abordagem, o que acaba por aumentar o impacto e visualização da sua identidade na internet. 

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