As técnicas de SEO são parte do Marketing Digital e são poderosas para dar mais visibilidade aos sites das empresas e assim aumentar as vendas e conversões. Você já deve ter ouvido falar nesta estratégia e pode estar se perguntando se o SEO vale a pena e se sua empresa precisa de SEO. Continue acompanhando o texto, saiba mais sobre o que é SEO e veja dicas valiosas para escolher um especialista em SEO
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O que significa SEO?
A sigla SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismo de Busca. SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar as páginas de um site, para fazer com que elas apareçam nas primeiras posições nos resultados de busca orgânica do mecanismo de pesquisa do Google.
Toda vez que um usuário faz uma busca o Google oferece vários links de sites como resposta e essas respostas são organizadas em forma de ranking, na SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados de Busca). Basicamente, os sites que têm as respostas mais relevantes e adequadas à pergunta do usuário vão aparecer nas primeiras posições, já os sites que não têm respostas e conteúdos tão acurados e relacionados à dúvida, ficam em posições não tão privilegiadas.
Minha empresa precisa de SEO?
É inegável que toda empresa, não importa o porte ou segmentos, precisa ter uma presença digital nos dias de hoje para se manter competitiva. E o site é uma plataforma de extrema importância para qualquer negócio e é considerado o cartão de visita da empresa. Por isso, se você quer dar mais visibilidade ao site da sua empresa, fortalecer sua marca e alcançar seu público-alvo de forma precisa, sua empresa precisa de SEO.
Lembra que no início do artigo falamos que as técnicas de SEO contribuem para que os sites apareçam nos resultados orgânicos de busca? Isso significa que não é possível pagar para aparecer na primeira página do Google, pois os resultados orgânicos são exibidos naturalmente após uma pesquisa, sem que o dono do site tenha pago para isso. Porém você pode contratar um especialista em SEO para otimizar o seu site e fazer com que ele fique mais relevante para os usuários e assim figure na primeira página.
Como escolher um especialista em SEO?
Antes de escolher um especialista em SEO, é importante que você esteja aberto às mudanças que ele vai sugerir para o site da sua empresa, e que você siga as orientações que ele der. Como falado anteriormente, o SEO pode ser um processo que exige paciência, por isso, se você escolheu um profissional qualificado, você precisa confiar nele. Sabendo disso, tem alguns pontos importantes para se considerar para escolher um especialista em SEO.
- Expertise de mercado
Um ponto importante a ser considerado é a expertise do especialista em SEO. Por isso, pesquise ou pergunte para ele questões como: Há quanto tempo você está no mercado? Qual é sua experiência no meu setor? Qual é sua experiência na minha cidade? e Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
- Resultados e referências
Além disso, observe também os resultados que o profissional que você quer contratar já proporcionou para outros clientes. Então, peça ao especialista em SEO para mostrar seus cases de sucesso, ou seja, resultados positivos de trabalhos anteriores. Você também pode olhar as avaliações e depoimentos de clientes anteriores ou até mesmo falar diretamente com eles, para saber se eles consideram o especialista uma boa referência em SEO.
- Comunicação e transparência
Outro fator fundamental que deve influenciar na sua escolha é a comunicação e transparência sobre o processo de otimização SEO e sobre os resultados. Por isso, quando estiver afunilando sua busca pelo profissional e já tiver algum em mente pergunte a ele quais as técnicas de SEO ele vai utilizar, quais os resultados esperados e em quanto tempo eles poderão ser vistos.
Cuidado!
Além das recomendações anteriores, ao selecionar um especialista em SEO para fazer a otimização do seu site, você deve também ter cuidado para não escolher um profissional que realiza práticas que vão contra as diretrizes do Google. Essas práticas visam manipular os mecanismos de busca inapropriadamente e podem causar punições para o site e em casos extremos até remoção total do site dos resultados.
Especialista em SEO Flávio Muniz
O Flávio Muniz é especialista em SEO, consultor, palestrante e Gestor da Agência Espalhando Marketing Digital. Ele possui centenas de cases de sucesso em SEO e ajudou a posicionar várias páginas no topo do Google. Antes mesmo do Marketing Digital se tornar popular no Brasil, ele já estava no mercado explorando todas as potencialidades do marketing e entregando resultados para empresas.
Além disso, Flávio Muniz é Professor do MBA em Marketing, Branding e Growth na PUC-RS, e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP, e realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston). Muniz também ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros.