Palestrantes para Empresas
A maneira como os consumidores interagem com as marcas está em constante mudança, e com mais de 3.500 empresas no cenário da tecnologia de marketing, não há escassez nas ferramentas de CRM e software de marketing para manter as empresas atualizadas. Mas saber como aproveitar melhor os dados dos clientes não é uma tarefa fácil.
Durante anos, as ferramentas de CRM foram procuradas para ajustar a gestão do cliente e aliviar os encargos administrativos, mas ainda há perguntas sobre a amplitude e complexidade desses serviços.
As ferramentas de CRM estão se concentrando demais na oferta de soluções para os clientes, quando é fornecido soluções personalizadas para o clientes, isso fortalece as relações com eles.
Proposta do CRM
A proposta do CRM é simples. Os comerciantes precisam de ferramentas para ajudar a construir sua marca e se conectar com seus clientes. A chave para mover o marketing de relacionamento para um futuro produtivo é foco; precisamos ampliar as tarefas diárias específicas para cada indústria, descompactar a forma como elas podem ser mais eficientes e oferecer soluções únicas que proporcionam produtividade ao próximo nível.
A maioria dos profissionais não precisam de todos os recursos de um CRM tradicional. O que os profissionais de marketing precisam é simples: entregar a mensagem correta para as perspectivas corretas com o menor custo. Os usuários procuram valor simples e cotidiano, e isso requer ferramentas acessíveis e não técnicas para os comerciantes para atrair e entender os compradores.
A próxima geração do marketing de relacionamento deve ressurgir das táticas de marketing tradicionais e trazer eficiência a processos como atrair e entender compradores, configurar campanhas e aprender o que funciona melhor para seus negócios e seus clientes. Quando o CRM pode complementar as táticas de marketing tradicionais com a tecnologia moderna, os comerciantes estarão em uma posição estratégica para se conectar aos consumidores da melhor maneira possível.
A “gestão” do cliente não é suficiente
À medida que a atenção ao consumidor se prolonga, o alcance sobre um potencial cliente é apenas metade da batalha. Não há nenhuma garantia de chamar a atenção dele, o que cria outro conjunto de desafios que estão empurrando o futuro da “gestão” do cliente para o “marketing” de clientes. Quando você só tem alguns momentos para se envolver com um consumidor antes de sua atenção se deslocar para outro lugar, você precisa para pensar como uma empresa de mídia e começar a “atomizar” o conteúdo em peças facilmente consumíveis.
Os relacionamentos de marca-cliente agora dependem de pequenos trechos de conteúdo que atraem atenção para gerar compartilhamentos e aumentar o engajamento. O conteúdo atomizado – entregando-o através de canais e perfis de clientes – é essencial para gerar tráfego e vendas na web, alimentando uma mudança nas soluções de CRM para essas iniciativas focadas em marketing.
O CRM da próxima geração
Estamos chegando a um ponto em que os relacionamentos com clientes são promovidos em várias mídias digitais com conteúdo otimizado para curtos períodos de atenção, abrindo portas com o marketing de relacionamento para ajudar a gerenciar e comercializar estrategicamente os consumidores e fortalecer os relacionamentos marca-cliente. A solução para criar este CRM da próxima geração é uma questão de abraçar soluções verticais de propósito único que permitem a aquisição de alta velocidade em mercados muito específicos. A utilização dessas ferramentas ajudará no marketing de sua empresa e o gerenciamento de novos clientes – consequentemente, dará às empresas uma vantagem sobre os concorrentes.
Qual é a diferença entre o Marketing de Relacionamento e o CRM?
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é uma abordagem de vendas focada na construção de um relacionamento a longo prazo que beneficie o cliente e a empresa. Algumas das técnicas que as empresas usam no marketing de relacionamento incluem o fornecimento de um serviço extra ao cliente, conhecer o indivíduo, antecipar suas necessidades futuras, oferecer descontos e benefícios especiais através de programas de fidelidade para clientes fidelizados. Com a expansão da internet, foi dado a oportunidade para as pequenas empresas de aumentarem seus negócios por meio do marketing de relacionamento e se envolver com os clientes, convidando-os a visitar seus sites e comentarem no blog, além de interagir em sites de redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest, YouTube e LinkedIn.
CRM
O CRM é o acrônimo de gerenciamento de relacionamento com o cliente, uma frase que descreve sistemas de computador ou software baseados na web que ajuda as empresas a organizar e fornecer assistência de marketing, vendas e serviços ao cliente. Os dados coletados incluem informações sobre o histórico de compras dos clientes, dados demográficos, detalhes de compras e retornos, e qualquer coisa que ajude os vendedores a ajudar o cliente em futuras interações. Muitos desses dados devem ser inseridos pela equipe de vendas. Os sistemas de CRM também são minados para identificar novos leads de vendas e potenciais novos produtos ou áreas de serviço.
Principais diferenças
Embora o marketing de relacionamento seja um conceito de vendas e marketing, o CRM se refere às ferramentas usadas para realizar o conceito. O marketing de relacionamento é implementado como uma estratégia e inclui atividades como a identificação de metas de vendas e retenção de longo prazo, relações públicas, marketing e campanhas publicitárias. O CRM inclui as tarefas operacionais que suportam a estratégia de marketing de relacionamento. As atividades podem incluir a coleta de dados sobre os clientes, organizando e analisando para criar perfis de clientes-alvo. Os dados de CRM também são eficazes na busca de oportunidades para criar ofertas especiais para recompensar os clientes de longa data por sua lealdade, além de construir o relacionamento.
Sobre o palestrante de marketing
Flávio Muniz tem deslumbrado empresas e profissionais pela Revolução de resultados que ele tem feito em nosso país. Por isso, é um dos palestrantes mais requerido quando a temática é Marketing, realizando palestras conduzindo consultorias embasadas em resultados concretos a seus clientes.
Sua formação como profissional de marketing, com pós-graduação em Marketing Político e Propaganda Eleitoral (USP – Universidade de São Paulo) e especialização em Marketing Digital e Estratégias Online (Harvard University – Boston Massachusets USA), embasa todo seu trabalho e o tem levado a conhecer e entender como ninguém a necessidade de qualquer empresa: obter retorno de seus investimentos no Google e nas Mídias Sociais.
Além disso, o palestrante é autor no SEMrush e dá inúmeras dicas sobre marketing por lá. Vale a pena conferir!