Como ser melhor e diferente do que os seus concorrentes | Palestrante em Marketing Digital

Flávio MunizPalestrante de Marketing DigitalComo ser melhor e diferente do que os seus concorrentes | Palestrante em Marketing Digital

Como ser melhor e diferente do que os seus concorrentes | Palestrante em Marketing Digital

Pare de simplesmente tentar ser melhor do que a concorrência e comece a descobrir como você pode ser melhor e  diferente do que a sua concorrência.

Como palestrante em marketing digital, eu posso dizer que muitos empresários ou possíveis start-ups estão  tentando descobrir como eles podem ser melhores do que a concorrência – melhor produto, melhor serviço, melhores recursos e, melhor preço. Alguns até se esforçam para ser “melhor” na classe. O que eles deveriam estar fazendo é descobrir como eles realmente podem ser diferentes da concorrência.

“Melhor do que a concorrência” é o inimigo de “diferente da concorrência”, e diferente é onde está o dinheiro! Em vez de tentar ser melhor ou exatamente igual, construir uma estratégia em torno de uma maneira simples é o que define a diferença.

Analise a concorrência

1. Visite os sites dos seus 5 concorrentes e leia as páginas “Sobre nós”.

2. Crie um novo documento no Word, Excel ou Google Docs (ou qualquer programa que você use / prefira) e relacione a sua visão geral de página “Sobre nós”. Faça o mesmo para o seu site.

3. Agora, exclua qualquer menção de nomes de empresas.

4. Leia as descrições e destaque alguns dos temas comuns que você vê por toda parte. Por exemplo: “ótimo serviço ao cliente” e “anos de experiência” pode ser mencionado em alguns deles.

5. Compartilhe com sua equipe ou alguém que entenda seu negócio e ver se eles podem identificar corretamente sua descrição, como as descrições de seus concorrentes.

Pergunte aos seus clientes

Saber o que seus clientes querem e dar exatamente o que eles precisam, é a melhor maneira de se destacar. Os clientes são o ingrediente mais importante de qualquer negócio. Então, por que não perguntar diretamente a eles? Escolha 10 ou 15 de seus melhores clientes (mais rentável) e entreviste eles. Pergunte sobre sua experiência com sua empresa e como ela pode melhorar.

Aqui estão algumas idéias para perguntas que você pode fazer:

  1. Por que nos escolheu em primeiro lugar?
  2. Por que você está conosco?
  3. O que fazemos que os outros não o façam?
  4. O que poderíamos fazer e não estamos fazendo atualmente? 

Conheça a sua vantagem

Quando perguntado sobre o que os torna diferentes, muitas empresas dirão: “bem, somos diferentes porque temos um produto melhor ou oferecemos um serviço melhor”. É óbvio que os seus concorrentes sugerem que eles oferecem um serviço de qualidade.

Podemos debater as inúmeras formas intrincadas que as empresas podem usar para criar uma estratégia de diferença, mas tudo se resume a:

  • Melhor produto
  • Melhor processo
  • Melhores relacionamentos

Na minha opinião focar todo o seu pensamento estratégico, definição de metas e ações sobre a construção de um processo de melhores relacionamentos é o caminho mais simples e seguro para criar uma verdadeira vantagem competitiva. 

Criar sua maneira especial de tratar os clientes, criando uma experiência única ou criando uma maneira totalmente nova e sem fricções, é a melhor maneira de se destacar da concorrência. 

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