Graças ao rápido avanço da tecnologia, as palestras online fazem parte da grade de cursos de muitas instituições em todo o mundo.
As palestras online são um conceito relativamente novo, mas muito eficiente no aprendizado. Uma palestra online pode permitir que você estude no exterior remotamente, em uma universidade fora do seu país, e adicione isso ao seu currículo, por exemplo.
Os avanços na tecnologia agora permitem que os alunos estudem inteiramente online enquanto se socializam com os colegas de classe, assistem a palestras e participam de discussões sobre assuntos específicos.
O que é palestra online?
Uma palestra online se trata de uma aula especializada em um assunto, com um professor ou especialista na área, transmitida por vídeo conferência para um grande número de pessoas.
Seus assuntos são diversos e, normalmente, são abertas para que a audiência possa interagir enviando perguntas que são respondidas durante a palestra.
Uma palestra online pode ter duração de em média duas horas, mas também pode ser curta e resumida, apenas com o objetivo de introduzir algum assunto que será melhor explicado e detalhado em seu curso ou disciplina online.
O importante é oferecer um conteúdo valioso e que desperte a atenção daquele ouvinte e, assim, provar que você é uma referência naquele assunto.
Assim como as palestras em sala de aula são a principal ferramenta de ensino na educação tradicional, as palestras online são o núcleo do ensino a distância. Criar gravações digitais de palestras é uma ótima maneira para os educadores suplementarem o ensino em sala de aula ou fazer uma aula totalmente online. Os alunos podem assistir às palestras no site do curso a qualquer momento – tornando o aprendizado mais conveniente e acessível.
1. Escolha um tema para abordar na sua palestra online
O primeiro passo para fazer uma palestra online parece óbvio, mas é essencial: você precisa definir um tema do qual vai falar em sua palestra online. É preciso destacar que o assunto escolhido deve estar dentro de sua área de conhecimento. Só assim você vai ter total domínio para desenvolver bem o tema durante a palestra. Se sua área é vendas, por exemplo, foco nas vendas.
Além de possivelmente sua palestra se tornar um conteúdo de má qualidade, as pessoas que estiverem acompanhando a sua palestra podem não estar interessadas em temas não relacionados com o tema que você propôs no início, o que fará com que elas deixem a transmissão e não vejam toda a palestra.
2. Escolha o formato para sua palestra online
Slideshow
Outro formato comum que torna mais fácil integrar visuais é a apresentação de slides. As apresentações de slides são ideais para tópicos com muitas informações específicas – como datas, estatísticas, nomes ou terminologia – pois os alunos podem acompanhar o texto. As apresentações de slides também são fáceis de fazer com softwares de apresentação comuns, como PowerPoint, Keynote para Mac e Google Slides.
Uma apresentação de slides em si não é uma palestra, então você precisa adicionar uma gravação de áudio de seu comentário. Você pode fazer isso facilmente com uma narração ou adicionando um pequeno vídeo de locutor no canto da tela usando o software mencionado abaixo.
Compartilhamento de tela
Para assuntos que envolvem um passo a passo ou demonstração, como resolver problemas de matemática ou programação ou ensinar como usar software especializado (como para design gráfico, produção musical ou desenvolvimento de jogos), o compartilhamento de tela é geralmente a melhor opção.
Para essas palestras, grave sua tela enquanto demonstra e navega no processo ou software que está ensinando. Apenas certifique-se de manter qualquer informação pessoal ou irrelevante fora da tela durante a gravação.
3. Reúna suas ferramentas
Câmera e microfone
Ao adotar a abordagem mais básica, você pode criar uma palestra online apenas com um laptop, usando a webcam e o microfone integrados para gravar. No entanto, sua palestra terá uma aparência e um som muito melhores se você usar uma câmera e um microfone externos.
Quando se trata de áudio, investir em um microfone externo melhorará muito a qualidade do som. Escolher um pode ser opressor – há uma grande variedade de tipos diferentes no mercado. Embora não vamos nos aprofundar muito nos microfones, aqui estão algumas dicas sobre como escolher microfones para uma palestra online.
Existem dois tipos de microfones profissionais: condensador e dinâmico. Para gravar sua palestra, você quer um microfone condensador, pois ele limita os sons de fundo.
Se você planeja ficar em pé ou se movimentar, um microfone de clipe que você pode prender em sua camisa é uma boa opção. Se você estive em uma mesa, e um microfone shotgun provavelmente vai fazer a melhor qualidade de som.
Softwares
Se você planeja fazer uma apresentação de slides ou compartilhar sua tela, você precisará usar um software de captura de tela, como Screencast-O-Matic, Camtasia ou ScreenFlow. Essas ferramentas permitem que você compartilhe e grave sua tela enquanto fala sobre os tópicos.
Se você está com um orçamento apertado, também existem opções de software gratuito com funcionalidade semelhante – como Ezvid para Windows e FlashBack Express – ou você pode usar o recurso de narração do PowerPoint para gravar áudio com sua apresentação do PowerPoint.
Para uma alternativa mais simples ao compartilhamento de tela em tópicos como matemática, você também pode usar um aplicativo de quadro branco interativo como ShowMe (para iPad) ou Explain Everything. Isso permite que você escreva problemas em seu tablet enquanto grava uma narração de áudio.
4. Prepare-se para gravar
Quando estiver pronto para gravar, crie slides ou imagens e, em seguida, escreva um roteiro ou esboço do que deseja falar.
Se você estiver gravando um vídeo, certifique-se de que não haja confusão visível atrás de você. Faça contato visual com a câmera na altura dos olhos e certifique-se de que seu rosto esteja suavemente iluminado de frente, como em uma lâmpada de mesa.
Certifique-se de que haja luz suficiente, mas minimize a luz que vem de trás de você (o que pode fazer você parecer uma sombra) ou abaixo de você (o que pode fazer você parecer que está contando histórias assustadoras ao redor de uma fogueira). Experimente até encontrar o equilíbrio certo.
O áudio é difícil de editar, portanto, faça o possível para minimizar os sons de fundo. Desligue qualquer coisa que produza ruído ambiente (como relógios altos ou ar-condicionado), feche as janelas para evitar barulho externo e peça a seus colegas de quarto ou familiares para evitar fazer barulho enquanto você está gravando.
Antes de gravar, faça um teste para verificar se todo o equipamento está funcionando corretamente e se a saída de áudio e vídeo parece e soa apresentável.
5. Grave e faça upload
Quando você gravar sua palestra, grave todo o caminho em uma tomada (você sempre pode editar os erros mais tarde, se desejar). Quando estiver satisfeito com o produto final, carregue a palestra em seu sistema de gestão de aprendizagem ou onde quer que ela seja hospedada online para seus alunos verem.
Então você criou sua palestra online. Mas há uma etapa final. A chave para uma aula online de sucesso é focar na melhoria contínua.
6. Escolha o meio de transmissão
Sua palestra é transmitida ao vivo, ou seja, em tempo real para quem que está conectada na internet e no endereço que você divulgou.
Para toda essa operação, você vai precisar contar com a ajuda de uma plataforma que permitem a transmissão ao vivo. O YouTube e o Instagram tem sido ótimas plataformas para realizar uma palestra online.
Na hora de escolher a plataforma para transmitir sua palestra, pense nas redes que seu público alvo mais gosta. Com isso, será mais fácil conseguir a atenção dele.
Gostou das dicas? Para mais conteúdos sobre tecnologia e vendas, continue acompanhando o nosso blog.