Auditoria SEO: 3 motivos para saber se seu site apresenta erros ou backlinks negativos

Auditoria SEO: 3 motivos para saber se seu site apresenta erros ou backlinks negativos

Uma análise ou auditoria SEO é uma ferramenta usada para determinar o posicionamento de um site, blog ou portal em termos de classificação e localização no Google. Os resultados da auditoria podem revelar os pontos fortes e fracos do site para que você saiba o que necessita de melhorias e coloque em prática um plano de ação.

A auditoria é como um exame de saúde para o site e é importante para uma boa classificação no mecanismo de busca do Google. Uma parte importante da auditoria SEO é a análise dos backlinks do site, que quando são negativos podem causar diversos prejuízos e penalidades.

Veja também: Atualização no Google – Meu site caiu e perdeu posições. E agora?

Muitos sites cometem o erro de comprar backlinks de empresas de SEO. Embora a compra de links possa lhe dar ganhos de curto prazo, ela não é boa a longo prazo, pois a maioria dos backlinks comprados são ruins, práticas de black-hat. Além disso, algumas empresas têm backlinks negativos e nem sabem, pois eles podem ser resultados de spam.

Por isso, é importante realizar uma auditoria SEO para verificar backlinks ruins e outros erros de SEO no site.

A auditoria SEO é como uma consulta médica para o site.
A auditoria SEO é como uma consulta médica para o site.

Por que saber seu meu site tem backlinks ruins?

Veja 3 motivos para saber se seu site apresenta erros ou backlinks negativos:

1.Menos reputação e queda no ranking

O Google usa os backlinks como uma ferramenta de reputação. Eles são o mais forte indicador externo que identifica o quão confiável é um site. Por isso, se seu site está associado a sites ruins é provável que você também seja manchado com a mesma reputação deles.

Alguns exemplos de sites negativos, que são criados só para as práticas inadequadas de backlinks são sites de jogos, viagra e de notícias fake e sensacionalistas.

A prioridade do Google é mostrar os resultados mais relevantes e de melhor qualidade para a consulta de pesquisa de um usuário. E, para ter chances de classificação na primeira página, você precisará ter os backlinks certos e uma boa reputação online. Do contrário, a posição do ranking do seu site pode baixar muito.

2.Site penalizado e menos tráfego

O Google regularmente penaliza os sites que realizam práticas de SEO black-hat. Ações como conteúdo duplicado, preenchimento de palavras-chave ou backlinks negativos podem fazer com que um site seja sinalizado pelo Google. Esses sinalizadores podem ser colocados automaticamente pelo algoritmo do mecanismo de pesquisa ou manualmente por uma equipe do Google.

As penalizações impactam diretamente em uma métrica essencial para qualquer estratégia digital: o tráfego. Ser penalizado pelo Google acaba com boa parte de tudo que você já construiu de SEO em seu site, diminui o tráfego e as vendas. Por isso, é importante saber o quanto antes se o site possui backlinks negativos, antes que seja pego de surpresa com uma penalidade.

Auditoria SEO - O Google penaliza os sites que realizam práticas de SEO black-hat.
O Google penaliza os sites que realizam práticas de SEO black-hat.

3.Conteúdo duplicado

Além dos backlinks negativos, outro erro de SEO que prejudica os sites é o conteúdo duplicado. Os ataques de duplicação de conteúdo acontecem quando copiam e colam seu conteúdo em outros sites, palavra por palavra. Isso confunde o Google, pois ele não sabe qual página classificar, já que as duas falam exatamente sobre as mesmas coisas.

Um não parece ser melhor ou pior que o outro. Como o Google não sabe qual página é melhor, ela não recompensa nenhum dos sites com classificações altas. Em vez disso, as duas páginas duplicadas compartilharão o poder de classificação – e isso classifica as duas como inferiores.

Em vez de uma página não duplicada obter 100% do poder de classificação, os mecanismos de pesquisa dividirão isso com as páginas duplicadas. Além disso, o conteúdo duplicado não prova a autoridade. Por isso, é fundamental descobrir se seu site tem páginas duplicadas, para recuperar a classificação.

Como retirar os backlinks negativos?

Através da auditoria SEO você pode identificar os erros do seu site e corrigi-los. Para isso é importante contratar um auditor SEO com experiência, como o especialista Flávio Muniz. Para retirar os backlinks negativos do seu site, Muniz e sua equipe vão realizar uma ou mais destas ações:

  • A primeira ação é simplesmente pedir para o dono do site remover o link. Mas, em alguns casos os webmasters pedem um valor pela remoção do link ou não respondem;
  • Rejeitar os links é o que deve ser feito quando os webmasters não responderam a chamada para a remoção do link. Para rejeitar o link o auditor vai dizer ao Google que você prefere que esses links não sejam levados em conta ao avaliar seu site;
  • Verificar quais páginas de baixa qualidade no seu site estão ligadas por backlinks ruins é outra ação importante. Após a verificação o auditor pode se livrar das páginas em vez de remover só os links. Esta não é a ação mais indicada, pois a maioria das páginas terá valor para o seu site. Mas, em alguns casos é necessário realizá-la;
  • Se livrar do domínio e começar tudo de novo é uma atitude drástica. Mas, se não vale a pena investir para limpar os backlinks ruins, é o melhor a ser feito. Isso geralmente só é feito quanto o site recebe uma grande penalidade do Google. O auditor SEO vai fazer de tudo para não precisar se livrar do domínio e eliminar os backlinks de outra forma.

Auditoria SEO.

Veja também: Palestras sobre Tecnologia e Marketing Digital com Flávio Muniz

Conheça o auditor SEO Flávio Muniz

O especialista Flávio Muniz realiza auditoria SEO para portais de conteúdo, sites e blogs. Flávio Muniz é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital, com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais. Realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles). Alguns dos clientes que já contrataram seu trabalho são Sebrae, Governo do Estado de São Paulo, Câmara dos Deputados, Unip Universidade Paulista, Webmotors e Estética Hollywood by Dr. Rey.

Contrate agora a Auditoria SEO

Contrate a auditoria SEO

Para contratar auditoria SEO com o Flávio Muniz basta entrar em contato. Você pode entrar em contato através do e-mail:contato@flaviomuniz.com.br, do telefone: (11) 4872-6630 ou através do site. Contrate a auditoria SEO do Flávio Muniz e deixe seu site no topo do Google!

Deixe seu Depoimento

Depoimentos



Deixe uma resposta