Como aplicar o marketing de relacionamento na empresa?

O marketing de relacionamento consiste em formar relacionamentos de longo prazo e focar na lealdade do cliente. Ele contrasta com a abordagem de marketing transacional mais tradicional, que se concentra em aumentar o número de vendas individuais.  

No modelo transacional, um cliente pode ser convencido a selecionar sua marca uma vez, mas sem uma forte estratégia de marketing de relacionamento, o cliente pode não voltar no futuro. Neste artigo você vai saber como aplicar o marketing de relacionamento na empresa. 

Veja também: Marketing de Relacionamento – Significado e Como Funciona 

 

Como melhorar seu marketing de relacionamento com o cliente 

Aplicar o marketing de relacionamento na empresa não é muito difícil, mas existem alguns passos necessários que você precisa seguir. Esses passos são específicos para melhorar o relacionamento entre a empresa e o cliente.  

Muitos clientes deixam uma empresa por causa do mau atendimento. Para mudar isso, você precisa implementar uma cultura mais centrada no cliente em sua empresa. Veja como você pode fazer isso resumidamente: 

  

  • Faça da satisfação do cliente uma parte dos valores da sua empresa: 

Você precisa articular sua filosofia de colocar os clientes em primeiro lugar, de forma clara e concisa. Comece treinando pessoas no atendimento ao cliente. Como eles devem lidar com os clientes, como devem falar com eles, como devem lidar com situações difíceis. 

 

Como aplicar o marketing de relacionamento na empresa.
Comece treinando pessoas no atendimento ao cliente.
  • Crie conscientização em sua organização: 

As empresas com uma cultura centrada no cliente têm uma avaliação mais alta em comparação com seus concorrentes. E esta observação é apoiada por mais estatísticas. Por exemplo, a probabilidade de vender para um cliente existente é de 60 a 70% e, para os novos clientes em potencial, é de apenas 5 a 20%. Criar uma cultura centrada no cliente em sua empresa requer estar ciente do processo.  

 

  • Torne a satisfação do cliente uma prioridade: 

Os clientes são os principais interessados em seu negócio. Eles trazem lucros e pagam seus salários. Às vezes, você precisa sacrificar algo para ajudar seus clientes, como realizar reuniões importantes ou interromper suas férias para garantir que eles recebam o serviço de que precisam. 

 

  • Recompense os funcionários que proporcionam alta satisfação do cliente: 

Para se tornar uma organização centrada no cliente, você precisa ter uma equipe engajada que perceba ganhos pessoais na satisfação do cliente. Você pode recompensar os funcionários que prestam serviços excepcionais e se esforçam para satisfazer as necessidades dos clientes. Quando você tem um chat em seu website, é ainda mais fácil, já que você pode ver qual funcionário alcançou a maior pontuação de satisfação do cliente (avaliada pelos clientes) neste mês. 

 

Como aplicar o marketing de relacionamento na empresa. LiveChat.
Quando você tem um chat em seu website, é ainda mais fácil, já que você pode ver qual funcionário alcançou a maior pontuação de satisfação do cliente (avaliada pelos clientes) neste mês.

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  • Compartilhe o sucesso do cliente: 

Outra forma de aplicar o marketing de relacionamento na empresa é compartilhando o sucesso do cliente. Não faça com que seu relacionamento com um cliente termine assim que você vender um produto. Apoie o sucesso dos seus clientes! Quando seus clientes alcançarem algo grande, comemore o sucesso, dê os parabéns, compartilhe suas conquistas nas redes sociais. Escreva sobre o sucesso que alcançaram usando seu produto. 

Gostou de saber um pouco sobre como aplicar o marketing de relacionamento na empresa? Conta aí para a gente nos comentários se você usa alguma dessas estratégias no seu negócio. 

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