Passo a passo do marketing de relacionamento com o cliente

Passo a passo do marketing de relacionamento com o cliente

Nos bons e maus momentos, as empresas têm apenas um foco – o cliente. Elas sabem que é muito mais econômico vender mais serviços a um cliente existente do que financiar a aquisição de novos clientes.  

Sua lista de clientes é seu bem mais valioso, mas, mais do que isso, é importante desenvolver relacionamentos duradouros mantendo contato. Neste artigo você vai aprender um passo a passo do marketing de relacionamento com o cliente 

  1. Mude sua perspectiva de “Veja o que eu faço” para “Do que você precisa?”

O primeiro item do passo a passo do marketing de relacionamento é pensar sob a perspectiva do cliente. A base dos relacionamentos bem-sucedidos é descobrir precisamente o que seus clientes precisam e desejam. 

Seus clientes dizem que precisam de um site. Mas o que eles querem dizer é que precisam aumentar a receita de vendas. Você pode desenvolver o tipo certo de site para fazer isso, mas apenas se entender as necessidades básicas de seu cliente. Você descobre isso fazendo perguntas: muitas e muitas perguntas! 

Veja também: Como aplicar o marketing de relacionamento na empresa? 

  1. Reconheça sua vulnerabilidade

Passo a passo do marketing de relacionamento
É nesse momento que você está mais vulnerável à substituição por um concorrente. Então, mantenha-se sempre em contato com o cliente.

No meio de um projeto, você pode estar em contato com seu cliente várias vezes por semana. Mas é o tempo entre os projetos que é crucial para a construção de relacionamentos. Uma vez que o trabalho esteja concluído, você sai dessa posição privilegiada de conscientização sobre o assunto.  

Com o tempo, seu cliente não terá a mesma probabilidade de pensar na sua empresa como o primeiro ponto de atendimento para uma solução para o problema. É nesse momento que você está mais vulnerável à substituição por um concorrente. Então, mantenha-se sempre em contato com o cliente. 

  1. Mantenha contato

A maneira mais fácil de manter contato é publicar um boletim informativo por e-mail. Peça aos clientes que se inscrevam e insira uma caixa de inscrição em seu site para capturar endereços de e-mail de clientes em potencial que gostam do que você está fazendo. 

O segredo para uma boa newsletter é evitar a autopromoção descarada e, em vez disso, oferecer informações valiosas aos seus assinantes. Com a permissão deles, você tem a oportunidade de acessar as caixas de e-mails com notícias, dicas, estudos de caso, perguntas frequentes e outras informações relevantes que promovam sutilmente seus serviços, reforce sua marca, instrua seus clientes e crie confiança. 

  1. Posicione-se como um especialista

Passo a passo do marketing de relacionamento.
O conteúdo do site também deve melhorar seus rankings de SEO (Search Engine Optimization).

Quando você é percebido como um especialista, você se torna atraente para os clientes em potencial que usam a internet para pesquisar. Eles veem você como alguém que tem respostas para suas perguntas e quem pode ajudar a resolver seus problemas. Não só isso, o conteúdo do site também deve melhorar seus rankings de SEO (Search Engine Optimization). 

Veja também: 10 Motivos para Contratar uma Consultoria de Marketing Digital para Empresas 

  1. Crescer para atender às necessidades do cliente

Para concluir o passo a passo do marketing de relacionamento é necessário crescer para atender às necessidades do cliente. Para a maioria das empresas os sites são apenas uma ferramenta em meio a muitas que são usadas para gerar vendas e atingir metas.  

Mas, os sites são importantes, pois ao oferecer mais ferramentas que ajudam seus clientes a atingir suas metas, você se torna mais valioso. Crie parcerias e relacionamentos estratégicos com redatores, fotógrafos, profissionais de marketing especializados em SEO e outros especialistas, cujos talentos beneficiarão seus clientes. 

Para aplicar as melhores técnicas de marketing de relacionamento na sua empresa, basta entrar em contato para contratar o especialista Flávio Muniz. 

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