Os números estatísticos americanos provam que o investimento em publicidade digital tem crescido a ponto de representar mais da metade do que foi investido em Marketing digital e a publicidade em dispositivos móveis representaria praticamente a metade de todo o montante investido na internet.
O que acontece com o Brasil?
No Brasil acontece algo muito parecido, porém em ritmo mais lento, pois a TV aberta ainda concentra o maior volume de investimento. No país, a mídia mais tradicional de fato atinge muito mais gente que a internet, mas também não significa que não está diminuindo a sua representatividade e assim também a cada ano a sua fatia do bolo de forma que a distribuição desse dinheiro todo está mudando.
Veja também: Motivação Agência de Palestrantes e Flávio Muniz unidos pelo conhecimento
O que está tornando esse processo mais lento?
O que se sabe é que as empresas aqui no Brasil ainda não estão totalmente preparadas para o volume de informações que devem ser analisadas a fim de saber se o Marketing está de fato tendo efeito ou não nas vendas de seus produtos, porém como o Brasil segue e muito as tendências americanas acredita-se que isso não vai durar por muito tempo e é bom que aqueles que querem lidar com a publicidade e querem também a sua fatia nos investimentos se preparem para uma enxurrada de novas oportunidades online.
Saber o que é SEO, UX, compreender o Google Adwords e outras ferramentas disponibilizadas pelo próprio google tornaram-se diferenciais e nada disso você aprenderá nas faculdades que em geral possuem o currículo defasado. Vai da atitude de cada um ir atrás do que é tendência, aprender por conta própria o colocará em posição de destaque.
Como está o Marketing Digital no Brasil?
Não é mistério que o Brasil possui uma enorme presença na internet contando com mais de 120 milhões de usuários. Isso faz parecer que não, mas o Marketing Digital no Brasil ainda está muito no começo se comparado a outros países que investem massivamente. Esse panorama mundial faz com que o Brasil seja um lugar cujo terreno a ser explorado ainda é enorme concedendo oportunidades a todos que ainda estão começando de fazer grandes negócios. Posicionar-se a frente da publicidade mais tradicional pode dar medo no início, mas é o melhor a se fazer.
Veja também: Treinamento para empresas – Flávio Muniz
Quanto em investimento será feito?
Em 2017 foram R$ 137 Bilhões investidos somente em compra de mídia e promete movimentar mais de R$ 500 bilhões em 2018. Essa diferença absurda se dá ao fato de que finalmente as grandes e médias empresas brasileiras se deram conta da necessidade de uma presença muito maior na mídia. Ter sua marca representada e continuamente relembrada é o que tem feito as marcas se sobressaírem sobre outras.
É bom o brasileiro correr, pois 2018 á está recém na metade e muito já aconteceu e ainda há muito para acontecer. Se o investimento está grande este ano ainda há uma previsão de crescimento para o ano que vem. É nos momentos de crise que as pessoas devem ficar de olho em oportunidades como essa e cada um que se mostrar eficiente colherá grandes frutos num futuro não tão distante assim.
Por Natan Donato