O Marketing Digital é uma necessidade nos dias atuais. E engana-se quem pensa que ele aplica-se apenas para vendas ou comércio. Órgãos públicos estão cada vez mais imersos nesses processos, principalmente para divulgar as gestões aos cidadãos.
É por meio das redes sociais que o Marketing Digital acontece em sua maioria. Mas também não podemos esquecer do site institucional, campanhas, impulsionamentos, entre outros.
Ainda não são todos os órgãos públicos que contam com profissionais da área de comunicação responsáveis por essa demanda. E muitas vezes, quando possuem, eles não são da expertise do Marketing Digital.
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Público
Com o advento das redes sociais, o público está cada vez mais engajado e disposto a realizar publicações. Portanto, é necessário entender o cenário que estamos vivendo e como ele pode impactar na atuação dos órgãos públicos.
Entenda que em um município há milhares de cidadãos e grande parte possui contas em redes sociais distintas, especialmente no Facebook, Instagram e Twitter. Por meio delas, eles contam seu dia a dia, fazem elogios e críticas.
Atualmente, as redes sociais estão sendo muito usadas para denunciar erros na administração pública, realizar pedidos de ajuda e até mesmo elogiar atendimentos e ações dos órgãos públicos.
Informações
Todas as informações disponibilizadas na internet devem servir como suporte para os administradores públicos entenderem como o público está reagindo e lidando com sua gestão. Se há mais pontos positivos ou negativos, quais as críticas e elogios.
Saber recolher esses dados, analisa-los e também descobrir a forma correta de prestar atendimento aos cidadãos de forma online é essencial. A internet deu voz as pessoas e elas precisam ser ouvidas pelos órgãos públicos.
Marketing
Além de ouvir a população, é por meio das redes sociais que os gestores podem fazer um marketing de sua cidade e também das ações realizadas. Por exemplo, os cidadãos estão reclamando da falta de asfalto em um bairro. Quando realizarem o recapeamento é interessante que informem a todos, para demonstrar que seus pedidos estão sendo atendidos.
Também é interessante que os gestores públicos utilizem as plataformas digitais para informar sobre atividades que necessita da participação dos cidadãos. Reuniões da câmara, atividades culturais, eventos, promoções.
É preciso trazer o público do online para o real, para que vejam suas ações, comentem sobre elas e faça com que mais pessoas tenham conhecimento sobre a atuação da gestão pública.
Crise
Não esqueça que podem haver momentos de crise por alguma situação problema na gestão pública e é essencial que esteja preparado para contar o problema. Seja por meio de um comunicado, uma resposta, um vídeo explicativo. Enfim, é preciso saber como agir para que a situação não fique pior.
Toda a expertise necessária para entender a melhor forma de utilizar as redes sociais e o marketing digital a favor dos órgãos públicos será ensinado por Flávio Muniz, gestor da agência Espalhando Marketing Digital.
Flávio Muniz é um profissional de Marketing e especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP, o que torna uma referência quando o assunto é área política. Ele ainda possui uma vasta experiência em Marketing Digital com centenas de casos de sucesso de SEO e mídias sociais. Para aperfeiçoar seus conhecimentos realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).
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Conhecimento
Aposte em um treinamento para órgãos públicos em redes sociais e marketing digital para que sua comunicação com os cidadãos melhore e para que possa divulgar com eficaz as ações que acontecem em sua cidade.
Estar presente nas redes sociais trará a gestão pública para um patamar maior de aproximação e empatia com a população.