Diferente das micro, pequenas e médias empresas, as empresas de grande porte possuem muitos recursos para fazer divulgação nas mídias tradicionais. Porém, esse investimento, que sempre é alto, não basta para a empresa divulgar e fortalecer sua marca, produtos e serviços.
Com a internet a maneira de comprar mudou muito em todos os segmentos de produtos e serviços. A internet influencia na decisão de compra de roupas, celulares, alimentos, eletrodomésticos e até de carros e imóveis.
Não importa se a loja é física ou virtual, ‘dar um Google’ é muito importante para a decisão de compra. De acordo com um estudo da Ibope Media 73% dos internautas brasileiros pesquisam na internet antes de comprar um produto. E as vendas em e-commerces também são grandes. 98,8% dos entrevistados da pesquisa E-commerce Trends 2017 responderam que já compraram em e-commerces.
Uma terceira pesquisa, a Social Media Trends 2017, aponta que no referido ano, 92, 1% das empresas estavam nas redes sociais. Uma das estratégias utilizadas no Marketing Digital, a Search Engine Optimization (SEO), foi adotada por 69,3% das empresas, segundo a pesquisa SEO Trends 2017.
Veja também: Consultoria em Marketing Digital-Como funciona?
Por isso, não importa o tamanho, as empresas precisam se adequar a essa nova realidade, através de ações de marketing digital, por exemplo. Para saber implementar as ações e para que elas deem resultados positivos é importante contratar uma consultoria de marketing digital.
Mídia tradicional x Marketing Digital
A publicidade tradicional é importante, principalmente para as grades empresas e não deve ser ignorada. Porém, sem ações e uma boa consultoria de marketing digital uma empresa dificilmente vai crescer e talvez até nem sobreviva nos tempos atuais.
Saiba algumas das vantagens que o marketing digital tem em relação aos meios tradicionais, como propagandas em outdoors, jornais, revistas, televisão, rádio e panfletos:
Interação e prova social
Com o marketing digital o cliente pode interagir com a publicação e com outros clientes. Na interação ele pode falar como foi sua experiência de compra, fazendo um elogio, crítica ou sugestão. Isso é importante, pois revela a transparência da empresa e mostra que ela está disposta a melhorar seus serviços.
As avaliações positivas podem fazer que outros clientes comprem o produto, pois são provas sociais. Segundo a pesquisa do Ibope Media 64% dos entrevistados acreditam que consultar as opiniões das pessoas na internet ajuda a tomar decisões sobre compras importantes. O marketing nas mídias tradicionais não dá essa possibilidade de interatividade.
Limitação geográfica e redução de custos
A mídia tradicional é uma mídia de massa e atinge um grande número de pessoas. Porém, isso tem um custo alto e um limite geográfico. Um comercial de 30 segundos em uma emissora de TV local tem um determinado custo e atinge os telespectadores que moram naquela cidade ou Estado e estão assistindo a programação naquela faixa de horário. Se o comercial for em uma emissora de TV nacional, os telespectadores de todo o país vão assistir ao comercial, mas o custo vai ser muito mais alto. O mesmo acontece com a rádio. Os outdoors são outro exemplo de limitação geográfica, pois só quem passa por ele em determinadas ruas ou estradas pode vê-lo.
Com ações e uma boa consultoria de marketing digital, uma empresa, serviço ou produto pode atingir todo o Brasil e outras partes do mundo. Nem sempre esse é o objetivo do anúncio, já que existem muitas empresas locais. Mas, para empresas de grande porte, que querem atingir um grande território geográfico, com um grande número de pessoas, isso é muito importante.
Comunicação
A comunicação entre cliente e empresa é muito importante para a venda, assim como a pré e pós-venda. Com a mídia tradicional, o cliente pode falar com a empresa através do telefone e do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), por exemplo. Mesmo que haja uma Central de Atendimento 24 horas, a experiência do cliente pode não ser tão interessante. Talvez ele vai precisar gastar seus créditos ou usar um telefone fixo para fazer a ligação e vai ter que esperar muito na linha.
Com o Marketing Digital, a comunicação pode ser feita através de mensageiros como o WhatsApp. Além disso, o site ou página da empresa pode ter uma área de ‘Dúvidas Frequentes’, que vai tirar as principais dúvidas do cliente, antes mesmo dele precisar entrar em contato com a empresa. O e-mail também é outra ferramenta de comunicação e apesar de ser uma ferramenta antiga, as pessoas a usam quase diariamente. Esse tipo de comunicação reduz os custos para o cliente, para a empresa e também traz uma experiência mais agradável para o cliente.
A empresa pode continuar com o serviço de atendimento telefônico e colocar o contato no site e nas redes sociais. Quando o cliente quiser entrar em contato vai encontrar o número facilmente. Após uma consultoria de marketing digital os empresários são orientados sobre o melhor ou os melhores meios de comunicação entre cliente e empresa.
Veja também: O que é SEO Criativo e como pode ajudar a atrair muito mais clientes
Consultoria de Marketing Digital
As grandes empresas devem investir ainda mais em ações e consultoria de marketing digital, já que carregam uma marca já consolidada e exigem o mais alto grau de profissionalismo. Além disso, as estratégias de marketing digital para a divulgação de uma grande empresa são diferentes das empregadas para a divulgação de um pequeno estabelecimento local, por isso exigem uma consultoria.
A consultoria de Marketing digital funciona como as outras consultorias e tem o objetivo de ensinar como empregar as ações de marketing digital, além de alertar sobre possíveis erros no emprego das ações.
O consultor em Marketing Digital Flávio Muniz pode ajudar a sua empresa a empregar as melhores estratégias de marketing Digital e assim alcançar os objetivos desejados, como o aumento de vendas, divulgação de um produto ou fortalecimento da marca.
O Flávio Muniz é o CEO da Agência Espalhando Marketing Digital e possui vasta experiência em marketing digital e SEO. Ele é pós-graduado em Marketing Político e Propaganda pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Marketing Digital e Estratégias Online, pela Harvard.
Agora que você já sabe a importância da consultoria de marketing digital para grandes empresas é só entrar em contato e contratar. Para saber mais sobre marketing digital e sobre a consultoria de marketing digital do Flávio Muniz basta ver mais no site!