Se você está empreendendo online, certamente já ouviu falar sobre o papel importante que um consultor SEO teria em sua estratégia.
Também, já deve ter se deparado com algumas informações sobre tráfego pago, com indicações de que essa alternativa é a mais viável para fazer o seu negócio decolar.
Mas, qual das duas é a mais vantajosa?
Certamente, SEO e tráfego pago são recursos que podem otimizar a sua participação no mercado digital, tornando a sua página mais relevante, atraindo mais clientes e, consequentemente, estimulando mais conversões.
Porém, cada uma tem uma orientação específica, que pode ser melhor aproveitada em diferentes circunstâncias.
Inclusive, a escolha por um consultor SEO pode ser a aplicação mais válida para quem deseja aprimorar o seu trabalho online.
Que tal saber mais sobre isso e entender qual a diferença nas duas estratégias, indicando a que pode ser mais viável para o seu negócio?
O que faz um consultor SEO?
Antes de podermos nos aprofundar mais nas duas estratégias e identificar qual delas é mais interessante para o seu investimento, vale a pena entendermos como um consultor SEO atua.
Ele é o profissional responsável analisar e indicar como devem ser aplicadas as práticas de Search Engine Optimization, também chamado de SEO.
Essas práticas são as que podem destacar o seu site ou página diante dos concorrentes, tornando-as mais atraentes e chamativas para o público.
O consultor SEO, portanto, fará a avaliação de como estão sendo realizadas essas práticas, podendo interferir e reorientar as ações, a fim de que a ação se torne mais efetiva na captação e conversão.
Qual a diferença entre SEO e tráfego pago?
A definição de SEO nós já demos no tópico acima, mas falta um último detalhe para que você consiga compreender porque ele e o tráfego pago são conceitos opostos.
As propostas de SEO servem para otimizar a sua página e coloca-la em destaque de acordo com as premissas de ranqueamento dos mecanismos de busca.
Por isso, ele é muito utilizado por empresas que pretendem aumentar o seu chamado “alcance orgânico”. Esse, por sua vez, é aquele obtido sem que seja feito nenhum patrocínio.
Toda vez que você faz investimentos para aumentar a relevância de sua página, pagando por anúncios e patrocinando publicações, para que sejam mostradas para mais pessoas, está utilizando o recurso do tráfego pago.
Consegue compreender as diferenças entre ambos? O SEO é o conjunto de práticas que visam otimizar a sua página para melhorar o alcance, inclusive de forma orgânica.Já o tráfego pago é todo o volume de cliques, visitas e efetivas conversões realizadas a partir de um anúncio que foi patrocinado.
Quais as vantagens e desvantagens de cada modalidade
SEO e tráfego pago são estratégias que realmente oferecem bons resultados para as empresas.
E ambos contam com vantagens e desvantagens que fazem com que a escolha por uma das opções seja sempre motivo de dúvida.
Se você está pesquisando mais sobre o assunto e quer informações mais diretas sobre isso, confira a nossa lista com os pontos fortes e fracos de cada modalidade.
SEO
Entre os pontos positivos que podemos atribuir à estratégia de SEO, podemos citar:
- Zero custo com anúncios patrocinados;
- Incentiva a conversão pelo interesse do cliente;
- Ajuda a reforçar a identidade da marca;
- É democrático, pois empresas de vários portes conseguem apostar na técnica.
Mas, não se esqueça que ela conta com as seguintes desvantagens:
- Para ter resultados efetivos, a experiência é essencial;
- O algoritmo dos mecanismos de busca está em constante mutação.
Um bom exemplo de boas práticas de SEO é o nosso cliente: APROMED educação em saúde
Tráfego Pago
O tráfego pago também oferece grandes benefícios aos seus utilizadores. Veja só:
- Os resultados são imediatos;
- Dá para alcançar mais público;
- Criação de campanhas mais bem orientadas.
Em relação aos seus pontos fracos, lembre-se de considerar:
- Assim que o valor inserido acaba, os anúncios saem do ar;
- Dependência de plataformas externas.
Como o consultor SEO pode otimizar a sua estratégia digital?
Entendido o que é SEO, o consultor especializado nessa estratégia pode favorecer para que você consiga aplicar as práticas da maneira mais inteligente e assertiva possível.
Inclusive, quando a consultoria é realizada por um profissional qualificado, com experiência de mercado, ele pode reduzir consideravelmente o valor dos investimentos em tráfego pago.
Isso, por sua vez, vai se refletir em uma economia considerável para a empresa, reduzindo custos e permitindo que esse dinheiro seja investido em outras áreas.
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Agora que você já entendeu como o consultor SEO pode oferecer uma enorme vantagem estratégica para a sua jornada online, está na hora de saber qual a melhor opção para contratação.
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