Todas as pessoas que são entusiastas da internet, de novas tecnologias, ou simplesmente usam as redes sociais já devem ter ouvido falar sobre marketing digital. Além disso, devem ter ouvido falar também sobre os profissionais de marketing digital. Mas, o que faz o profissional de marketing digital?
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Um profissional de marketing digital é responsável por desenvolver, implementar e gerenciar campanhas de marketing para promover uma empresa e seus produtos e / ou serviços. Ele desempenha um papel importante no aprimoramento da conscientização da marca no meio digital, assim como na geração de tráfego do site e na aquisição de leads (clientes em potencial) e clientes.
Outra das atribuições de um profissional de marketing digital é identificar e avaliar novas tecnologias digitais. Além disso, ele utiliza ferramentas de análise para medir o tráfego do site e otimizar melhor as campanhas, sejam elas de tráfego pago ou orgânico.
Basicamente, um profissional de marketing digital é responsável por conduzir consumidores através do meio digital com o objetivo de melhorar o reconhecimento e confiança da marca e impulsionar a intenção de compra.
Porém, mais do que gerenciar campanhas o profissional de marketing digital precisa entender as características da web e sua constante evolução. Ele precisa ter a sensibilidade de saber como cada um dos canais sociais e digitais opera e interage uns com os outros. Isso o ajuda a aplicar as estratégias certas para cada plataforma digital, por exemplo.
Além de saber o que faz o profissional de marketing digital é importante saber algumas das habilidades que ele deve ter para realizar trabalhos de sucesso.
1.SEO e SEM
Search Engine Optimization (SEO) é a chave para todos os níveis de marketing digital e por isso, todo profissional de marketing digital deve ter pelo menos um conhecimento básico sobre ele. Além do SEO, também é fundamental ter um conhecimento sobre Search Engine Marketing (SEM).
2.Marketing de Conteúdo
O conteúdo é o núcleo do marketing digital, mas é preciso se dedicar para que ele seja efetivo. O profissional de marketing digita deve ser capaz de entender não só como criar conteúdo de alta qualidade e trabalhado em SEO, mas também conseguir realmente envolver o público.
3. Dados / Analytics
Monitorar ferramentas como o Google Analytics é uma parte do trabalho do profissional de marketing digital. E, saber trabalhar com essas ferramentas é fundamental para aprender mais sobre o comportamento do consumidor e aplicar isso a estratégias que aumentam o tráfego e as conversões.
Conheça o especialista de marketing digital Flávio Muniz
O Flávio Muniz é um dos melhores profissionais de marketing digital do país. Ele é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital,
profissional de Marketing e especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais. Além disso, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) – 2013 e UCLA (Los Angeles) 2015.
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