Como o Marketing de SEO pode ajudar as empresas na Crise Mundial de 2020

Flávio MunizSEOComo o Marketing de SEO pode ajudar as empresas na Crise Mundial de 2020

Em momentos de crise as empresas precisam de saídas e soluções para manter o crescimento ou, pelo menos, para sobreviver sem grandes prejuízos. E, a internet, mais do que nunca é muito poderosa para ajudar na divulgação dos negócios. Mas, em qual estratégia digital o gestor deve investir mais?

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Uma estratégia eficaz é a Search Engine Optimization (SEO). Resumidamente, o SEO utiliza técnicas para otimizar alguns aspectos do site, como velocidade, indexabilidade e usabilidade. Além disso, utiliza palavras-chave relevantes para o negócio, ao longo de todo o conteúdo de texto do site. O principal objetivo da otimização é fazer o site aparecer no primeiro resultado da primeira página do Google após o usuário pesquisar determinadas palavras-chave. Veja como o Marketing de SEO pode ajudar as empresas na Crise Mundial de 2020.

Como o SEO pode ajudar as empresas na crise?

1. Aumenta a visibilidade e a taxa de cliques

O SEO pode ajudar as empresas na crise aumentando a visibilidade e a taxa de cliques do site, pois, quando é eficaz, faz o site aparecer na primeira página do Google. E, quanto mais alta for a posição do site nesta primeira página, mais aumenta a taxa de cliques. Uma maior taxa de cliques significa mais tráfego para o site e mais tráfego significa mais leads e mais conversão de vendas.

Você sabe que quem não é visto não é lembrado e não quer que sua empresa seja esquecida nesta crise. Deixar a sua empresa visível através do SEO é uma forma de mais pessoas conhecê-la e ainda ter conversão de vendas – o que é fundamental nesta crise.

2. Aumenta o tráfego qualificado

Além de aumentar o tráfego, o marketing de SEO pode ajudar as empresas na crise aumentando o tráfego qualificado. Através das palavras-chave ele faz sua empresa ser encontrada por clientes ideais, que são o seu público-alvo. Assim, você é descoberto por consumidores que pesquisam online com a intenção de comprar seus produtos e serviços ou que, pelo menos, se interessam por eles.

Em momentos de crise o orçamento das empresas cai e nem sempre é possível investir muito em marketing digital. Mas, o SEO não tem nenhum custo, como os anúncios pagos têm. Você só precisa de uma agência ou profissional de SEO para adotá-lo. Os anúncios pagos como os do Google Ads também permitem a segmentação por público, mas em muitos casos ainda aparecem de forma inconveniente para os usuários. Já o marketing de SEO faz com que seu site seja uma solução para o usuário, uma reposta para a pergunta que ele faz ao pesquisar.

3. Aumenta a autoridade e confiança

O marketing de SEO aumenta também a autoridade da sua empresa e a confiança do usuário nela. Os usuários tendem a confiar mais nos sites que estão no topo do Google. Estar no topo mostra que o site é de uma empresa referência no setor e isso passa mais confiança ao usuário.

O algoritmo do Google foi projetado para reconhecer conteúdo com spam, suspeito e de baixa qualidade. Se você está aparecendo na primeira página do Google, significa que o Google o reconhece como uma fonte confiável de informações, e os consumidores confiam nas empresas nas quais o Google confia.

Principalmente em momentos de crise, o consumidor não pode perder dinheiro e não quer investir em produtos de empresas nas quais não confiam. Então, o SEO pode ajudar as empresas na crise ao dar mais segurança para o usuário se tornar um cliente.

Google SEO pode ajudar as empresas na Crise MundialPor que não abandonar o digital na crise?

As estratégias de marketing digital, como a SEO, são muito importantes em tempos de crise. Se você decidir parar com suas estratégias digitais agora, quando tudo se normalizar você vai ter um prejuízo dobrado. As empresas que decidem continuar ou aderir às estratégias digitais em tempos difíceis, têm uma vantagem competitiva em relação às que param. E, apesar das dificuldades que podem enfrentar posteriormente, elas ainda estarão à frente.

Isso porque, além de outros motivos, o uso da internet no Brasil e no mundo aumentou nas últimas semanas e com isso os usuários têm mais chances de conhecer a sua empresa. Mesmo que o usuário não compre de você agora, ele pode lembrar da sua empresa quando tiver mais segurança para comprar. Você precisa estar visível e gerar conteúdo para “nutrir” e “preparar” o usuário para ser seu cliente, mesmo que seja no futuro.

Aumento do uso da internet no Brasil

Como dito, nas últimas semanas o consumo de internet aumentou e causou mudanças no padrão de consumo da rede em vários países. E, no Brasil também houve um aumento no tráfego, segundo o IX.br, projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil que promove infraestrutura dos Ponto de Intercâmbio de Internet.

Especialista em SEO Flávio Muniz

Agora que você sabe como o Marketing de SEO pode ajudar as empresas na Crise Mundial de 2020, conheça o especialista Flávio Muniz, que tem centenas de cases de SEO e mídias sociais. Muniz vai implementar o SEO no site da sua empresa de forma eficaz para ajudá-la a superar a crise e ter grandes resultados. Ele é Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).

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