Palestrante em marketing digital responde: Marketing digital é realmente especial?

Flávio MunizPalestrante de Marketing DigitalPalestrante em marketing digital responde: Marketing digital é realmente especial?

O marketing digital é realmente tão especial?

Resposta:

Sim, o marketing digital é uma maneira incrível de alcançar novos clientes.

Neste ponto, a maior vantagem que o Marketing Digital tem sobre o marketing tradicional / analógico é que é novo, crescente e ainda não muito bem entendido pela maioria dos profissionais de marketing e executivos de determinada empresa. Isso é algo que eu gosto muito de explicar a todos os meus alunos que procuram aprender marketing digital.

Com mudanças constantes na tecnologia, a ampla adoção de redes que mal existiram há 5 anos e a capacidade de encontrar novas formas de alcançar clientes de forma econômica, o marketing digital tem um potencial de crescimento aparentemente ilimitado nos próximos anos.

O crescimento é um componente chave para o mundo digital, que devemos garantir que entendamos antes de entrar em contra-pontos. Quando uma tecnologia / tática / rede / canal é nova e crescente, muitos esforços são atrasados ​​tentando entender e explorar esse novo território em benefício do marketing.

Exploração sem certificação

Com novas fronteiras vêm novas oportunidades de dinheiro fácil e a fase de exploração inicial da nova tecnologia se desenrola como uma cidade em uma corrida de ouro.

Como qualquer indústria em expansão, existem oportunidades para explorar sistemas imperfeitos e aproveitar os pontos fracos. Chega um monte de dinheiro e muito dinheiro sai.

Eventualmente, o crescimento cria uma oportunidade para as empresas reais emergirem do ambiente caótico. Este tipo de atividade ocorre em qualquer situação de alto crescimento, mais do que apenas no mundo do marketing.

No mundo do marketing digital, a proficiência digital é o único pré-requisito necessário para se envolver. Não há exigência para uma certificação, experiência ou experiência de domínio para começar. Se você pode ligar um computador e se conectar à Internet, você pode se chamar de comerciante digital.

Obviamente, esse não é um plano de negócios sustentável para ninguém, então a indústria precisou amadurecer para ser levada a sério.

O marketing digital amadureceu através de táticas, nem sempre estratégia

Como professor, palestrante e especialista em marketing digital eu afirmo que enquanto o marketing digital parece ser muito avançado táticamente, ele nem sempre foi abordado a partir de uma posição estratégica. Isso ocorre porque muitos dos principais profissionais do marketing digital foram capazes de demonstrar seus conhecimentos para o mundo sem realmente saber o marketing. Eles foram capazes de encontrar uma voz devido à sua proficiência digital, não de ter uma compreensão fundamental do marketing que vem com anos de experiência.

Ao longo dos últimos anos, vimos os estrategistas se tornarem mais estratégicos em sua abordagem ao marketing digital, amadurecendo seus métodos e focando no crescimento sustentado e na previsibilidade. Isso ocorreu porque eles perceberam que apenas ser proficiente em digital não é mais uma vantagem competitiva.

A sua nova vantagem competitiva vem da capacidade de compreender grandes estratégias de imagem que afetam a organização geral de marketing e entender como aplicar táticas de marketing digital para maximizar a eficácia desta estratégia.

Usando o SEO como exemplo de maturidade digital

Um exemplo disso está entrando em jogo na indústria de SEO (search engine optimization). Em um ponto, foi muito fácil explorar os buracos no algoritmo de busca do Google e usá-lo para gerar muitas receitas on-line para as empresas.

Ao longo dos anos, o Google tornou cada vez mais difícil explorar seu mecanismo de busca através de táticas, até o ponto em que muitos dos exploradores iniciais de busca perderam a capacidade de prever resultados de pesquisa.

A fim de se adaptar, muitos profissionais de SEO começaram a se concentrar na estratégia por trás da construção de uma presença de marca, em vez de se concentrar exclusivamente em táticas.

O primeiro passo nesse processo foi para os profissionais se reencontrarem como comerciantes de conteúdo ou estrategistas, deixando qualquer menção de SEO a partir de nomes de empresas ou descrições de cargos.

O próximo passo foi desenvolver uma estratégia inteiramente nova de marketing e conteúdo, a fim de criar resultados previsíveis a longo prazo. Eles se tornaram estratégicos.

Isso não é exclusivo do SEO como profissão. Eu também vi isso acontecer nas mídias sociais, mídia remunerada e em todos os lugares também. À medida que amadurecemos em nossas carreiras e como uma indústria, os ajustes são feitos para se concentrar em resultados previsíveis a longo prazo (estratégia) em vez do sabor do dia (táticas).

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