Marketing de Relacionamento
O marketing de relacionamento é uma forma de chamar a atenção do seu cliente e fideliza-lo. Saiba mais sobre como aderir o marketing de relacionamento no seu negócio.
O que é o marketing de relacionamento?
O marketing se trata de uma maneira de começar a criar uma comunicação com o seu cliente. Isso acontece desde a propaganda para o atrair a usufruir do seu serviço ou produto até o momento em que ele é fideliza-lo. É a maneira mais eficaz de potencializar as vendas.
Essa ferramenta de se aproximar do cliente também cria uma sustentabilidade maior para a sua empresa, através dessa potencialidade. É importante verificar o nível de satisfação do usuário, de forma que ele adquira o seu serviço ou produto mais de uma vez.
Nesse sentido, o marketing de relacionamento nada mais é do que as ações tomadas pelo empreendedor para criar um bom relacionamento com o seu cliente. Os benefícios de seus serviços são claros e esse cliente procura sempre a mesma empresa para aquilo que precisa. Além disso, o principal objetivo é tornar o cliente em um fã.
As melhores maneiras de aplicar o marketing de relacionamento
Uma das maneiras mais fáceis de aplicar o marketing de relacionamento do seu negócio é conhecer bem o seu público. Saber as preferencias de serviço ou de compra, ou até mesmo aquilo que o deixa insatisfeito em uma transação financeira para saber quais promoções e benefícios aplicar. Seu relacionamento com esse público será mais focado.
É possível criar um relacionamento mais próprio através de e-mails enviados diretamente para o seu cliente, de uma maneira mais pessoal. É comum parabenizar pelo aniversário, indicar produtos próximos da preferencia de compra dele, oferecer promoções ou até mesmo perguntar a respeito da satisfação após o serviço.
Além disso, existem estratégias de programa de fidelidade. Uma das maneiras mais comuns é de após certa quantidade de compras ou contratação o cliente ganha um brinde, ou até mesmo algum serviço gratuito. Essa estratégia de marketing deve ser cuidadosa para não gerar prejuízo em vez de lucro para a sua empresa.
Alguns canais para aplicar o marketing de relacionamento com o cliente
Serviço de atendimento ao consumidor (SAC): Nesse serviço o cliente entra em contato com a empresa para falar a respeito de algum serviço ou produto. Como cancelar alguma compra, fazer reclamações, ou somente pedir informações. É importante que o retorno aconteça em até um dia.
- Helpdesk: Se trata de uma central de ajuda, em que o atendimento é mais flexível. Pode acontecer pessoalmente, por telefone ou e-mail.
- Ouvidora: É uma maneira de resolver problemas que não foram resolvidos de outra maneira. Costuma ser uma última tentativa de resolução antes que o cliente entre na justiça contra a empresa que lhe prestou o serviço.
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