A revista Coaching Brasil abordou o marketing de relacionamento na sua edição de nº 65, publicada neste mês de outubro. Como destacou o editor Luciano Lannes, no editorial, “o marketing de relacionamento engloba estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. O objetivo do relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca”.
A revista possui textos de 6 estudiosos de marketing de relacionamento e profissionais do mercado. Os textos têm como objetivo deixar claro a função deste tipo de marketing, que também é considerado como uma filosofia.
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Um dos profissionais convidados pela Coaching Brasil foi o especialista em Marketing Digital e de Relacionamento Flávio Muniz. Ele mostrou o poder do marketing de relacionamento com o texto: “Marketing de Relacionamento – poderosa estratégia que une clientes e empresas com o objetivo de criar laços mais duradouros”. Veja a seguir um resumo do que foi falado no texto.
Precisamos falar sobre sentimento
Em seu texto, Muniz explica que o marketing de relacionamento está diretamente ligado com o sentimento do público e que as marcas precisam veicular os conteúdos corretos para causar no público o sentimento ou impressão desejada.
Marketing de relacionamento não é sobre vender, mas sobre como se relacionar
O marketing de relacionamento também não é sobre vender, mas sobre se relacionar. Segundo Muniz algumas boas maneiras para implementar o marketing de relacionamento para ir além das vendas são:
- Gerar conexões verdadeiras através de narrativas;
- Mostrar que são as pessoas que fazem a empresa;
- Pedir a opinião de clientes;
- Mostrar o propósito da marca;
- Ouvir o que os clientes têm a dizer;
- Conhecer o público que consome o produto ou serviço;
- Compartilhar os bastidores do negócio.
Para implementar o marketing de relacionamento pode-se fazer o uso de redes sociais. Uma das estratégias é fazer parcerias com influenciadores digitais que estejam alinhados com os valores da marca. Outra estratégia é gerar conteúdo autoral em blogs e sites para ganhar autoridade e credibilidade aos olhos do público.
O marketing de relacionamento pode ser considerado uma vantagem competitiva?
O marketing de relacionamento pode ser uma vantagem para a marca ou empresa em relação às outras, já que fideliza o cliente. Como afirma o especialista “quando clientes se tornam fãs, mais do que consumir uma marca, eles irão defendê-la, vender seus produtos ou serviços, divulgá-la sem esperar contrapartida”.
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Vantagens e como começar a utilizar o marketing de relacionamento no seu negócio
Principais vantagens:
- Baixo custo de investimento, comparado com o ganho em resultados;
- Beneficia não só grandes empresas, mas também pequenos negócios;
- Pode ser utilizado tanto por empresas que vendem algum produto, quanto por prestadores de serviços.
Como começar a utilizar:
Utilização de redes sociais: Alguns dos pontos a se considerar são consistência na atualização de postagens, comentários e mensagens dos clientes respondidos, conteúdo autoral e extraordinário e o uso do storytelling.
Criação de conteúdo exclusivo: Deve-se considerar a constância e atualização dos conteúdos de blogs e sites, criação de conteúdos em vídeo e envio de newsletters via e-mail marketing.
Excelência no atendimento: Os pontos observados devem ser o pós-venda, abertura de um canal de comunicação direta com o cliente e não se omitir perante os erros e reclamações dos clientes.