Como expandir minha rede de franquias? Consultoria em Marketing Flávio Muniz

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Já se perguntou “como expandir minha rede de franquias”? Quem está no ramo do franqueamento vê a expansão do número de unidades como um objetivo principal.

E realmente é. Afinal, quanto mais franquias você conseguir vender, maior será a sua rentabilidade a partir do recebimento de créditos e valores.

Porém, para que essa expansão seja feita de maneira sólida, segura e, principalmente, rentável, é importante que você cuide de detalhes como o planejamento de crescimento, o marketing que será inserido no processo e até se programar com soluções financeiras que sejam interessantes para a sua necessidade.

Nesse ponto, uma consultoria em marketing pode fazer uma enorme diferença. Que tal saber mais sobre isso?

Nós criamos esse documento pensando em você, que se pergunta como expandir minha rede de franquias. Aqui você vai encontrar ótimas dicas, confira!

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4 passos para expandir minha rede de franquias

Para expandir sua rede de franquias é necessário criar uma estrutura organizacional do projeto, que contemple:

  • Planejamento estratégico;
  • Criação de um plano de marketing;
  • Gestão da expansão;
  • Soluções financeiras, caso seja necessário.

Sendo assim, podemos definir esse como o roteiro que idealmente vai te ajudar no processo de aumentar o número de franqueados. Quer entender melhor como isso funciona na prática?

  1. Crie um planejamento

O planejamento é essencial para o sucesso de qualquer expansão de rede de franquias. É importante definir objetivos claros, analisar o mercado e definir uma estratégia adequada.

Sendo assim, os objetivos da expansão devem ser claros e quantificáveis. Você quer aumentar a receita em quanto? Expandir para quantos mercados? Crescer a marca em que medida?

A partir desses questionamentos, você tem a chance de avaliar o potencial de mercado para o seu negócio. Quais são as tendências do setor? Qual é o tamanho do mercado? Qual é a concorrência?

Apenas essas análises já vão te ajudar na criação de um planejamento estratégico, com base em uma das duas melhores opções, que são abrir novas unidades por conta própria ou vender franquias.

Abrir novas unidades por conta própria: Essa é a opção mais cara e de maior risco, mas também oferece maior controle sobre o negócio;

Vender franquias: Essa é uma opção mais barata e de menor risco, mas também oferece menos controle sobre o negócio.

  1. Desenvolva uma estratégia de marketing

O marketing é essencial para o sucesso da expansão de uma rede de franquias. É importante criar um plano de marketing eficaz que atraia investidores e franqueados.

Esse plano deve ter objetivos de marketing claros e quantificáveis. As mensagens-chave devem ser relevantes para o público-alvo. Além disso, os canais de marketing devem ser escolhidos de acordo com o público-alvo e os objetivos de marketing.

Algumas orientações para desenvolver essa estratégia de maneira eficaz são:

  • Defina seus objetivos de marketing;
  • Identifique seu público-alvo;
  • Desenvolva mensagens-chave relevantes;
  • Escolha os canais de marketing certos;
  • Defina um orçamento de marketing.

É importante que a sua marca seja forte e reconhecível para potenciais investidores e franqueados. Por isso, ela deve comunicar os valores e a proposta de valor do seu negócio.

  1. Faça a gestão da expansão

De nada adianta você criar um modelo de negócios em franquia sólido e rentável, e não conseguir expandir sua rede de franquias.

Por isso, uma das etapas de maior importância nesse processo, é o de fazer a gestão da expansão, cuidando de cada detalhe relacionado com o aumento do número de empresas associadas.

É importante selecionar franqueados qualificados e comprometidos com o sucesso do negócio, fornecer suporte aos franqueados e garantir a qualidade do negócio.

O processo de seleção deve visar franqueados qualificados e comprometidos com o sucesso do negócio. Para tanto, desenvolva critérios claros e objetivos. O processo de seleção deve ser rigoroso para garantir que você selecione os melhores candidatos.

Além disso, você deve fornecer suporte aos franqueados para garantir o sucesso da rede. Os serviços de suporte devem ser abrangentes e personalizados para as necessidades dos franqueados.

Sendo assim, essa é a maneira mais eficaz de garantir que todas as unidades da rede atendam aos padrões de qualidade da franquia. 

  1. Encontre soluções financeiras

Pode ser necessário, em alguma parte da etapa, encontrar soluções financeiras que subsidiem o processo de expandir minha rede de franquias. Por isso, uma consultoria de marketing pode te ajudar a escolher o método mais adequado.

Os bancos oferecem empréstimos para empresas que estão expandindo e podem ajudá-lo nesse momento de mercado.

Entretanto, ao avaliar as opções de financiamento, é importante considerar os seguintes fatores:

  • Taxa de juros: A taxa de juros é o custo do dinheiro emprestado;
  • Prazo do empréstimo: O prazo do empréstimo é o período de tempo em que você precisará pagar o empréstimo;
  • Taxa de amortização: A taxa de amortização é a frequência com que você fará pagamentos ao longo do prazo do empréstimo.

 

Como uma consultoria em marketing pode ajudar a expandir minha rede de franquias?

Uma consultoria em marketing pode ajudar a expandir uma rede de franquias de várias maneiras, incluindo o desenvolvimento de um plano de marketing eficaz, a criação de materiais de marketing, a execução de campanhas de marketing e a avaliação dos resultados do marketing.

Sendo assim, se você quer levar essas vantagens para a sua empresa de franquias e investir em um processo de expansão, conte com o apoio do melhor consultor de marketing para franqueados do Brasil: Flávio Muniz.

O Flávio possui enorme conhecimento na área de marketing de franquias e pode ser a peça chave para você alavancar seu negócio. Venha saber mais sobre o seu trabalho acessando o site.

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