Segundo o site Wikipédia reputação “é a opinião (ou, mais tecnicamente, uma avaliação social) do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização”. E, assim como é importante ter uma boa reputação no mundo “real” também é importante ter uma boa reputação online. Então, conheça 6 passos para construir uma reputação online.
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1.Empatia
O primeiro passo para construir uma reputação online é usar a empatia. A empatia é basicamente a capacidade de entender os sentimentos, ações e emoções do outro e se colocar no lugar dele. Para construir uma reputação online é importante ser empático e entender as necessidades do cliente.
Ao divulgar um produto ou serviço é necessário mostrar que esse produto vai atender às necessidades do cliente. É importante fazer o cliente perceber que a empresa ou marca se importa com os sentimentos e emoções dele. Uma das formas de gerar empatia é usando a jornada do herói, que cria um elo emocional e faz o cliente se identificar com a história do herói.
2.Autoridade
Para criar autoridade é importante ter um conteúdo que os usuários respeitem e leiam. Por isso, nas postagens e publicações não se esqueça dessas dicas:
- Escreva conteúdo original: O que significa originalidade? Isso significa que você tem ideias exclusivas e abordagens exclusivas para o seu conteúdo. Então, ao produzir conteúdo traga sua própria voz, ponto de vista e insight.
- Escreva conteúdo detalhado: Para ter autoridade, você não precisa ter todo o seu conteúdo em profundidade, mas é importante que boa parte dele seja.
- Escreva conteúdo bem elaborado: Para isso você pode usar estatísticas e fontes, sempre dando o crédito.
3.Escassez
Outro passo para construir uma reputação online é usar o gatilho mental da escassez. Para isso você pode oferecer cupons de ofertas que expiram em 24 horas, descontos para os 5 primeiros compradores, entre outras coisas.
4.Consistência
Para uma boa reputação é importante que a marca tenha consistência. Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato. Por isso, é importante ser fiel a identidade visual da marca no site, blog, redes sociais e todas as plataformas digitais.
5.Reciprocidade
Segundo estudos quando as pessoas ganham algo elas tendem a querer retribuir, pois se sentem em dívida. Então, realize promoções, avise sobre ofertas e possibilite várias formas de pagamento para que o cliente retribua através da compra.
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6.Prova social
E o sexto passo para construir uma reputação online é através da prova social. Por nossa própria natureza, hesitamos em fazer escolhas e sempre procuramos provas de que estamos fazendo a coisa certa. Quando as pessoas em quem confiamos fazem escolhas, naturalmente supomos que estão certas.
Embora a prova social tenda a acontecer naturalmente, também há formas de as marcas e profissionais de marketing experientes explorarem os princípios fundamentais da prova social para construir uma boa reputação, como através de revisões e avaliações do usuário, números e estatísticas, fortalecimento da marca por celebridades e menções da marca na mídia.