Marketing Político Digital e Propaganda Eleitoral – Palestras para Eleição 2020

Marketing Político Digital e Propaganda Eleitoral

Com a iminente corrida presidencial de 2020, os brasileiros estão prestes a ser inundados com informações sobre os candidatos por meio de vários canais de comunicação. Este é o momento em que os partidos políticos aumentam seus esforços para alcançar o maior número possível de pessoas e divulgar suas mensagens-chave. Este não é um conceito novo. A comunicação com os eleitores sempre foi um componente relevante na política, mas o que mudou é como eles se comunicam.

As pessoas que consomem notícias pelas mídias sociais são mais propensas a serem envolvidas  politicamente. Com mais e mais pessoas optando por procurar notícias não só online, mas em plataformas de redes sociais, os políticos e suas equipes estão sendo confrontados com o desafio (e oportunidade) de estar nesse espaço e usá-lo adequadamente.

Por que isso vale a pena? No passado, as campanhas se concentraram em eleitores indecisos como uma tentativa de influenciá-los a votar a seu favor. No entanto, existem dois tipos de eleitores indecisos, aqueles que são verdadeiramente apáticos e aqueles que são persuadíveis. O último grupo é o mais influenciado pela mídia, anúncios e debates. Estes são os votos que têm o maior efeito em uma eleição; Estas são as pessoas que podem ser mais facilmente encontradas na internet.

É evidente que este público da internet deve ser alcançado, mas como? É neste artigo que as equipes que pretendem ou que irão realizar campanha políticas podem aprender sobre marketing político digital.

Marketing Político Digital: Tenha mais do que um bom site

palestras para empresas

Um site forte é o padrão mínimo nos dias de hoje, mas quando se trata de tirar o máximo de proveito dos meios digitais, isso inclui uma boa análise analítica, para alavancar nas mídias sociais através dos anúncios digitais.

Estar no espaço digital é muito mais do que ter um site responsivo. Com as muitas ferramentas de rastreamento disponíveis, as ideias que um partido político pode ter com a análise do site são vitais para obter informações sobre os eleitores, ajudando os políticos a se comunicar de forma mais eficaz e aumentando a taxa de conversão das mensagens-chave atingindo o público-alvo.

Este é o momento em que os marketeiros devem explorar o potencial real da análise do site, descobrindo não só quem é o público alvo, mas mais especificamente quais aspectos do seu conteúdo eles estão mais interessados ​​e quais informações estão ressoando com o público. As informações adquiridas ajudarão a identificar o público, e promover o engajamento ao construir uma comunidade.

Marketing Político DigitalAs plataformas de mídias sociais são uma oportunidade

Toda plataforma de redes sociais oferece diferentes regras e táticas para maximizar o alcance de mensagens-chave e oportunidades para se envolver com seu públicos-alvo, algumas destacam a importância dos gráficos enquanto outras se concentram na frequência de informações. Não é mais uma decisão de qual plataforma deve ser utilizada, é sobre como se comunicar de forma eficaz em cada plataforma, decidir sobre qual tipo de vídeo deve ser postado, e saber como entregar sua mensagem com o objetivo de um usuário compartilhar o conteúdo. Um estudo descobriu recentemente que “menos da metade dos prováveis ​​eleitores dizem que a televisão é a principal maneira de ver conteúdo de vídeo”.

Os esforços nas mídias sociais também atuam como um campo de testes para mensagens políticas. As campanhas podem rastrear e analisar mensagens no espaço digital antes de serem usadas em um meio maior (transmissão, etc.). O imediatismo das mídias sociais proporcionará uma visão sobre como o público reage a certas mensagens, palavras-chave ou frases.

Marketing Político Digital: As propagandas digitais são um investimento que vale a pena considerar

marketing politicoDevido à grande capacidade de atingir uma grande quantidade de pessoas com um único anúncio, os anúncios digitais devem ser usados ​​como uma ferramenta para atingir os eleitores indecisos. O marketing não se baseia apenas em um simples investimento, mas em como esse investimento será feito. A exibição da propaganda pode atuar como um grande fator no alcance de determinadas pessoas devido ao seu nível granular de segmentação. Informações disponíveis como dados demográficos, geografia e comportamento dos usuários estão disponíveis, tornando esses anúncios muito superiores em termos de alcance direcionado do que a publicidade tradicional. Ao investir em anúncios on-line, as campanhas políticas têm maior visão sobre a eficácia dos esforços de publicidade digital.

Marketing político digital: Respeite seus assinantes de e-mail

É importante respeitar as pessoas que assinaram suas listas de emails. Frequência, comprimento e variedade de conteúdo devem estar na sua checklist ao usar esse método de comunicação.

O marketing digital assumiu um papel maior na forma como os marketeiros se comunicam com os futuros eleitores. Isso não quer dizer que a publicidade boca a boca ou a publicidade tradicional sejam inúteis. As estratégias que são feitas on-line são simplesmente uma adição à fórmula de comunicação usada pelos marketeiros.

A internet tem se mostrado uma forte ajudadora nesse sentido, muitos candidatos se tornaram populares por meio da internet, diversos pré candidatos construíram uma base enorme de seguidores consolidados. É por isso que, além do público alvo ser alcançado, é importante respeita-los, pois ninguém dá credibilidade para quem não os respeita ou é intrusivo.

Palestras para eleição de 2020

Deseja contratar uma palestra sobre marketing político visando o ano de 2020? Não hesite em nos contatar! O nosso palestrante Flávio Muniz dará toda estrutura para uma sólida e boa palestra.

Para saber mais, clique aqui: Treinamentos e palestras

Deixe seu depoimento

Deixe seu depoimento



Deixe um comentário

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.