Palestra para Representantes Comerciais – Vendas e Marketing Digital

Existem muitas razões pelas quais as pessoas escolhem uma carreira de representante comercial. Para alguns, suas escolhas envolvem escolher uma grande ou pequena empresa de vendas para trabalhar e agir como um empreendedor.

Alguns vendedores – confiantes em suas habilidades de vendas – têm um ardente espírito empreendedor que os leva a desejar uma empresa de sua própria autoria. São os empreendedores de vendas que contam exclusivamente com eles próprios, com sua paixão e capacidade de fechar vendas

Os representantes de vendas independentes são profissionais de vendas que vendem os produtos ou serviços de uma empresa. No entanto, eles não são considerados funcionários da empresa. Ele pode até vender produtos para várias empresas.

O que um representante comercial faz

Existem certas habilidades que muitos representantes comerciais possuem para cumprir suas responsabilidades.Quando se trata de procurar emprego, muitos procuram um termo ou frase-chave. Em vez disso, pode ser mais útil pesquisar por setor, pois você pode estar perdendo empregos nos quais nunca havia pensado em setores nos quais você nem mesmo pensava que ofereciam cargos relacionados ao cargo de representante comercial.

Fidelização de clientes

A fidelidade do cliente consiste em alcançar, nutrir e reter os clientes que realmente fazem o seu negócio.

Os clientes fiéis são clientes lucrativos: os clientes habituais são mais baratos no mercado, gastam mais e fazem compras mais frequentes. No entanto, apenas 27% das vendas iniciais tornam-se clientes habituais. As empresas precisam investir na fidelização de seus clientes.

Inconscientemente, os consumidores se lembram de se sentir associados a uma marca, mesmo que não se lembrem do nome da marca ou do anúncio. Portanto, a marca e o marketing podem ajudar na luta por uma base de clientes leais. Mas eles têm que ser bem feitos.

Interagindo com seus clientes

Conectar-se com seus usuários ajuda a criar um sentimento de pertencimento e comunidade. Compartilhe desenvolvimentos novos e empolgantes de sua marca, ou notícias e opiniões em seu espaço, para deixar seus usuários entusiasmados e engajados.

Se você encorajar seus usuários a se tornarem fãs de sua marca e fazer com que se sintam envolvidos em sua empresa, é mais provável que tenham associações positivas. E clientes engajados são clientes felizes e leais.

Mas com que setor começar? A maioria dos representantes comerciais realmente encontra empregos nas indústrias imobiliária e de seguros.

Através desta palestra, vamos incentivar e motivar o empreendedorismo, a capacidade de vendas, planejamento, gerenciamento de tempo, vestir a camisa da empresa, vender e gerir sua carteira de clientes com efetividade.

  • Tenha um planejamento definido– Todo processo precisa de um planejamento exato do que fazer. Sem ele, ficamos perdidos. Aprenda a gerenciar a sua carteira de clientes com um objetivo definido desde o inicio e siga o planejamento.
  • Utilize o suporte e a estrutura da empresa – Aproveitar o suporte da empresa para gerenciar seus processos e atingir novos clientes é uma ótima forma de alcançar suas metas.
  • Agregue valor na vida do seu cliente – O que você vende deve ser tratado como algo essencial na vida do cliente. Ele paga pelo valor que aquilo agrega em sua vida, e a partir disso, não existe mais caro ou barato.
  • Analise clientes em potencial – Faça uma analise de todos os seus clientes em potencial e transforme-os em clientes ativos da sua empresa.
  • Seja fiel ao seu cliente– Assim como o seu cliente precisa ser fiel a sua marca, você precisa ser fiel ao seu cliente. Ofereça sempre a qualidade que ele espera, e nunca o decepcione em suas compras.
  • Descontos não mantem o cliente fidelizado

Apesar de importante ferramenta de atração de clientes, os descontos não fidelizam o seu cliente ao seu produto. É necessário atingir outras formas de conectar o cliente a sua marca e fazer ele se apaixonar por ela.

Gestão da carteira de clientes

Um ótimo representante comercial  tem a certeza que seu maior bem uma carteira de clientes fiel e nós focaremos em: prospects, clientes ativos, inativos e ex-clientes que já compraram o produto. Como gerenciar essa base de clientes, como atingir novos clientes, como alcançar o pós venda perfeito, entre outras habilidades.

Um empresário de vendas é livre para tomar todas as decisões. Eles decidem sobre as direções do curso ou tentam uma nova estratégia. Se algo não estiver funcionando, eles podem alterá-lo imediatamente, sem pedir a permissão de ninguém.

Flávio Muniz – Especialista em Marketing e Vendas

Flávio Muniz é Professor do MBA em Marketing, Branding e Growth na PUC-RS, Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston).

Ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros. Com ênfase em Marketing de Relacionamento, Marketing Digital e Vendas, mostrou de forma simples como os participantes podem atingir seus sonhos mais desejados.

Conheça minhas palestras e meus artigos e aprenda tudo sobre Marketing Digital, Vendas e Relacionamento.

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