O marketing de relacionamento consiste em formar relacionamentos de longo prazo e focar na lealdade do cliente. Ele contrasta com a abordagem de marketing transacional mais tradicional, que se concentra em aumentar o número de vendas individuais. No modelo transacional, um cliente pode ser convencido a selecionar sua marca uma vez, mas sem uma forte estratégia de marketing de relacionamento, o cliente pode não voltar no futuro.
É como com as pessoas. Queremos passar um tempo com aqueles com quem temos um ótimo relacionamento e que se preocupam conosco, em vez de com pessoas das quais não sabemos nada. Se é tão óbvio, é difícil entender por que algumas empresas parecem não entender. Neste artigo veja algumas dicas para aplicar o marketing de relacionamento no dia a dia da empresa.
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Invista em mídias sociais
A primeira dica da nossa lista para aplicar o marketing de relacionamento no dia a dia da empresa é investir em mídias sociais. As mídias sociais são uma das melhores maneiras de manter contato com seus leitores. Você não só pode compartilhar uma dose diária de conhecimento sobre seu setor ou dicas sobre as melhores maneiras de usar seu produto, mas também pode responder às suas perguntas e comentários. Você só precisa ter certeza de que você tem uma pessoa responsável por gerenciar todas as suas contas de mídia social.
Faça da satisfação do cliente uma parte dos valores de sua empresa
Você precisa articular sua filosofia de colocar os clientes em primeiro lugar, de forma clara e concisa. Comece treinando pessoas no atendimento ao cliente. Oriente sobre como eles devem lidar com os clientes, como devem falar com eles e como devem lidar com situações difíceis.
Recompense os funcionários
Para se tornar uma organização centrada no cliente, você precisa ter uma equipe engajada que veja ganhos pessoais na satisfação do cliente. Você pode recompensar os funcionários que prestam serviços excepcionais e esforçarem-se para satisfazer as necessidades dos clientes.
Compartilhe o sucesso do cliente
Outra dica para aplicar o marketing de relacionamento no dia a dia da empresa é compartilhar o sucesso do cliente. Não faça com que seu relacionamento com um cliente termine assim que você vender um produto. Apoie o sucesso de seus clientes! Quando seus clientes alcançarem algo grande, comemore o sucesso, dê os parabéns e, compartilhe seus pensamentos nas redes sociais. Escreva sobre o sucesso que eles alcançaram usando seu produto.
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Ofereça programas de fidelidade
Para fortalecer a conexão com seus clientes, você pode oferecer alguns serviços extras que agregam valor ao seu produto. Um programa de fidelidade é uma ótima ideia. Isso pode ser um desconto especial para os produtos que os clientes compram, ou um sistema simples de pontos, que é a metodologia mais comum do programa de fidelidade.